RPG de mesa presencial ou virtual: qual devo escolher?
RPG de mesa presencial ou online? Essa é uma dúvida que persegue muitos jogadores e amantes de RPG. Todos que gostam desse gênero e já foram inseridos nesse universo, sabem que o RPG começou em sua versão “de mesa”, muito parecido com jogos de tabuleiro. Na verdade, os criadores do primeiro sistema do gênero a ganhar popularidade mundia, Dungeons And Dragons, criaram seu game baseado nos jogos de tabuleiro.
Desde que o gênero foi criado nos anos 1970, vimos que os jogos de RPG apareceram em diversas mídias, dispositivos e se manifestaram em subgêneros variados. Então, por que não poderia ser criado RPG de mesa online?
Com os programas corretos, é possível simular de modo perfeito o modo presencial. Transformando o roleplay em algo muito próximo, quase idêntico ao que é realizado no jogo presencial.
Mas o modo online é tão bom quanto o RPG de mesa presencial? E os jogadores e mestres antigos, poderiam se adaptar à nova fórmula? Venha entender tudo sobre como o modo online e o presencial de jogar RPG funcionam.
O que é um RPG de mesa virtual?
Conteúdo
O que devemos, antes de iniciar qualquer assunto, é definir bem o que é o RPG de mesa, que é o modo original como o gênero foi criado para ser jogado. O RPG — role playing games — foi criado na década de 1970 com o jogo Dungeons And Dragons.
O D&D, como é mais conhecido, teve como base para sua criação os jogos de tabuleiros que eram mais focados em guerras navais, baseadas, em especial, na Primeira e Segunda Guerra Mundiais. Nesta modalidade de game, os jogadores interpretam personagens e constroem sua própria história, moderados pelo mestre.
Neste contexto, o D&D foi uma verdadeira revolução nos games. Uma inovação tão grande e profunda que sua influência é sentida até hoje. Afinal, neste ano de 2023 irá ser lançado o filme de Dungeons And Dragons, ou seja, depois de 5 décadas o jogo ainda é relevante e interessa ao público.
E o próprio filme é apenas um aspecto de toda essa fama e influência. Os jogos eletrônicos beberam bastante da fonte dos RPGs de mesa, toda plataforma desde os consoles 8 bits receberam centenas de jogos de RPG e mesmo atualmente, centenas de games deste mesmo gênero ainda são lançados.
Dentro dos jogos eletrônicos, o RPG também recebeu diversos subgêneros e modalidades diferentes. Dungeons And Dragons originalmente se utilizava de fantasia medieval com elementos como heróis, cavaleiros, clérigos, bruxas, feiticeiros, centauros e toda sorte de criaturas e elementos de histórias medievas.
Ou seja, o sistema de RPG misturava o universo de Tolkien, que é o mesmo universo de Senhor dos Anéis, lendas arturianas como o romance “A Morte do Rei Arthur”, mitologias como as grega e romana, entre outras. Tudo isso foi combinado em um método de jogo em que os jogadores interpretam personagens, fazem suas histórias e se divertem com certa liberdade criativa.
Os jogos eletrônicos expandiram esse método de gameplay, levando para outras culturas, mitologias e mundos diferentes. Como cyberpunk, ficção científica, espacial, dramas policiais, entre outros. E hoje, o RPG tem sua fama graças a todos esses gêneros, modalidades e métodos de jogos.
Com o tempo, essa influência se refletiu também no RPG de mesa presencial, o que também espelhou no RPG de mesa virtual. Hoje, ambas as modalidades de jogar também tem diversas particularidades e modos de operação.
Como já mencionado, o RPG de mesa online ou virtual imita de modo quase perfeito o RPG de mesa presencial. Ou seja, ele tem os seus mesmos elementos, mas é jogado de modo online, através de sites ou aplicativos que permitem a interação dos participantes por voz ou vídeo.
Assim, os jogadores também simulam papéis diferentes e são moderados pelo mestre. Mas, claro, estão geograficamente distantes, sendo conectados pela internet. Existem plataformas e aplicativos dedicados a estes RPGs online, porém basta qualquer aplicativo de voz — e talvez vídeo — que conecte os mesmos jogadores em uma só conversa para que seja possível participar da campanha de RPG virtual.
Praticamente, todo jogo de RPG de mesa presencial pode ser jogado de modo virtual. E, claro, com o advento desse método, e por ele ser mais “fácil” e acessível, foram criados outros RPGs que não existem de modo presencial.
