Jogos com mais de 20 anos que você jogaria hoje
Conheça neste texto os maiores títulos de jogos de tabuleiro de 20 anos atrás. Com os jogos de tabuleiro é possível se divertir e garantir o entretenimento de todos a mesa. Durante a história, os jogos evoluíram bastante, e hoje vão muito além do que um simples rolar de dados.
Mesmo com tantos títulos modernos e diferenciados no mercado, os jogos de tabuleiro que marcaram época ainda fazem sucesso, principalmente entre os amantes de board games.
Qual o jogo de tabuleiro mais famoso de 30 anos atrás?
Conteúdo
Conforme os dados obtidos pelo canal húngaro Game Obscura, o jogo de tabuleiro mais famoso de 30 anos atrás é o jogo Descobridores de Catan, ou simplesmente Catan. Esse jogo marcou uma década inteira e até hoje vende milhares de cópias por todo o mundo.
Em Catan todos a mesa devem prosperar para atingir o status de força dominante da Ilha de Catan. Para isso, os jogadores podem construir vilas, cidades e estradas, conforme a estratégia escolhida.
Cada início de turno os dados são rodados para a escolha dos recursos da ilha. Assim, os jogadores pegam esses recursos para utilizar em suas construções. Ganha quem atingir primeiro os 10 pontos no jogo.
Quais jogos de tabuleiro de 20 anos atrás você jogaria?
Jogos de tabuleiro carregam uma história de muitos anos. Alguns historiadores acreditam que os primeiros board games foram criados para representarem batalhas. Hoje, há uma imensa variedade de estilos, mecânicas e títulos de jogos de tabuleiro.
Mesmo com os títulos modernos, jogos de tabuleiro de 20 anos atrás ainda fazem sucesso e são altamente disputados. Confira a seguir a lista dos 7 jogos antigos que ainda fazem sucesso.
HeroQuest
Criado pela empresa Milton Bradley Company, HeroQuest segue o estilo do famoso Dungeons & Dragons, só que com regras mais simples. No Brasil, o HeroQuest chegou em 1994 pela Editora Estrela.
Em HeroQuest os jogadores devem completar as missões, explorar as masmorras e lutar contra os monstros que encontram pelo caminho. Na masmorra existem mistérios, passagens secretas e diversos tipos de armadilhas.
Diplomacia
Criado em 1959, o jogo Diplomacia recria o mapa político da Europa em seu tabuleiro. Com ele os participantes devem reproduzir e modificar as situações que ocorreram antes da Primeira Guerra Mundial. Diplomacia é jogado de 3 a 7 pessoas.
Scotland Yard
Até hoje Scotland Yard é um jogo altamente procurado. Esse jogo é de dedução, raciocínio e investigação. Cada caixa contém 120 casos para que todos à mesa tentem desvendar. Scotland Yard foi criado em 1975 e hoje é reproduzido para venda pela Editora Nacional.
Alasca
Alasca é um divertido jogo de tabuleiro onde os participantes disputam para devolver blocos de contêineres para os campos de gelo. O jogo é bastante simples e funciona em duas partes: a primeira corresponde ao inverno e a segunda é o degelo que ocorre durante a primavera.
Interpol
Desde 1983, Interpol faz a emoção de todos a mesa. Nele, um dos participantes deve assumir o papel do Mister X, um foragido da polícia de Londres. A tarefa de busca pelo Mister X não é simples, ele aparece apenas às vezes e com localizações incertas.
Imagem e Ação
É muito difícil encontrar pessoas que nunca tenham jogado uma partida de Imagem e Ação na vida. Esse jogo, ainda muito utilizado em festas e reuniões entre amigos, permite que cada jogador tente expressar uma palavra ou ação a sua equipe em formato de desenho. É proibido usar palavras, gestos e mímicas.
Illuminati
Em Illuminati os jogadores assumem a identidade de uma sociedade secreta para dominar o mundo. Illuminati consiste em apenas cartas, não contém tabuleiro ou outras peças menores.
Desenvolvido em 1975, Alerta Vermelho segue a história da nave Startramp, que partiu para realizar contato com outros tipos de vida. A nave pousa com toda tripulação no planeta dos Glops, seres amáveis e um pouco desconfiados.
Após o contato, a tripulação parte de volta para a Terra. No trajeto as pessoas encontram milhares de criaturas verdes dentro da nave. Esses monstros se alimentam de humanos e se reproduzem com facilidade. Assim inicia-se um jogo de vida ou morte, para sobreviver é necessário estratégia.
Mesmo com títulos modernos, os jogos que marcaram épocas passadas ainda são ótimas escolhas para gerar entretenimento de uma mesa. Por isso, para quem não dispensa uma jogatina de final de semana, os jogos de 20 ou 30 anos atrás também podem ser uma excelente opção.
[…] de não termos a data exata, sabemos que o jogo de damas é milenar, pois existem registros milenares de gregos, romanos e egípcios, que já jogavam em um […]
Imagem e ação é um clássico das festas mais antigas! O jogo é independente da idade dos participantes, todos conseguem participar, ele é bem dinâmico e sempre gera muita diversão e risada. Existem diversas versões à venda, e com diversos níveis de dificuldades e faixas etárias, além disso, é possível fazer a sua própria versão, basta alguns papeis e canetas. O jogo é intemporal, mesmo tendo sido inventado há bastante tempo, a diversão que ele proporciona não tem prazo de validade. Recomendo tentarem com um grupo de amigos.
[…] porque é algo prático e mais rápido, onde elas não precisam de ajuda de um adulto. Porém os jogos para criançada são ótimos tanto para criança, quanto para o adulto que irá acompanhá-la na […]
[…] O jogo de tabuleiro 7 wonders consiste em um jogo de desenvolvimento com cartas. Neste jogo, é possível comandar e liderar uma das 7 maravilhas de todo o mundo. Para facilitar a jogatina, existe para download gratuito o aplicativo de apoio que auxilia na contagem de pontos. O aplicativo também realiza a elaboração de estatísticas de cada jogador e salva o log das partidas. […]