Conheça o jogo Takenoko e como é sua jogabilidade!
O jogo Takenoko é um clássico dos jogos de tabuleiro atuais, por ser bonito, com duas miniaturas lindíssimas (do panda e do fazendeiro), peças ornamentadas de madeira e os cenários muito bem desenhados do tabuleiro.
Um jogo divertido e bom de se ter na coleção, saiba mais sobre Takenoko neste post!
Como é o jogo Takenoko?
Conteúdo
A história do jogo conta que há muito tempo o imperador da China deu ao imperador do Japão um panda-gigante, e disse que ele tinha de cuidar dele amorosamente, enquanto cuidaria também de um bambuzal. No livro de regras do jogo, tem até essa história em quadrinhos, exemplificando ela.
O jogador tem de plantar bambus para que o panda tenha o que comer, mas, em simultâneo, não deixar o jardim morrer, pois ele pode comer tudo, assim você tem de irrigar as terras do jogo, vai depender do tempo que estará a rodada.
Takenoko por fim é um jogo ideal para toda família, é competitivo, mas não permite que os outros jogadores atrapalhem um aos outros, sendo bem pacifico.
Ficha técnica do jogo Takenoko
Takenoko foi criado em 2011, por Antoine Bauza, designer também criador dos famosos 7 Wonders e Tokaido, e arte de Nicolas Fructus, Picksel e Yuio. Ele foi lançado pela empresa Bombyx. Lançado no Brasil pela Galápagos. É de 2 a 4 jogadores, a partida dura em média 45 minutos e pessoas á partir de 8 anos podem jogar.
Como é o andamento do jogo Takenoko?
Em Takenoko, o jogador terá que cultivar os terrenos, fazendo os bambus (verdes, amarelos e rosas) crescerem, enquanto alimentam o insaciável panda-gigante. O jogador que melhor conseguir fazer essa árdua tarefa, ganha o jogo.
Regras
No início do jogo, todos os jogadores, de 2 a 4, pegam três cartas de missão dos 3 tipos diferentes: de terreno, do panda e do bambu. Cada missão tem uma quantidade de pontos diferentes, as quais o jogador pode escolher mais cartas de missão em sua rodada.
Cada jogador recebe uma cartela com as ações e dois tokens de madeira para marcar a ação na cartela. Em seu turno, o jogador rola um dado que indica um evento climático, cada evento dá um bônus na ação. Então o jogador faz suas ações em ordem e passa para o próximo.
O tabuleiro é feito em hexágonos, e ornado pela cor de qual tipo de bambu irá crescer ali, se rosa, amarelo ou verde. Os terrenos têm de ser irrigados, ou não crescerá bambu.
O jogo se encerra quando um dos jogadores completar 7 missões, o primeiro que completar ganha também uma carta do imperador, que dá mais 7 pontos. Os outros jogadores têm mais 1 rodada para encerrar e assim os pontos serão contabilizados. O jogador que fizer mais, ganha. Em caso de empate, ganha quem mais alimentou o panda.
Detalhe: nem sempre o primeiro a completar as missões, será o ganhador.
Há alguma expansão do jogo Takenoko?
Takenoko tem uma expansão: Takenoko Chibs, que é quando o panda ganha uma esposa e filhos. O imperador achou seu trabalho ótimo, então lhe deu uma panda fêmea para o panda que tinha antes e o casal terá filhotes, a missão agora é alimentar todos esses bichos, deixando-os fofinhos e gordinhos.
Há alguma edição especial?
Há sim uma edição especial: Takenoko Collector´s Edition, uma das mais raras edições de colecionador por ter poucas unidades vendidas. A caixa é feita de bambu, e todos os componentes são maiores e mais bem ornamentados.
Em suma, Takenoko é um jogo para toda família, para todo tipo de jogador, é leve e bem divertido, além de ter uma arte lindíssima e muito bem feita. Se tiver procurando aquele jogo para começar uma noitada, leve e descontraído, o jogo Takenoko é perfeito para a ocasião.
[…] Disney Villainous é um jogo competitivo de estratégia e gestão de cartas no estilo “Toma essa”, que pode ser jogado entre 2 a 6 […]
[…] O jogo funciona da seguinte forma: cada participante tem que cultivar terrenos com ajuda de irrigação e inteligência para que os bambus cresçam em abundância. Quem terminar os seus objetivos, vence o Takenoko. […]