Qual o objetivo do jogo Brass: Birmingham?
Sequência do popular jogo criado por Martin Wallace, Brass: Birmingham amplifica tudo o que já era bom no seu antecessor. Inspirado em uma das épocas mais importantes da história da humanidade, a Revolução Industrial, o game propõe um desafio e tanto para jogadores que gostam de bolar estratégias de administração de mão e construção de rotas para expandir seu domínio.
Interessado em desbravar a época das máquinas a vapor e grandes locomotivas? Aqui te mostramos um pouco sobre Brass: Birmingham e como jogar junto com seus familiares e amigos.
O que é o Brass: Birmingham?
Conteúdo
Lançado em 2018 e desenvolvido por Martin Wallace, Gavan Brown e Matt Tolman, Brass: Birmingham é sequência direta de Brass, jogo lançado em 2007 e que é, até hoje, aclamado por especialistas e jogadores de todo o mundo.
O jogo tem foco na estratégia econômica, baseando-se no período de meados do século 18, no qual ele se passa, e é necessário administrar bem as cartas na sua mão para conseguir alcançar o objetivo de desenvolver sua indústria antes dos seus adversários.
Qual a história do Brass: Birmingham?
Se passando durante a Revolução Industrial na Inglaterra, entre 1770 e 1870, Brass: Birmingham explora a disputa entre empreendedores na região de West Midlands, mais precisamente na cidade de Birmingham, que dá título ao jogo.
Assumindo o papel dos empreendedores, os jogadores devem construir suas indústrias e expandir seus negócios através das rotas de transporte, como canais e, obviamente, as ferrovias, principal forma de locomoção de muitos materiais da época.
Qual o objetivo do Brass: Birmingham?
O principal objetivo do jogo é o de, ao finalizar as rodadas e fases da partida, conquistar pontos de vitória através das suas indústrias e das rotas de conexões criadas em cada fase. O jogador com o maior número de pontos de vitória, será o vencedor.
Regras do Brass: Birmingham
A partida de Brass: Birmingham se passa por duas eras da Revolução Industrial, a Era dos Canais, que vai de 1770 e 1830, e a Era das Ferrovias, que acontece de 1830 a 1870. Em cada uma, várias rodadas são realizadas. O final de uma Era acontece após todas as cartas do Baralho de Compra e das mãos dos jogadores serem utilizadas.
Preparação
Para iniciar uma partida, os jogadores devem escolher se irão jogar no período diurno ou noturno do tabuleiro, e analisar as cartas e peças de marcador, para retirar aquelas que mostram uma quantidade maior de jogadores com relação aos que estão participando. Se nenhuma delas fizer isso, não é necessário retirar.
Após isso, separe as cartas de Local Curinga e Indústria Curinga, as colocando em duas áreas de saque, depois embaralhe as cartas restantes e coloque em uma terceira área. Em seguida, finalizando essa parte, posicione as peças de marcador nos espaços que marcam o número de jogadores na partida.
Depois, posicione 1 barril de cerveja ao lado das peças de marcados, e posicione os cubos de carvão, de ferro, e de cerveja. Por fim, basta organizar o local onde será o banco, organizar a área de cada jogador com seus componentes e iniciar a partida.
Começa o jogo
Ao decidirem qual será a ordem dos jogadores, se inicia a partida de Brass: Birmingham em definitivo. Durante o turno de cada jogador terá a oportunidade de realizar duas ações, e para cada uma, é necessário descartar uma carta da sua mão, exceto se for uma carta curinga.
Nas suas ações, o jogador pode Construir, Criar Conexões, Desenvolver, Vender, pedir Empréstimo ou Prospectar. Cada ação requer peças ou cartas que o jogador possua. Ao término de todos os turnos e para finalizar a rodada, os jogadores recebem a renda das duas ações e, por fim, devem decidir a nova ordem que será utilizada, com o jogador que menos gastou sendo o primeiro.
Fim de uma Era e Fim do Jogo
Após gastar todas as cartas, a Era dos Canais se encerra. Com isso, os jogadores pontuam graças ao número de conexões feitas e indústrias criadas. Em seguida, as indústrias obsoletas são removidas, a cerveja dos mercadores é renovada, e os jogadores fazem uma nova preparação para o início da Era das Ferrovias.
Ao fim da Era de Ferrovias, basta apenas pontuar, sendo assim o final da partida de Brass: Birmingham. Após a somatória de todos os pontos, o jogador com o maior número será o vencedor. Em caso de empate, o vitorioso será aquele com maior renda ou dinheiro restante ao fim da partida.
Quais os componentes do Brass: Birmingham?
A caixa de Brass: Birmingham possui os seguintes componentes:
- 1 Tabuleiro;
- 4 Tabuleiros de Jogador;
- 4 Peças de Personagem;
- 56 Peças de Conexão (14 por cor);
- 8 Cartas Curinga;
- 4 Marcadores de PV;
- 4 Marcadores de Renda;
- 180 Indústrias (45 por cor);
- 64 Cartas de Locais e Indústria;
- 30 Cubos de Carvão;
- 18 Cubos de Ferro;
- 4 Guias de Jogador;
- 15 Barris de Cerveja;
- 77 Marcadores de Dinheiro;
- 9 Peças de Mercador.
Além dos componentes citados, o jogo vem com seu Manual de Regras completo e detalhado para as partidas.
Quais os prêmios que o Brass: Birmingham venceu?
Sendo tão aclamado quanto seu antecessor, Brass: Birmingham recebeu o prêmio de melhor jogo de estratégia da Golden Geek 2018, além de ser o vencedor do Prêmio Ludopedia Jogo Expert de 2019 em duas categorias. O jogo também recebeu, agora em 2022, o Selo De Quem é A Vez Incrível da Ludopedia.
Agora que você está familiarizado com boa parte das mecânicas e macetes do jogo, se permita viajar até a Revolução Industrial com Brass: Birmingham e desafie seus amigos para descobrir quem é o melhor administrador de grandes indústrias e rotas de transporte nesse período tão crucial para o desenvolvimento da humanidade!
Eu nunca havia visto um jogo de tabuleiro escolher como cenário a Revolução Industrial, e parando pra pensar não sei como nunca pensaram nisso antes, dá pra fazer muita coisa legal com esse tema, e Brass: Birmingham é a prova disso. Para jogos de administração, estratégia, economia e tal, é um tema perfeito, e esse jogo de tabuleiro se utiliza dele com perfeição, a meu ver. A premissa é a seguinte, você vive na época da revolução industrial, é um empreendedor e quer expandir seu negócio, simples, não é? Mas o jogo em si é mais complexo, suas mecânicas e regras exploram ao máximo a capacidade dos jogadores de bolar estratégias e administrar seus recursos com eficiência e inteligência, para sair vencedor no final da partida. Eu não sou muito fã desse tipo de jogo, mas fui dar uma olhada para conferir, eu e meus amigos se saímos até que bem, no limite do que nosso QI de temperatura ambiente vai, é claro. Depois de algumas partidas a gente cansou e fomos jogar outra coisa mais de boa, porém é uma experiência bem divertida, e se você já está acostumado com jogos de estratégia assim, deve aproveitar muito mais, vale a pena comprar.