Jogos com temática japonesa
A temática japonesa é algo muito popular e que sempre faz bastante sucesso na mídia, e com os jogos não seria diferente. Nesse artigo falaremos sobre alguns jogos com esse tema super envolvente que traz toda uma cultura em meio à diversão.
O que é a temática japonesa
Conteúdo
A temática japonesa surge se usa elementos culturais, históricos e tradições japonesas para construir um enredo e uma ambientação que nos insere neste universo riquíssimo.
Temos vários exemplos de como hoje, mesmo na cultura pop americana, como a influência nipônica vem se tornado presente desde a década de 80.
Quais são os tipos de jogos com temática japonesa?
Os jogos com temática japonesa podem ser encontrados nos diversos tipos de gêneros de jogos, desde RPG e jogos de ação a jogos mais casuais e visual novels. Uma grande variedade que pode agradar todos os tipos de jogadores.
Quais são os jogos com temática japonesa?
Existem diversos jogos com esse tema. Confira abaixo alguns jogos com temática japonesa que separamos:
Ghost of Tsushima
Começando pelo aclamado Ghost of Tsushima, o jogo de ação – aventura foi lançado em 2020 e produzido pela Sucker Punch Productions e publicado pela Sony.
O jogo se passa em 1274 contando a história de Jin Sakai, um dos últimos guerreiros samurai que sobreviveu ao exército mongol durante a invasão deles ao Japão.
Ghost of Tsushima está disponível para PS4 e PS5.
Yakuza: Like a dragon
Lançado em 2020, Yakuza: Like a Dragon é o oitavo jogo da franquia lançado pela Sega.
O jogo nos introduz ao personagem Ichiban Kasuga, que após ficar na prisão por 18 anos e ser traído pelo chefe do clã que servia, Ichiban sai em uma jornada para se tornar um herói e descobrir o motivo pelo qual foi traído.
Além do jogo trazer outro protagonista no lugar de Kazuma Kiryu, ele trouxe um novo estilo de gameplay para a franquia, trocando o gênero ação pelo de RPG.
Yakuza: Like a Dragon está disponível para: PS4, PS5, Xbox One, Xbox series X e PC.
Sekiro: Shadows die twice
Não podendo faltar um soulslike com temática japonesa na lista, Sekiro é um jogo de ação – aventura lançado em 2019 feito pela From software. O jogo se passa em uma versão fantasiosa do Japão durante o período Sengoku, e segue a história de um shinobi que está em busca do clã samurai que sequestrou seu lorde.
As principais diferenças entre Sekiro e outros Soulslike são a ausência da barra de stamina e um grande foco na mecânica de parry.
O jogo está disponível para: PS4, Xbox One e PC.
Nioh
Jogo de 2017, do gênero RPG de ação e desenvolvido pela Team ninja e pela Koei tecmo.
Se passando em 1600, durante o período Sengoku, protagonizado por William, personagem inspirado no navegador William Adams, o primeiro navegador inglês a chegar ao Japão e o primeiro a se tornar um samurai ocidental.
O enredo do jogo consegue fazer uma boa mescla de fatos históricos com a lenda japonesa dos yokai. Nioh está disponível para: PS4, PS5 e PC.
Onimusha
Lançado em 2001 e desenvolvido pela Capcom para PS2, Onimusha é um jogo de ação estilo hack n’ slash. O jogo faz uso de figuras importantes da história do Japão e reconta seus feitos com elementos das lendas do país.
Durante a história controlamos Samanosuke Akechi, um guerreiro que está lutando contra uma invasão de demônios, para ter êxito ele usa os poderes dos antigos oni, que lhe dão habilidade de absorver a energia dos seres vivos chamada genma.
Em 2019 o primeiro jogo da franquia ganhou uma versão remasterizada para PS4, Xbox One, Nintendo switch e PC.
Persona 5
Jogo de 2016 desenvolvido pela Atlus, Persona é um RPG que conta a história dos Phantom Thieves, um grupo de justiceiros que exploram o metaverso, uma dimensão feita da manifestação dos desejos do subconsciente das pessoas.
Persona traz um mundo semiaberto, sistema de RPG complexo e uma história divertida com vários personagens carismáticos.
Persona 5 está disponível para PS3 e PS4.
Shenmue
Shenmue é um jogo da Sega lançado em 1999 para o Dremcast, o jogo foi revolucionário para a época, trazendo rotina para os NPCs e mudanças climáticas no decorrer da gameplay a tornando bastante imersivo. Na jogo, temos que controlar a rotina de Ryo, que busca evidências dos assassinos de seu pai.
Atualmente Shenmue 1 e 2 está disponível para PC, e o terceiro jogo para PS4 e PC.
Digimon story: Cyber sleuth
Jogo da Bandai lançado em 2015, Digimon story: Cyber sleuth traz uma nova narrativa da série de anime e com sistema de RPG de turno dos jogos clássicos da animação, além de trazer monstros de várias temporadas do anime.
Digimon story: Cyber sleuth está disponível para: Nintendo switch, PS4, PS vita e PC.
Okami
Lançado em 2006, Okami é um dos jogos com uma das artes mais lindas do Playstation 2. Lançado pela Capcom, o jogo possui o gráfico estilizado, o fazendo parecer uma pintura japonesa.
Okami conta a história da deusa do Sol, Amaterasu, que vem para a Terra em forma de lobo enfrentar o demônio Orochi. O jogo está disponível para: PS2, PS3, PS4, Nintendo wii, Switch, Xbox One e PC.
Katamari
Com certeza um dos jogos mais peculiares já feitos com temática japonesa, porém divertidos. Katamari foi lançado em 2004 pela Namco para PS2. Na história você é um pequeno príncipe, que após as estrelas sumirem, precisa restaurá-las. E o jeito é fazendo uma enorme bola mágica com objetos.
Katamari está disponível para: PS2, PS4, Xbox One, Switch e PC.
Esses são somente alguns dos jogos com temática japonesa que recomendamos para jogarem, porém existem vários jogos com essa temática que valem a pena serem jogados.
Jogos com temática japonesa, que coisa maravilhosa, simplesmente fascinante, uma das minhas temáticas favoritas da área.
No começo eu pensei que seriam alguns jogos de tabuleiro com temática japonesa, mas logo continuei lendo e já dei de cara com Ghosts Of Tsushima, que coisa incrível, ainda não tive a chance de conseguir jogar ele, pelo fato de não ter um PS4, mas com Ghosts vindo para o PC, isso me deixa muito feliz.
Sekiro, simplesmente um dos melhores jogos que eu já joguei, From Software transforma em ouro tudo que toca, um dos melhores jogos que tem samurais envolvidos, os chefes, cenários e a história, tudo de tirar o fôlego.
Okami é um dos, senão, o jogo mais bonito do Playstation 2, simplesmente muito a frente do seu tempo, me deixa bastante decepcionado que Okami não recebeu o reconhecimento que merecia, ele é maravilhoso.
Katamari é outro muito bom, tem uma versão para celular que eu joguei bastante, é um jogo bem simples que prende bastante o jogador, apenas faça e faça uma bola com objetos aleatórios, e faça com que essa bola fique cada vez maior.