Os melhores jogos solo para Board Games

15

Você sabia que existem opções de jogos solo para board games? Para muitos, board games é sinônimo de reunião com os amigos, porém, também há a possibilidade de jogar sozinho. Com esses jogos de tabuleiro, é possível realizar partidas só para uma pessoa, sem a necessidade de mais ninguém.

Para os jogos solo, existem 2 categorias: Os jogos solo nascidos, que foram criados exclusivamente para se jogar sozinho; e os que há a opção de partida para uma só pessoa, mas também com possibilidade de mais gente na mesa. Conheça a seguir um pouco mais sobre esses games e divirta-se sozinho!

Como funcionam os jogos solos de Board Game?

Conteúdo

Para jogar um board game sozinho, é necessário verificar se aquele jogo comporta essa modalidade. Pela leitura do manual, é possível identificar qual o mínimo e máximo de jogadores para a mesa.

Um jogo de tabuleiro que tem uma pessoa como quantidade mínima de jogadores é aquele que está apto para jogos solo. Nesse caso, basta procurar pela parte do manual que indica as regras para entender a mecânica e iniciar uma partida.

como funcionam os jogos solos de board game
Board game. Fonte/Reprodução: original.

Existem dois tipos de board games projetados para jogos solo. O primeiro deles são os nascidos solos, ou seja, os que foram desenvolvidos especialmente para apenas um jogador. No geral, toda a dinâmica desse modelo de Board Game não contempla mais de uma pessoa na mesa.

O segundo modelo de board game para jogos solo é projetado para um ou mais jogadores. Nesse tipo de jogo de tabuleiro, é possível criar uma mesa para jogar sozinho, através de regras específicas, ou jogar com até o número máximo de participantes descrito no manual.

Como se faz um jogo de tabuleiro?

Os jogos de tabuleiro, também conhecidos como board games, são compostos por um tabuleiro e itens que são capazes de gerar entretenimento a uma ou mais pessoas. Cada jogo oferece suas próprias regras e mecânicas, que vão desde estratégia e tomada de decisões, a coleção de componentes, entre outras.

A modalidade de jogos solo é pouco conhecida, principalmente para iniciantes no mundo dos board games. Muitos pensam que o que faz um jogo de tabuleiro é a possibilidade de disputa com outras pessoas. Porém, existem opções específicas capazes de comportar apenas uma pessoa na partida.

Hoje, os jogos de tabuleiro estão em alta novamente, além de existirem milhares de títulos para todos os gostos e também idades.

Os melhores jogos solo de tabuleiro

Existem excelentes títulos de jogos solo para todas as idades. Com eles, é possível se divertir mesmo em momentos em que não há a oportunidade de montar uma mesa com mais pessoas. Conheça os melhores a seguir:

Fields Of Fire

O jogo Fields of Fire foi projetado especialmente para apenas um jogador. Nele, a pessoa fica encarregada de comandar uma companhia de rifle, com rolagem de dados e também cartas. A tarefa do jogador é gerenciar uma ou mais missões, onde cada uma delas pode conter até 4 horas de duração.

Friday

O board game Friday é um dos jogos projetados especialmente para apenas um jogador. Nesse jogo, o objetivo é sobreviver em uma ilha após um naufrágio, e para conseguir isso, é preciso a criação de um deck de cartas para que um grupo de piratas seja derrotado.

Friday dura em média meia hora e sua dificuldade é média.

Sagrada

O Sagrada é um jogo de tabuleiro projetado para partidas de um a quatro jogadores. Nele, você toma o papel de um artista que precisa realizar a criação de um vitral para a catedral Sagrada Família.

O tabuleiro oferece restrições para cores e valores de cada dado que poderá ser colocado nele. Desse modo, a pontuação é obtida a partir do uso de padrões da colocação de cada dado.

Sagrada dura em média 20 minutos e sua dificuldade é considerada fácil.

Viticulture

Outro jogo com a possibilidade de partidas solo é o Viticulture. Nesse board game, os jogadores devem cumprir o papel de pessoas que herdaram de sua família vinhas escassas. O objetivo central é fazer sucesso com a adega e reerguer os negócios.

Wingspan

O Board Game Wingspan foi lançado em 2019. Nesse jogo, é possível realizar partidas em modo solo ou até 5 jogadores, e a mecânica utilizada nele é a de construção de motores.

Para jogá-lo, é necessário assumir o papel de um entusiasta de pássaros, com o objetivo de atrair as melhores aves para o aviário.

Jogar sozinho é mais divertido do que jogar com amigos?

Nenhuma modalidade de jogo é melhor que a outra, isso depende apenas das preferências de cada pessoa. De fato, jogos em grupo são capazes de gerar um bom entretenimento e diversão aos envolvidos, mas jogos solo também são excelentes, principalmente para os amantes de board games.

Os jogos criados para jogar apenas uma pessoa são projetados e pensados para isso. Logo, são capazes de gerar entretenimento e imersão do mesmo nível que jogos para grupos. Vale a pena jogar dos dois modos e tirar suas próprias conclusões.

15 Comments
  1. Victor Prado says

    Era exatamente isso que eu tava procurando, programar pra reunir os amigos pra jogar é praticamente impossível e ficar refém disso pra se divertir é complicado, então esse é o post pra mim.

