20 Jogos de tabuleiro “Introdutórios”para a coleção
Quem é que não precisa de uma ajudinha quando é iniciante em algo?
Estava pensando nisso e criei agora um guia apresentando os 20 melhores exemplares introdutórios ao mundo irado dos jogos de tabuleiro.
Vem conferir e mostre para o seu grupo antes de comprarem o próximo jogo de tabuleiro de vocês. Suas próximas aventuras podem estar aqui nessa lista!
O que são jogos introdutórios?
Conteúdo
Para esclarecer o meu objetivo com esse guia, tenho que deixar claro o que é um jogo introdutório.
Vou considerar jogos que são simples e exigem pouca experiência para jogar, mas todos os jogos vão possuir algum marco histórico ou de jogabilidade e serão referência em sua área.
Esses jogos são perfeitamente usados também para trazer novos adeptos para os jogos de tabuleiro.
Quais são os pontos fortes de jogos Introdutórios?
Alguns jogos podem se destacar por regras simplificadas e intuitivas, outros por mecânicas clássicas e já conhecidas.
Também não podemos esquecer dos jogos que exploram a mera estratégia e inteligência tática, mesmo que também possam explorar o acaso e a aleatoriedade dos dados em alguns momentos.
Explorando esses fatores, os produtores apostam em ampliar seu público e cativar ainda mais os fãs que experimentam seus títulos.
20 jogos de tabuleiro Introdutórios
Agora que você já aprendeu um pouco sobre os 20 jogos de tabuleiro introdutórios que são mais marcantes e divertidos:
Catan: O Jogo
Catan é um excelente exemplo de como um jogo modular (onde a disposição dos terrenos, peças e elementos mudam a cada jogo) pode ser ao mesmo tempo simples e desafiador.
O sistema de negociação e gerenciamento de recursos é muito divertido, gerando boas discussões e interações dos jogadores
Ticket to Ride
Ticket to Ride é um jogo com regras simples e em pouca quantidade, ideal para jogar com pessoas que não tem familiaridade com nenhum tipo de jogo de tabuleiro.
Os jogos são rápidos (de 20 a 40 minutos) e cada partida é realmente bem diferente da outra, o que permite jogar o mesmo jogo sem enjoar, aprendendo e absorvendo as mecânicas básicas dos jogos de tabuleiro.
Pandemic
Ser um especialista que salva vidas é uma das grandes fantasias de alguns jogadores e Pandemic explora isso de uma forma divertida e simples!
Essa é a chance de seu grupo encarar o desafio de serem especialistas que devem se unir para achar a cura para as doenças e evitar que uma pandemia tome conta do mundo!
Dixit
Dixit usa a imaginação de forma criativa e extremamente engraçada.
Os jogadores recebem cartas e precisam dar dicas sobre o que uma determinada carta significa, porém usando apenas uma única palavra.
Caso dê dicas muito óbvias, você não pontua e dá chances para os seus desafiantes, afinal quem descobrir o significado de mais cartas, vence.
Você também pode vencer caso ninguém desvende nenhuma de suas cartas, um ótimo desafio para quem é um charadista.
The Resistance
Um jogo para os fãs da sabotagem, espionagem e da clássica traição para atingir seus objetivos.
Em The Resistance, os jogadores assumem o papel de agentes de uma equipe com um objetivo crucial.
O problema é que entre eles há um espião, que deve trabalhar para sabotar os planos da equipe, traindo os personagens na furtividade.
Black Stories
Black Stories é um jogo que traz cartas com enredos mirabolantes e crimes obscuros.
Cada jogador tira uma carta por rodada, e os outros participantes devem fazer perguntas a ele para desvendar o caso.
As perguntas só podem ser respondidas com SIM ou NÃO, o que é um prato cheio para a criatividade e rende boas risadas.
Zombicide
Zombicide é o clássico representante do apocalipse zumbi entre os jogos de tabuleiro!
Os jogadores devem cooperar com seus personagens para sobreviver aos ataques de hordas de mortos vivos e outras criaturas monstruosas que estão sempre rondando a cidade.
Munchkin
Munchkin é um jogo que lembra o RPG de mesa, mas utiliza as cartas obtidas a cada turno para traçar os rumos da história.
As cartas podem ser equipamentos, como armas e armaduras, mas também podem ser tesouros e espólios.
Além disso, é possível tirar personagens com novas raças e classes para ajudar o personagem inicial na sua jornada.
O jogo é um fast play para ver quem chega ao nível 10 primeiro e se torna um Aventureiro Lendário.
Meu primeiro pânico no castelo
Esse boardgame é voltado para o público pré-adolescente e é um ótimo primeiro contato com os jogos de tabuleiro.
O jogador tem a missão de proteger seu Castelo contra incursões de ogros e goblins e impedir que eles invadam seu refúgio.
Para vencer os desafios, é necessário tirar a carta do aventureiro correspondente para cada monstro e, assim, prender seus inimigos no calabouço do castelo.
Snail’s Pace Race
Uma jogo de corrida de caracóis que aguça o lado cooperativo e também competitivo dos jogadores.
Esse jogo de tabuleiro de corrida conta com 6 caracóis no páreo e cada jogador escolhe o seu favorito.
