O que é como jogar o jogo de tabuleiro Massive Darkness?

4

Misturando o clássico RPG de Fantasia com os jogos de tabuleiro, Massive Darkness é um jogo que, para os amantes de ambos os estilos, não pode ficar de fora de uma possível jogatina com os amigos.

Se inspirando em mecânicas já conhecidas, as partidas buscam não somente emular toda a diversão de um jogo de tabuleiro tradicional, mas também produzir a maior imersão possível no mundo fantástico do game.

Curtiu a ideia? Aqui te mostramos com mais detalhes como Massive Darkness funciona e como você pode começar a se aventurar.

O que é o jogo de tabuleiro Massive Darkness?

Conteúdo

Criado por Raphaël Guiton, Jean-Baptiste Lullien e Nicolas Raoult, Massive Darkness é um jogo estilo Dungeon Crawler com foco na rolagem de dados, movimento gradual e trabalho em equipe entre os participantes.

Além de mecânicas de tabuleiro, o jogo possui vários sistemas trazidos de RPGs de fantasia, como níveis de personagem, pontos de experiência, e habilidades únicas entre classes.

Qual a história do jogo Massive Darkness?

Em uma terra com vários seres fantásticos, um inimigo chamado apenas de A Escuridão surgiu, espalhando seu poder pelos povos através de suas legiões de Agentes e monstros. Após anos de guerras, finalmente A Escuridão foi derrotada graças a um grupo de guerreiros grandiosos que foram chamados de Portadores da Luz.

Qual a história do jogo Massive Darkness?
Como é a sua história. Fonte/Reprodução: Galápagos.

Porém, depois de muito tempo de paz e ordem, parece que o antigo inimigo está de volta, e novos Portadores da Luz devem se juntar para combater esse grande mal antes que uma nova guerra sangrenta seja travada.

Quais as regras do jogo Massive Darkness?

Seguindo muitos preceitos utilizados em jogos como Zombicide, Massive Darkness tem foco na cooperação entre os jogadores para conseguir alcançar objetivos durante missões, que podem ser jogadas de forma separada ou conjunta através do Modo História.

Preparação

Antes de começar a partida em si, os jogadores devem escolher qual missão desejam fazer, separando o tabuleiro e marcadores conforme indicado no card escolhido. Depois, as cartas são separadas por tipo e, se necessário, nível, e são embaralhadas individualmente e colocadas à disposição dos jogadores próximo ao tabuleiro.

Os tipos de cartas são divididos em Equipamento Inicial, Artefatos, Guardas, Tesouros, Portas, Eventos e Monstros Vagantes, cada uma com diferentes tipos e níveis, onde torna a partida ainda mais emocionante. Após isso, são separados os dados, os marcadores de tesouro, de dano, e de primeiro jogador.

Após isso, os jogadores devem escolher seus heróis e qual classe eles vão utilizar. Eles recebem duas cartas de equipamento inicial, sendo uma arma a sua escolha e uma armadura de couro. Aproveite para, nesse momento, decidir quem será o primeiro jogador, que receberá o marcador.

Finalizando a preparação, basta colocar as miniaturas dos heróis no local indicado pelo card da Missão e separar o Portador da Vida, que pode ressuscitar algum herói durante a partida. Feito isso, está na hora de começar Massive Darkness.

Como jogar Massive Darkness?

As partidas se desenvolvem ao longo de várias rodadas, cada uma com cinco fases: A do Herói, a dos Inimigos, a de Experiência, de Evento e a Fase Final.

Fases dos Heróis e dos Inimigos

Na Fase do Herói, os jogadores podem realizar 3 ações por ativação, onde podem se movimentar, atacar algum inimigo, se levantar, abrir uma porta ou pegar um item. Além disso, caso o jogador possua uma habilidade exclusiva ou tenha cartas o suficiente para realizar uma transmutação de equipamentos, ela pode ser realizada nesta fase sem o custo de uma ação.

Caso decida atacar um inimigo, o jogador utilizará os dados de ataque e defesa para definir o dano sofrido pelo oponente, e se este não for derrotado de imediato, ele pode contra-atacar o herói, utilizando o mesmo esquema de rolagem.

Finalizando todos os turnos dos jogadores, é a vez da Fase dos Inimigos, onde eles devem realizar ações de ataque e, caso não consiga atingir o alvo, se mover em sua direção. Essa ação pode ser realizada duas vezes por monstro. Caso nenhum herói esteja na área de visão dos inimigos, eles se movem em direção ao que tiver mais XP ou, caso todos estejam escondidos, para a área inicial da missão.