    Inclusive, Wingspan além de ter uma jogabilidade excelente é lindo, um dos melhores jogos da atualidade, recomendo demais

  2. […] mundo dos jogos de tabuleiro ter poucas peças não é um demérito para o jogo. Atualmente, muitos board games de caixas pequenas são considerados títulos importantes e muito conhecidos por suas grandes […]

  3. Lucas Bezerra says

    Jogaço! Descobri Sagrada enquanto conversava com alguns amigos sobre quais tipos de boardgame escolheriamos para o próximo encontro. Queríamos jogar algo mais estratégico e cabeça, mas que fosse rápido e, claro, preservando a diversão. Logo de cara os dados já entregam uma beleza visual incrível, com sua vasta opção de cores que simulam os vitrais da Catedral da Sagrada família. O jogo em si a primeira vista parece simples, mas tem seus desafios. Como eu falei, ele é bem rápido então dá de jogar boas partidas em sequência, podendo ter até 4 jogadores, sem abusar, além de ser super compacto, tornando possível leva-lo pra qualquer lugar. Sagrada vale realmente a pena, por sorte consegui o nosso antes de esgotarem na época. Atualmente continua sendo uma das minhas melhores aquisições para a coleção, sem dúvidas merece nota máxima apenas pelo tabuleiro, dados e por não haver tantos meios de destruir seu oponente, fazendo com que as partidas sejam mais amigáveis e prazerosas.

  4. Juliano p. says

    Friday é sensacional, essa ideia de survival funciona melhor do que esperado solo, é excelente também pra ter aquela jogatina curta de intervalo, mesmo com pouco tempo você fica imerso, recomendo.

  5. […] Brasil no ano de 2019 a pesquisa game Brasil publicou dados que dizem que 28% dos brasileiros ainda se divertem com boardgames, ou seja, jogos de […]

  6. […] famosos jogos de tabuleiro, também conhecidos como board games e jogos de mesa, são jogos projetados com uma série de regras para se jogar em uma mesa. O […]

  7. […] média uma duração de meia hora, o que proporciona a possibilidade de realizar muitas partidas do mesmo board game ou experimentar novos títulos com os amigos. Confira a seguir a lista dos 5 jogos de tabuleiro […]

  8. […] do que pensam, Engine Builder não é uma mecânica de jogo, mas sim um misto de várias mecânicas de board games. Por conta disso, o efeito é uma máquina de pontos através das interações com os elementos do […]

  9. Loy Takian says

    Fields of Fire é um jogão. Tem uma reputação de ser difícil de aprender, e realmente tem uma curva de aprendizado bem ingrime, mas quando se aprende, é fantástico. É um jogo de cartas com tema de segunda guerra mundial, onde você tem que gerir seus pelotões e recursos para conseguir fazer seus objetivos e derrotar seus oponentes. O livro de regras é bem extenso então tem que realmente querer aprender e jogar. Principalmente caso você for jogar sozinho, é um dos melhores. Muito divertido e desafiador!

  10. […] Jogos da Galápagos são board games fabricados e vendidos por essa editora brasileira.  A Galápagos é uma das maiores editoras […]

  11. […] Jogos Rápidos são Board Games com partidas rápidas e mecânicas simples. Eles são uma ótima alternativa para momentos onde o […]

  12. […] é um clássico, mas ideal para jogar com mais pessoas e não precisa ser experiente em boardgame. Você controi uma torre com bloquinhos de madeira e posterormente você precisa tirar um da base […]

  13. […] as opções de jogos de tabuleiro são ilimitadas. Os board games mais elaborados e atuais são considerados jogos modernos, mas eles só existem por conta dos […]

  14. […] de tabuleiro do Richard Ham são aqueles considerados mais pesados, porém pouco agressivos. Esses board games funcionam com mecânicas mais trabalhadas e que necessitam de boas estratégias. Ele dá prioridade a esse […]

  15. Raul Aguilera says

    Eu tenho uma relação de amor e tristeza com os jogos de tabuleiro pra uma pessoa só, o amor é pelo fato de alguns serem incríveis e prenderem a minha atenção por várias horas seguidas, e a tristeza é pelo fato que eu dificilmente encontro pessoas para conseguir jogar alguns jogos comigo, isso é um pouco complicado, não vou mentir. Sagrada é incrível, um bom jogo de alocação de dados, com regras simples o suficiente para serem ensinadas a pessoas da família e novatos em board games. Ainda assim, apresenta uma boa necessidade de estratégia e planejamento. As partidas são rápidas, em torno de 40 minutos. Os componentes do jogo são muito bonitos, com ótima qualidade. Excelente custo-benefício. O que me atraiu nele inicialmente foi a possibilidade de jogar só ou em dupla, aumentando a frequência do uso, para mim. É um bom jogo pra passar o tempo com amigos e família, não é cansativo e nem demorado demais. Comprei às cegas, não conhecia o jogo, e fiquei muito satisfeito. Só acho que fica um pouco repetitivo depois de um tempo, pois são poucas as opções de cartas. Pra quem gosta de jogos com design bonito, esse tem que estar na sua lista!

Leave A Reply

Your email address will not be published.