Uno: como funciona e como jogar?

1

Neste artigo vamos te ensinar sobre o jogo uno, o que é e o como funciona. Tão famoso e querido por muitos no Brasil, além de ter um legado que já dura, mais de 50 anos desde sua criação primária e da comercialização pelo mundo.

O Uno, é um jogo de cartas originalmente estadunidense, com regras específicas, que o diferenciam de suas influências usadas para criação, conhecida por muitos jogadores de baralho como “Mau-Mau” ou “Crazy Eights”.

No Brasil é distribuído pela COPAG, e neste conteúdo vamos te mostrar as regras oficiais e falar um pouco mais sobre como surgiu o Uno, confira!

O que é o jogo Uno?

Conteúdo

O jogo Uno é um jogo de cartas, com o objetivo de ver quem é o primeiro dos jogadores a ficar com uma carta na mão, gritar “UNO” e depois descarta essa última carta que estavam em sua posse. 

O que é o jogo Uno?
Como jogar o jogo Uno. Fonte/Reprodução: original.

O Uno dispõe de cartas com números, 4 cores, o preto que age como Curinga, além de cartas especiais; cada carta com o seu respectivo efeito dentro do jogo, fora as que servem só como números para serem jogados.

Agora que sabemos o que é o jogo e mais ou menos como ele funciona, vamos para as suas regras.

Quais as regras do jogo Uno?

Vamos iniciar em como começar o jogo Uno e quantas cartas se devem dar para cada jogador, para depois entender como ele irá se desenrolar.

  1. No jogo uno, o que vocês precisam fazer para começar é embaralhar bastante todo o baralho que será usado no  jogo de início, feito isto uma pessoa chamada de “Carteador” é o responsável por distribuir as cartas necessárias para cada jogador, além de ter em mente que é um jogo sequencial, onde cada participante terá sua vez.
  1. Dentro do jogo Uno, o carteador também é responsável por montar o baralho de compras ou “Monte de compra”, distribui também uma carta para cada jogador presente na mesa para decidir quem começa a nova rodada.
  1. Dito isto, cada jogador da mesa irá mostrar sua primeira carta em uma disputa para ver quem tem a maior ou melhor carta selecionada por uma regra específica, e quem tiver, será o primeiro daquela rodada, que é acontece sempre em sentido horário. 

Essas são apenas as regras básicas para começar o jogo, a seguir confira quanto vale cada carta, neste caso da disputa para ver quem começa, dentro do jogo uno:

  • Cartas especiais coloridas = 0 ponto;
  • Cartas comuns numerais = Valem equivalente ao seu número específico que vai de 0 a 9;
  • Cartas especiais Coringas = Valem também 0 ponto. 

Dito isto, já entendemos que dentre todos os jogadores, quem puxar a melhor carta neste duelo de início, será o carteador do jogo uno, e também o participante que começará a partida. Com a partida iniciada, o ganhador da rodada atual é o que descer todas as suas cartas, a mesa primeiro; contando os pontos de seus adversários. 

Estes pontos são as cartas que morrem com o final da partida na mão de todos os adversários que estão na mesa. O jogo uno coloca como meta chegar aos 500 pontos primeiro, independente da quantidade de jogadores que estão aptos.

Quais as cartas do jogo Uno e o que significa cada uma?

O jogo uno conta com 4 cores, sendo elas: vermelho, azul, verde e amarelo. Fora estes tipos de cartas também existem as cartas pretas que agem como curingas. Estes são o curinga de cor e a carta +4, que beneficiam o participante que jogou a carta e atrapalham os outros. 

Fora as cartas curinga e +4 que citamos, vamos te mostrar em formato de lista quais todas as cartas do jogo uno e para que cada uma delas, serve no jogo:

Cartas Numerais 

Estas têm números e uma cor específica descrita em cada uma, e serve para dar andamento normal ao jogo uno, sem ter nenhum efeito especial, fora o valor na hora de começar e decidir dentro do jogo, quem será o carteador, daí, sim, as cartas numerais são importantes. 

Cartas Inverter 

Quando esta carta for colocada na mesa, o sentido horário atual do jogo será invertido e assim subsequentemente todas às vezes, que ela aparecer durante a jogatina.

Carta Curinga de Cor 

Trata-se de uma carta preta com um círculo contendo todas as cores do jogo. Ao jogar esta carta, o participante, além de conseguir usar ela em qualquer situação, consegue escolher a cor subsequente que o próximo a ele terá de jogar.

Cartas Curinga +4

Se trata de uma carta preta com 4 cartas desenhadas, cada uma de uma cor. Ao jogar esta carta, o participante faz com que o próximo a ele seja obrigado a comprar quatro cartas do “monte de compra” além de escolher a cor do jogo atual. 

Esta carta também envolve uma mecânica, que está descrita como blefe, quando um jogador não tiver mais opções de cores na mão em sua jogada atual, pode fazer o uso do +4 e seu efeito. Mas ele também tem a opção de jogar a carta de +4 tendo em sua mão outras opções que poderiam ser jogadas, este fica conhecido como blefe.

