Confira as 20 melhores mecânicas de jogos de tabuleiros
As melhores mecânicas de jogos de tabuleiros é o que os fazem tão divertidos! Os games de tabuleiro existem em grande número e o que não falta são gêneros e sub gêneros dos mais variados. E cada um deles conta com uma mecânica diferente, ou mudanças em mecânicas tradicionais que alteram a gameplay e a apreciação por esses games.
Conhecer essas mecânicas é fundamental para jogar bem os jogos de tabuleiro. E mais ainda, eles contam uma história, falam sobre como o gênero funciona e tratam de outras características tão essenciais e interessantes sobre games de tabuleiro e jogos no geral. Conheça as 20 melhores mecânicas de jogos de tabuleiro e saiba como funcionam!
O que são as mecânicas de jogos de tabuleiros?
Conteúdo
As mecânicas de jogos de tabuleiros são o que fundamentam e dão toda a base para seu funcionamento. Essas mecânicas trazem toda a experiência que somente os jogos de tabuleiro são capazes de trazer, inclusive na revolução causada por esses games no mundo do entretenimento, da cultura pop e na indústria dos jogos.
Boa parte dessas mecânicas estão atreladas ao fato desses games serem de tabuleiro, então dependem em alguma medida do uso de elementos físicos – como o próprio tabuleiro. Entre essas mecânicas estão mapas, dados, cartas, anotações, pinos, estatuetas e outros importantíssimos para serem entendidas dentro desses jogos.
Como funcionam as mecânicas de jogos de tabuleiros?
As mecânicas dos jogos de tabuleiro funcionam alterando diretamente o jogo, de modo a personalizá-lo e individualizá-lo diante de outros games e métodos de entretenimento. Cada jogo tem sua particularidade e esse fator especial é dado pela mecânica que altera seu funcionamento.
Em todos os jogos de tabuleiro a mecânica é definida por um pequeno manual de regras, que pode ser exposto em um documento extenso como nos jogos de RPG. Em jogos Role Play é costume que as regras sejam apresentadas para os jogadores na forma de um livro, conhecido como “livro de regras”.
Já em outros casos as regras que definem os jogos e suas mecânicas são expressas de maneira breve em uma simples folha ou mesmo no verso da embalagem. Não importa como, o fator decisivo é que de alguma forma essas mecânicas devem estar expostas de alguma maneira para que os jogadores saibam interpretá-las.
Essas mecânicas nem sempre podem ser manipuladas por todos os jogadores. Alguns jogos utilizam um narrador, um host ou mesmo um “mestre”, novamente tomando o exemplo RPGs como Dungeons & Dragons. Por isso essas mecânicas de jogos de tabuleiros devem estar expressas de maneira claríssima de alguma maneira pelo jogo e seu fabricante para que cada um saiba exatamente como aquele jogo específico se comporta.
Também é comum que essas mecânicas funcionem com algum apetrecho. Cartas, baralhos, dados, estatuetas, pins e o próprio tabuleiro são exemplos de como essas mecânicas acabam funcionando de modo diferente em cada jogo e alteram o seu valor e sua jogabilidade.
Quais os 20 melhores mecânicas de jogos de tabuleiros
Conheça agora quais são as 20 melhores mecânicas de jogos de tabuleiros! Iremos mostrar não apenas a mecânica, mas também indicaremos um jogo que corresponde a ela, mostrando como interferem na jogabilidade e podem resultar em uma jogatina especial e muito divertida para você e seus amigos!
Essas mecânicas são um resumo do que são os jogos de tabuleiro e serão fundamentais para que você entenda tudo sobre o gênero, conhecendo assim de maneira profunda o que são esses jogos e por que são tão amados na comunidade. Confira quais são as 20 melhores e como funcionam!
Cartas
As cartas são uma das mecânicas de jogos de tabuleiro mais antigas. Na verdade, provavelmente sua origem é tão ou mais antiga quanto a de outros jogos em geral, uma vez que no ano 1.000 a.C. já se tem notícia de certas cartas sendo utilizadas em território chinês, que logo depois se espalharam pelo Oriente Médio e chegando na Europa.
