Se você ainda está iniciando sua jornada no mundo dos RPG de mesa, certamente uma das primeiras coisas que lhe passaram à cabeça e que você ficou muito curioso a respeito foram os dados de RPG de mesa, com seus vários lados e utilidades diferentes.
Sendo peças cruciais para jogar nos mundos fantásticos, os vários dados são muito mais do que uma ferramenta para os RPG. Isso porque também possuem designs únicos e originais, que despertam a curiosidade e o desejo de muitos colecionadores no mundo afora.
Mas afinal de contas, como funcionam os dados de RPG de mesa? Neste artigo, separamos os principais detalhes sobre esses pequenos itens que transformam a mais simples jogatina em uma aventura épica e de proporções inimagináveis.
O que são os Dados de RPG de mesa?
Conteúdo
Os dados de RPG de mesa, assim como um dado comum, são itens com uma determinada quantidade de faces (na maioria dos sistemas, de 4 a 20), servindo como peças principais para uma partida de RPG, independente do gênero do mesmo.
Existindo desde a época das primeiras edições do clássico Dungeons & Dragons, os dados de RPG de mesa trazem tanto a sorte quanto o azar para as suas jogatinas, sendo muitas vezes o estopim de muita emoção a depender dos resultados rolados nos momentos mais dramáticos.
Durante a rolagem dos dados, o número resultado determina diversas questões da partida, como o dano causado ou dano sofrido, se uma ação foi bem sucedida ou fracassada e, claro, a clássica mecânica de acerto ou falha crítica, que é muito usada no dado de vinte lados.
Quais são os principais elementos de um RPG de mesa?
Além dos dados de RPG de mesa, existem outros elementos que são cruciais para a partida poder fluir sem muitos problemas. Dentre eles, o principal é o livro do mestre, onde estarão as principais informações que o Dungeon Master usará para a aventura, incluindo os tipos de monstros, de masmorras, equipamentos e itens especiais.
Junto deste, temos o livro do jogador, que terá informações destinadas aos aventureiros, como as características principais dos seus personagens e suas classes, as habilidades que cada um possui e como elas funcionam, os equipamentos, armas, entre outros recursos.
Com estes itens e os dados de RPG de mesa em mãos, os jogadores já podem dar início a uma partida. Contudo, para os jogadores mais avançados, vários outros elementos podem ser adicionados para a jogatina, como miniaturas, mapas e luzes. Tudo em prol da imersão da aventura!
Qual é a história por trás dos dados de RPG?
Como dito anteriormente, os dados de RPG de mesa estão presentes nos jogos desse tipo desde os anos 70, quando eles já cumpriam o seu propósito de ditar diversas questões das partidas que eram realizadas.
Hoje em dia, além de exercer essa função, muitos dados diversos foram criados para os vários tipos de sistemas de RPG que existem e, muitas vezes, as funções de cada um são diferentes.
Existem casos em que, no lugar de julgar se uma ação foi bem sucedida, os dados podem servir para ditar a qualidade da ação em si, junto com a chance de falha ou acerto da mesma.
Além disso, outras questões podem ser aproveitadas, como o uso de poderes especiais e etc. Tudo em prol de tornar a jogatina mais diversa e com infinitas possibilidades.
Conhecendo melhor os dados de RPG de mesa, você também poderá se aventurar mais a fundo nesse mundo mágico onde a imaginação e a criatividade são as suas principais ferramentas para, não somente viver grandes jornadas, mas também grandes histórias junto dos seus amigos, seja num mundo medieval ou num futuro distante.
[…] muitas raças em jogos de RPG, elas são as diferentes espécies ou tipos de personagens que os jogadores podem escolher para […]
[…] jogo conta com mecânicas como rolagem de dados, bloqueio, testar sua sorte, anulação e eliminação de jogadores, que funcionam muito bem para […]