Há maneiras de jogar o RPG de mesa virtual que variam bastante do modo como o RPG de mesa presencial é jogado. Em especial pela facilidade do método, e pela desenvoltura que certos jogadores têm de se manifestarem na internet, que é mais versátil e desprendido do que no modo presencial.
Como funciona um RPG de mesa virtual?
O RPG de mesa virtual funciona de modo parecido com o presencial. Já mencionamos que eles simulam de modo quase idêntico o RPG original.
E é muito fácil jogar esse RPG, até mesmo mais fácil que jogar o presencial. O RPG virtual também utiliza um mundo fictício, com suas próprias regras, características, fenômenos, e classes.
Como todo roleplay de mesa, o virtual tem base no mundo pré-definido (pelo sistema escolhido), que é utilizado pelo mestre, que constrói os fundamentos da história que será vivida pelos jogadores. Então, os jogadores interpretam seus personagens com suas classes, habilidades especiais e características definidas também pelo sistema e especificações do mestre.
No caso do RPG de mesa, os personagens não são apenas interpretados como também são criados pelos jogadores. Embora tenham suas características definidas, os jogadores também participam da criação dos personagens, definem certos padrões de comportamento e informações sobre sua biografia, também atribuem traços de personalidade e aspectos relevantes para confrontos.
E, claro, conforme o desenrolar da campanha, os jogadores também adicionam toques e dão retoques ao que os personagens já tem. Interpretando eles de maneira criativa, inovando, muitas vezes improvisando e construindo a história do RPG em conjunto. Tudo isso deve ser feito com o apoio de toda a mesa, trabalhando em equipe para lidar com a jornada oferecida pelo RPG.
Essa experiência se desenrola enquanto o mestre vai pautando toda a jogatina. Ou seja, ele cria partes da jornada que será cumprida pelos jogadores, assumindo o papel dos NPCs — non playable characters (personagens não jogáveis) —, colocando desafios que devem ser superados pelos jogadores, e lidando com as alterações e surpresas provocadas pelas ações deles.
O RPG de mesa virtual é jogado de maneira muito semelhante ao game presencial. Isso faz do RPG de mesa virtual fácil de ser aprendido. E o choque de não ser jogado presencialmente é diminuído, em especial para os jogadores da velha guarda que já tem certa familiaridade com a internet.
Um ponto relevante que sem dúvidas será levantado por um jogador de mesa experiente, é como funcionam os elementos físicos de um RPG como:
- Dados;
- Marcadores;
- Cartas de personagens;
- Tabuleiros;
- Miniaturas de personagens.
Todos esses elementos são essenciais para o gameplay de um RPG de mesa presencial, então como eles são substituídos em um RPG virtual?
O fato é que existem diversas maneiras, pois, uma vez que o RPG online é jogado no computador, todas as ferramentas, programas e aplicativos do desktop são utilizados para suprir essas necessidades. Existem aplicativos de dados que são rolados aleatoriamente em softwares. Os cards podem ser substituídos por blocos de notas e outras formas de marcação escrita.
E as miniaturas também podem ser substituídas por interfaces gráficas de plataformas específicas ou de jogos específicos, que têm seus sites e aplicativos individuais para serem utilizados pela mesa.
Quando não, estes elementos só são marcados pelos jogadores em blocos de notas e na máquina, e é então descartado qualquer tabuleiro. Vale lembrar que a escolha de abandonar o tabuleiro acontece até mesmo em RPG de mesa presencial, logo é possível para um RPG online também não o utilizar.
Não podemos nos esquecer dos softwares e aplicativos de voz e vídeo, que são utilizados para que os jogadores se reúnam com o mestre e a partida aconteça com interação ao vivo. Todos esses elementos constituem a forma como um RPG de mesa online funciona, e são necessários para que a partida comece e se desenrole de modo perfeito.
Melhores RPG de mesa presencial
Mas para os jogadores mais tradicionais, que não querem abdicar dos elementos físicos ou tem dificuldade em se adaptar ao RPG de mesa virtual, podemos te indicar alguns dos melhores RPGs de mesa presenciais. Veja quais são!
Blades in the Dark
RPG que se passa na cidade de Duskvol, uma cidade urbana e industrial marcada por fantasmas. Isso mesmo, se trata de uma cidade assombrada, e o pior é que o local é marcado por uma extrema desigualdade social, onde pessoas ricas e outras muito pobres entram em conflito.