Cartas +2 

Estas tem o símbolo de +2 nelas e só existem sendo coloridas, quando são jogadas na cor atual, fazem o próximo jogador comprar 2 cartas do “monte de compra”. Mas ainda, sim, se ele tiver outra carta de +2 ela é cumulativa, e podem ir todos da mesa jogando.

Cartas Bloqueio 

Estas têm um símbolo de bloqueio nelas e sempre são coloridas. Ao serem jogadas elas pulam a vez do próximo jogador do jogo atual além de terem que ser jogadas em cima da cor correta exigida no “Monte de descarte” atual. 

Como funciona o jogo?

O jogo uno funciona como a maioria dos jogos de baralho, em turnos, após decididos quem será o carteador e o primeiro jogador a sair, o desenrolar do jogo acontece com os jogadores da mesa tentando descer todas as cartas de sua mão, o mais rápido possível.

Neste caminho vale prejudicar os adversários fazendo eles comprarem mais cartas, vale blefar e cobrar o amiguinho que não disse o famoso “UNO” em sua última carta, fazendo ele comprar mais duas cartas como penalidade. 

O jogo envolve todos em uma alegria e ódio eternos, com seus adversários te fazendo comprar na maioria das vezes que você está chegando perto de ganhar, e você pode estar em um momento com uma carta na mão e no outro com mais de dez cartas. Essa é a beleza do jogo uno.

Como jogar?

O jogo começa com a disputa de todos os jogadores tirando uma carta para ver quem tem o maior valor, sendo que as especiais valem 0 pontos e as numerais valem o seu número característico de cada carta. 

O carteador dá 7 cartas para cada um que vai jogar e o próximo a sua esquerda inicia a partida com a carta inicial que o carteador desceu no “Monte de descarte” que é onde o jogo tem início.

Dali em diante se trata de uma disputa para ver quem solta a sua última carta da mão na mesa em primeiro, utilizando cartas curingas, blefe, carta bloqueio, inverter e a soma das cartas +2. O que leva a uma partida cheia de diversão e disputa.

A dica que podemos te dar sobre o jogo uno, é sempre tentar manter uma carta de curinga consigo para seu momento de gritar “UNO”. Pois independente da cor que está na sua jogada, se não te fizerem comprar nenhuma carta, ou ainda sim fazer jogadas que tirem a sua vez, como te bloquear ou reverter, ainda, sim, você poderá jogar sua última carta e ganhar enfim o jogo uno. 

Quantas pessoas podem jogar?

O jogo uno pode ser jogado com 2 até 10 jogadores, com um baralho comprado que na maioria das vezes custa um valor bem simbólico para jogar e pode ser encontrado em qualquer banca de jornal, lojas de brinquedos ou magazine.

Posso criar regras especiais?

O jogo uno já conta com as suas regras específicas, apesar disto você pode, sim, jogar com regras especiais, por se tratar de um jogo bem antigo, nem sempre as regras do jogo foram tão fáceis de se acessar como é hoje em dia, e o folheto com as regras vêm com os baralhos do jogo uno na maioria das vezes é ignorado e deixado dentro da embalagem.

O que todo mundo quer e o que interessa são só as cartas mesmo, como você vai jogar e as regras especiais que pode inventar com a sua galera para se divertir, só depende de você e da sua criatividade. 

Você imaginava que o jogo uno se tratava de um jogo tão complexo e completo? Muitas pessoas julgam o jogo uno como um jogo feito para crianças, mas não é verdade, ele é feito para todas as idades e consegue trazer alegria, risadas e bons momentos como qualquer outro jogo.

1 Comment
  1. Raul Aguilera says

    Imagino que todos presentes aqui conheçam UNO, simplesmente um dos, senão, o jogo de cartas mais popular do mundo, e completamente com razão, uno é extremamente simples e ao mesmo tempo com a sua simplicidade, ele traz uma enorme variedade de público para jogar ele, é uma tarefa quase impossível encontrar uma pessoa que nunca tenha jogado UNO na sua vida, ou até mesmo que não conheça, o caso de nunca ter jogado eu entendo, muitas vezes a pessoa não tem a oportunidade de fazer tal coisa ali, que no caso seria jogar o Uno, mas até mesmo quem apenas conhece e nunca jogou, sabe suas regras, Uno é um jogo extremamente fácil de se entender e muito divertido de se jogar em grupos, infelizmente o Uno necessita de pelo menos 2 jogadores, mas o número perfeito de jogadores são 4, se você estiver com 4 jogadores, pode ter certeza que diversão não falta, e a melhor parte é que Uno não tem uma duração específica, eu mesmo já joguei partidas que duraram cerca de 4 horas, no final eu já estava ficando completamente maluco, faltaram cartas e tudo, enfim, Uno é um ótimo jogo que todos conhecem e já jogaram.

Leave A Reply

Your email address will not be published.