O que é o Kemet e como jogar?
Inspirado na mitologia egípcia, Kemet é um jogo que não deve passar despercebido pelos amantes de jogos de tabuleiro, especialmente aqueles que buscam por um desafio mais complexo. Com muito foco na estratégia e administração de locais e componentes, uma partida de Kemet é uma excelente pedida para passar o tempo e se divertir.
É amante do Egito Antigo? Gosta de um jogo de prosperar e conquistar territórios? Então confira um pouco mais sobre Kemet e quais as suas principais mecânicas.
Qual a história de Kemet?
Conteúdo
Se situando na era mítica do Egito Antigo, Kemet aborda a construção de facções das divindades egípcias, que batalham pelo domínio total das terras desérticas enquanto se utilizam de poderes e de criaturas mitológicas para expandir seus domínios sobre a terra de Kemet, que dá nome ao jogo.
Durante dias e noites, as facções agem de acordo com os desejos dos seus chefes, os jogadores, e buscam novas formas de, não somente conseguir novos territórios, como também derrotar as tribos adversárias.
Qual o objetivo e as regras de Kemet?
Controlando uma das facções do jogo, os participantes devem obter pontos de vitória através das suas ações durante as fases da rodada, especialmente antes do final do jogo ser anunciado por algum dos jogadores.
Como jogar o jogo de tabuleiro Kemet?
Kemet possui uma série de rodadas em uma partida, que pode ser encerrada pelos jogadores após um deles cumprir um determinado requisito. Cada rodada tem três fases: Diurna, Noturna e Amanhecer.
Preparação
Antes de iniciar a partida, os jogadores devem escolher o lado correto do tabuleiro, que varia de acordo com o número de jogadores (ímpar ou par) e separar as fichas de poder. Cada ficha receberá suas respectivas cartas de batalha, criatura, fichas de PV de dominação e PV de Esfinge, marcadores de ação prateados e dourados.
Após isso, os templos do jogo recebem suas fichas de PV, e as fichas de PV de Pirâmide são colocadas à disposição no suprimento geral, junto das fichas de Controle/Batalha e Santuário.
Finalizando a preparação de Kemet, as cartas de Intervenção Divina são embaralhadas e colocadas próximas ao tabuleiro. Assim, a partida pode começar.
Fase Diurna
Começando o jogo, a Fase Diurna de Kemet é onde os jogadores são de fato ativos. Nela, cada participante joga um dos seus marcadores de ação, podendo ou não iniciar uma Batalha entre as tribos, caso deseje se movimentar pelo mapa ou recrutar novos territórios.
Em caso de batalha, os jogadores devem escolher duas cartas de batalha da sua mão, podendo também adicionar as cartas de ID, das quais uma será de fato utilizada e outra descartada. Ao revelarem suas cartas, o jogador que tiver mais pontos de Força se torna o vencedor, e ambos anotam os danos sofridos por cada um, como perdas na tropa etc.
Outras ações disponíveis nesta fase são as de construir pirâmides, orar para os deuses e comprar fichas de poder. Após todos os jogadores realizarem suas ações, a fase se encerra. Vale lembrar que o fim do jogo só pode ser anunciado nesta fase.
Fase Noturna
Chegando na Fase Noturna, aqui os jogadores devem resolver os resultados da fase anterior, sendo cada resolução separada por etapas. De acordo com as posições de cada participante, eles recebem benefícios e pontos, além de bônus para habilidades com poderes noturnos.
Fase do Amanhecer e Fim do Jogo
Basicamente, esta fase serve para, caso o fim do jogo não tenha sido acionado, reorganizar a ordem dos turnos do jogador, com uma nova rodada se iniciando a partir da Fase Diurna.
Caso um jogador possua 9 pontos de vitória, sendo a soma de pontos temporários e permanentes, antes de utilizar suas fichas de ação na Fase Diurna, ele pode acionar o fim da partida. Para isso, ele coloca uma ficha de PV de Santuário sobre o seu marcador, alertando os demais jogadores. A rodada segue normalmente até a Fase do Amanhecer.
Em caso de fim de jogo, o vencedor será aquele que tiver o maior número de PV, somando os permanentes e os temporários. Em caso de empate, o vitorioso será aquele que acionou o final da partida, e caso nenhum dos participantes anuncie o final, quem tiver mais PVs de batalha vence.
Qual a ficha técnica do jogo de tabuleiro Kemet?
Kemet pode ser jogado por 2 a 5 jogadores e é recomendado para maiores de 13 anos. O jogo, que é distribuído pela Galápagos Jogos no Brasil, tem partidas com duração aproximada de 90 minutos.
Componentes
A caixa do jogo vem com os seguintes componentes:
- 1 tabuleiro;
- 48 Fichas de Poder (16 brancas, 16 vermelhas e 16 azuis);
- 1 guia para as cartas de Intervenção Divina e de Poderes;
- 7 criaturas: Esfinge, Fênix, Múmia, Escorpião Gigante, Escaravelho Real, Serpente do Deserto Profundo e Elefante Ancestral;
- 35 Cartas de Intervenção Divina;
- 32 Cartas de Batalha;
- 2 Cartas de Batalha Especiais;
- 53 Pontos de Vitória;
- 3 marcadores de Ação prateados;
- 1 marcador de Ação dourado;
- 60 Unidades em 5 cores;
- 5 Tabuleiro individual;
- 15 Pirâmides (5 brancas, 5 vermelhas e 5 azuis);
- 25 marcadores de Ação em 5 cores;
- 5 marcadores de Pontos de Intercessão em 5 cores;
- 5 marcadores de Ordem em 5 cores;
Junto destes itens, a caixa ainda vem com o Manual de Regras com todos os detalhes das fases e mecânicas utilizadas nas partidas.
Estando a par de como iniciar sua aventura com Kemet, não perca tempo e busque se aprofundar ainda mais na mitologia do vasto mundo egípcio que o jogo apresenta. Além disso, junto com seus amigos e família, você pode participar de batalhas épicas e construir grandes templos, se tornando o grande senhor do Egito Antigo.
Eu costumo gostar bastante de jogos (sendo de tabuleiro ou não) baseados em mitologias por aí. Desde as clássicas que todo mundo conhece, como a grega, até algumas mais desconhecidas como a Celta. Esse jogo se baseia na mitologia egípcia, que imagino eu que seja até que bem conhecida, embora eu mesmo não saiba muita coisa e nem tenha o interesse, sinceramente. Isso pode ser um ponto positivo, dependendo do seu ponto de vista e interesse nessa mitologia, mas para mim é bem tanto faz, não fede nem cheira. Agora, as mecânicas de conquistar territórios eu gosto bastante, costumo gostar de jogos de tabuleiro que tenham mecânicas parecidas. Outra coisa que acho que vale a pena mencionar, em um jogo de tabuleiro, é argumentável que a peça mais importante seria o tabuleiro em si, seguido das peças, certo? Se você concorda comigo, vai se decepcionar bastante com esse jogo de tabuleiro aqui. Afinal, eu acho as peças e o próprio tabuleiro bem feias, para não dizer pior, e esse é para mim o ponto negativo mais forte e evidente de Kemet. Dá até para ignorar caso você goste das mecânicas, regras e tal, mas eu não consegui, não recomendaria não.