Fases de Experiência, Evento e Final

Após às duas primeiras fases, as demais basicamente servem para reestruturação dos personagens e do tabuleiro. A Fase de Experiência permite que os jogadores utilizem o XP adquirido para conseguir novas habilidades e aumentar de nível. Já a Fase de Evento dá novos perigos e situações para o tabuleiro, devendo ser informada a todos os jogadores.

Finalizando a rodada, a Fase Final cessa os efeitos de alguma habilidade ou ação realizada durante a rodada. Além disso, o primeiro jogador passa o marcador para o seguinte, dando início a mais uma rodada.

Fim do Jogo

Uma partida de Massive Darkness se encerra de duas maneiras simples, com vitória ou derrota dos heróis. A vitória acontece quando o grupo consegue realizar todos os objetivos da missão jogada, e a derrota caso os objetivos não consigam mais ser realizados ou se um herói precisa ser ressuscitado mas o Portador da Vida não possuir marcadores.

Quais as vantagens do jogo de tabuleiro Massive Darkness?

Por ser um jogo com várias missões e tipos de jogo, Massive Darkness possui uma grande vantagem em sua duração. Além das partidas únicas, a história do jogo pode durar várias jogatinas, o que também significa que os jogadores podem evoluir seus personagens ao longo do tempo, o que é uma experiência clássica de um RPG.

Outro ponto importante é o trabalho em equipe, onde ao invés de disputarem entre si, os participantes devem trabalhar juntos para sobreviver às hordas de inimigos e conseguir cumprir suas tarefas para se saírem vitoriosos.

Ficha técnica do Massive Darkness

Massive Darkness pode ser jogado de 1 a 6 participantes, recomendado para maiores de 12 anos de idade. O jogo é distribuído no Brasil pela Galápagos Jogos, e suas partidas têm uma duração aproximada de 120 minutos.

Lista de componentes

A caixa do jogo vem com os seguintes itens:

  • 9 Peças de Mapa (frente e verso);
  • 6 miniaturas de cartas de herói;
  • 12 dados de combate;
  • 120 folhas de classe;
  • 6 tabuleiros de herói;
  • 6 bases coloridas para heróis;
  • 18 pinos coloridos;
  • 106 marcadores;
  • 69 miniaturas de inimigo;
  • 231 minicartas;
  • 50 cartas de guarda;
  • 12 cartas de monstro vagante.

Além destes componentes, na caixa vem o Manual de Regras completamente detalhado, informando todas as funções dos itens do jogo e como ele deve ser jogado ao longo das rodadas.

Agora que você já conhece um pouco mais do jogo, não se acanhe de participar de uma partida de Massive Darkness. Embora um pouco complexo, ao se familiarizar com todas as suas mecânicas, o jogo se torna uma experiência imersiva e gigantesca ao longo das suas missões e batalhas épicas. Junte seus amigos e familiares, e parta para a batalha contra A Escuridão.

4 Comments
  1. Guilherme Monteiro says

    Bom, Massive Darkness é mais um dos MUITOS jogos de tabuleiro que decidiu usar a temática clássica de RPG, que não vou nem falar mais sobre porque você provavelmente já a conhece. Eu já estou meio cansado de todos terem essa mesma temática de aventura genérica de fantasia medieval, mas até que a história desse aqui me prendeu e eu gostei. As mecânicas do jogo ajudam a gerar aquela experiência de RPG, já que pode se estender para várias sessões, possibilitando os jogadores a se relacionarem, se apegarem e melhorarem seus personagens. E é aí que começa o meu problema com esse jogo aqui, ao menos para mim, não há vantagem em jogar ele ao invés de se organizar um pouco mais e jogar um RPG de mesa, mesmo que não seja muito elaborado ou profundo, ainda será mais divertido. Não sei se foi a intenção dos criadores simular essa experiência de RPG, mas caso tenha sido, acredito que não foi muito bem pensada, já que entre jogar um RPG de fato, ou jogar algo que tem elementos tirados de um, seria lógico preferir jogar uma campanha. Acho que eu não recomendaria esse aqui não, tem outras opções mais legais no mercado.

  2. […] Shadow of the Demon Lord: Frutos Proibidos (2017) é um jogo de tabuleiro cooperativo. No jogo, vocês controlam personagens que lutam contra monstros e outras ameaças […]

  3. […] de acordo com suas habilidades e participar de ações simultâneas. O jogo, que possui um tema medieval, é classificado como uma expansão e é ideal para aqueles que procuram uma experiência de jogo […]

  4. […] (2021): Companion Creature mini-expansion é um jogo de tabuleiro incrível que oferece diversão para todos. A expansão promete ainda mais emoção com novas […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.