Os jogadores, neste RPG, devem realizar serviços, que podem ser simples, como roubar um item, ou complicadíssimos, como roubar uma instituição fortemente protegida. O que marca a ação dos jogadores e a vibe do jogo é a trapaça, a vigarice e o esforço pela sobrevivência.
Chamado de Cthulhu
Um RPG marcante em todos os aspectos. Baseado no que talvez seja o conto mais conhecido do escritor HP Lovecraft, o Chamado de Cthulhu é um RPG clássico de terror, e um dos mais jogados em todo o mundo.
Assim como o conto original de Lovecraft, O Chamado de Cthulhu RPG é marcado pela presença de um culto estranho que planeja trazer à Terra um mal adormecido. Este mal é Cthulhu e suas crias, seres monstruosos que sentem prazer no caos, destruição e na insanidade. No game os jogadores encarnam investigadores que tentam desmascarar a seita e destruí-la.
Dungeons And Dragons
Não poderia faltar o pai de todos os RPGs, Dungeons And Dragons — ou D&D —, um clássico eterno. Você pode aproveitar o hype do filme para relembrar esse clássico, apresentar para seus amigos e mais uma vez experimentar esse divertido universo de fantasia.
Dungeons And Dragons oferece a aventura perfeita para quem ama fantasia medieval. Aqui você vai encontrar bruxas, dragões, bárbaros, anões e masmorras incríveis que escondem tesouros e muitos perigos. D&D merece ser jogado e as possibilidades diversas de grupo tornam cada campanha única e envolvente.
Como jogar um RPG de mesa online?
Bem, é muito fácil! Basta procurar o grupo correto, se reunir em um aplicativo de conversação, escolher o sistema que será jogado e prontinho!
Não tem muito segredo para jogar essa modalidade de RPG. O jogo online pode ser aproveitado da mesma maneira que o presencial, com algumas atualizações e modificações. Utilizando as ferramentas digitais disponíveis para simular a mesa.
O que muitos ignoram, é que o RPG online oferece algumas vantagens e facilidade para os jogadores, como:
- Toma menos tempo: o RPG de mesa online é mais rápido e permite ser jogado a qualquer hora, basta ligar o canal de voz e reunir o pessoal;
- Oferece outros RPGs para jogar: talvez o grupo da sua cidade não queira jogar um RPG, ou não tenha o seu livro físico. A internet facilita muito o acesso a outros materiais e até a mais pessoas;
- Apresenta mais jogadores e permite ser jogado com qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo.
Em alguns aplicativos é possível acrescentar rolagem virtual de dados, trilhas sonoras e outros elementos para incrementar o jogo. Com toda essa facilidade, não deixe de jogar também o RPG de mesa online e aproveitar essas vantagens!
Melhores RPG de mesa online
Em primeiro lugar, vamos deixar algo claro: todo RPG de mesa presencial pode ser jogado de modo online. Logo, os RPGs que colocamos acima podem ser jogados de modo virtual. No entanto, há plataformas que facilitam a jogatina, e dão suporte para a mesma. Vamos conhecer cada uma delas.
Roll20
O Roll20 é uma plataforma que oferece suporte para diversos RPGs. Suporta também câmera, canal de voz e dá um tabuleiro virtual perfeito para que os jogadores e mestres possam se divertir.
RPG FireCast
Um site que oferece as ferramentas mais fundamentais para jogar um bom RPG online. Tem rolador de dados, oferece suporte para microfone, canal de voz e uma interface visual ideal para a jogatina.
Taulukko
Uma plataforma brasileira que não conta com elementos visuais, porém é perfeito para uma jogatina de RPG, oferecendo chat e outros marcadores. Ideal para jogadores que não tem uma máquina potente.
Qual RPG de mesa online mais jogado?
O Roll20 que mencionamos é provavelmente o RPG de mesa online mais usado e conhecido em todo mundo. Sua interface completa é uma das razões por ser o preferido por muitos usuários.
Mas, como mencionamos, essas plataformas são mais ou menos dispensáveis. O RPG de mesa virtual pode ser jogado com qualquer canal de voz ou chat.
Então, se você é um jogador de RPG de mesa presencial e quer dar uma chance para o RPG de mesa virtual, saiba que é bem fácil. Portanto, se você gosta do gênero, não deixe de experimentar a forma online, e conhecer suas vantagens e facilidades!