As rolagens dos dados garantem o progresso dos caracóis no tabuleiro e o primeiro que conseguir chegar ao final colhe os frutos de ser o caracol mais rápido entre todos.
Um ótimo jogo introdutório, com regras simples e que serve para ser jogado por toda a família.
Hisss
Hisss é um jogo de tabuleiro cujo objetivo é formar o maior número de cobras com as cartas disponíveis na mesa.
Para formar uma cobra, você deve retirar uma carta e ir montando sua cobra, variando suas cores, formas e comprimento conforme adquire novas cartas.
É um jogo muito divertido e intuitivo: quem conseguir formar mais cobras completas ao final do baralho é o vencedor. Uma tarefa fácil para todo tipo de público.
Wildcraft: Um jogo de aventura com ervas
Wildcraft é um jogo que ensina a relação de comunhão com a natureza, afinal os Jogadores percorrem o tabuleiro e devem achar plantas e ervas medicinais para vencer os desafios do seu trajeto.
Cada avanço no tabuleiro representa um terreno, um animal ou um desafio diferente.
Todos os problemas do jogo podem ser resolvidos com o jogador adquirindo as ervas medicinais corretas e seguindo.
O primeiro que conseguir dominar a flora local irá sair ileso dessa selva.
Detetive
Este clássico entre os jogos introdutórios de tabuleiro permite que os participantes assumam a pele de investigadores criminais que devem solucionar um caso.
Em Detetive, houve um assassinato em uma mansão e os 6 participantes do jogo sabem que tem 1 assassino oculto entre eles.
Com isso, os 5 investigadores devem fazer de tudo para descobrir qual arma foi usada, em qual cômodo da residência ocorreu este crime e, finalmente, quem é o vilão e assassino da partida.
Tinco
Este é realmente um dos melhores jogos fastplay entre os boardgames introdutórios. Suas partidas duram, em média, 10 minutos e seu grupo pode jogar várias vezes em uma tarde de jogos.
Para vencer esse jogo, você precisa formar um conjunto com 5 cartas do mesmo animal, recebendo 1 ponto para cada vez que conseguir formar este quinteto.
Quem chegar a 5 pontos primeiro, vence a partida, dando início a uma nova rodada.
Azul
Você e seu grupo irão assumir o controle de artistas que trabalham para embelezar o Palácio do Rei de Portugal.
Competindo com seus amigos, o jogador deve trabalhar para criar o melhor enfeite com seus azulejos, ganhar mais pontos e se sagrar o artista favorito do Rei.
Uma tarefa simples, mas divertida e desafiadora, que trabalha com a imaginação e criatividade da galera.
Cara a Cara
Os participantes desse boardgame precisam conhecer um pouco sobre o mundo das celebridades para conseguir vencer o Cara a Cara.
Cada jogador, na sua vez, escolhe uma carta com uma pessoa pública e os outros participantes devem fazer perguntas para descobrir quem ela é.
O desafio fica mais emocionante pois o participante só pode responder a essas perguntas dando respostas de SIM ou NÃO.
Ludo
Ludo é uma corrida de estratégia, onde cada jogador começa com 4 peças e deve movê-las pelas casas do jogo até completar uma volta inteira no tabuleiro e chegar ao centro dele.
Para começar a usar uma peça, você precisa rolar um 6 no dado, que também é usado para definir quantas casas o seu pião avança por rodada.
Quem chegar com as 4 peças primeiro no centro sai como vencedor desta corrida insana.
Mice and Mystics
Esse jogo de tabuleiro se parece muito com um RPG clássico, onde você e seus amigos devem jogar de forma cooperativa em um cenário de dungeon crawler.
Invadir masmorras e salas misteriosas para enfrentar os desafios e criaturas do local é uma tarefa que irá render bons espólios para os ratos-heróis, como tesouros e itens, além de fazê-los subir de nível, aumentando o seu poder.
Xadrez
Um dos jogos de tabuleiro mais jogados do mundo, com regras simples mas uma tática bem complexa e dinâmica.
Sendo considerada uma evolução estratégica do jogo de Damas, o Xadrez tem como característica principal calcular os movimentos do adversário e neutralizar suas ações.
Para vencer, você deve tomar o Rei do seu adversário, dando Check Mate e terminando a partida!
Damas
O mais tradicional entre os jogos de tabuleiro introdutórios, o jogo de Damas é extremamente popular e usado desde a antiguidade.
O duelo das 24 ou 40 peças, divididas igualmente entre pretas e brancas, em um tabuleiro de 64 ou 100 casas é muito fácil de aprender e bem divertido para todas as idades.
Chegando ao fim deste guia com os 20 Jogos de tabuleiro introdutórios para a coleção do seu grupo, tenho certeza que os amantes de boardgames devem conhecer a grande maioria desses títulos.
Espero que você goste da lista e opine sobre ela, e se quiser pode modificá-la, mas não deixe de contar pra mim nos comentários também!
[…] série Ticket to Ride é muito querida e já acumulou muitos fãs pelo mundo. Todos os jogos são considerados familiares e de entrada, o que torna sua introdução facilitada para todo tipo de pessoa. É […]