Hoje temos as cartas em seu formato regular de baralho, com seus naipes, números, damas e reis. Porém, elas podem ser extremamente diversificadas, como as de Dixit, um legítimo representante desta mecânica, e que é um dos jogos de tabuleiros mais famosos de todos os tempos. A jogabilidade de Dixit se baseia 100% nas cartas, onde cada jogador deve adivinhar a carta escolhida pelo contador. O jogo é publicado pela editora Galápagos.
Cooperativo
A cooperação é fundamental em jogos, não à toa é uma das mecânicas de jogos de tabuleiros mais famosas. Embora existam jogos muito competitivos no mercado, como é o caso do próprio Dixit que citamos acima, alguns jogos tem uma natureza puramente cooperativa onde o grupo inteiro de jogadores se beneficia da ajuda.
Um desses jogos é o jogo Black Stories. Neste game, um narrador é escolhido para ler uma história de uma carta. Esta carta é lida de maneira breve com um relato simples, quase sempre macabro, que envolve uma morte violenta. A obrigação de todos os participantes é fazer perguntas que podem ser respondidas com “sim”, “não” ou “irrelevante”. O espírito de equipe é fundamental para vencer o mistério.
Competitivo individual
Voltando novamente aos jogos competitivos, há aqueles que focam em um indivíduo não contra um oponente apenas, mas sim contra mais de um jogador ao mesmo tempo. Estes games podem ser mais ou menos difíceis e tudo depende das habilidades do jogador.
Um exemplo deste modelo é Monopoly, onde o jogador deve acumular para si o monopólio da cidade. Porém, para isso ele deve falir todos os outros jogadores que estejam competindo. Monopoly pode ser um jogo terrível para cultivar amizade, mas sem dúvidas vale a pena ter essa experiência por conta da diversão presente no game. No Brasil o jogo é vendido também pelo nome de Banco Imobiliário.
Jogos com internet
Jogos de tabuleiro são frequentemente associados a um ambiente mais retrô, com tendências mais tradicionais e nostálgicas, praticamente alérgicos quanto a qualquer tecnologia. Mas isso está mudando aos poucos e a prova disso é que há jogos que utilizam a internet em sua gameplay, tornando o processo mais real e dinâmico.
O jogo Detetive faz isso muito bem, dando algumas dicas sobre cenas do crime e assassinos por um site personalizado na internet onde essas informações estão sendo disponibilizadas. Vale a pena conhecer este jogo só para entender como funciona essa combinação inusitada. O jogo Detetive é vendido no Brasil pela Estrela.
Jogos de Tabuleiro com histórias
O roteiro de um jogo de tabuleiro muitas vezes já vem prontinho e cabe aos jogadores apenas interpretar os papéis impostos. Esses jogos são mais interessantes para aqueles que não são criativos o suficiente ou simplesmente não gostam de jogos de RPG de mesa, pois já entregam de uma vez o personagem do jogador.
Entre os principais jogos deste estilo está o maravilhoso Call Of Cthulhu, que como você pode ter associado, sim, o jogo é uma referência ao homônimo conto de Lovecraft. E embora os acontecimentos sejam roteirizados, o jogo é bastante divertido e interessante.
RPG
Se você não sabe o que é um RPG de mesa e nem entende o que o termo significa, então provavelmente você nunca jogou um de verdade. A sigla RPG significa Role Playing Game, literalmente jogos de interpretação de personagens. E é exatamente isso o que o gênero faz: permite que você interprete personagens originais que você criou exclusivamente para a partida.
Tudo isso enquanto oferece um cenário de fantasia medieval bastante rico, com classes diferentes, cada uma com suas habilidades e outras características que vão personalizando e individualizando a experiência. Seria um crime citar qualquer jogo além de Dungeons And Dragons, o criador de todo o gênero RPG e que é um verdadeiro revolucionário no mundo dos jogos de tabuleiro.
Uso de dados
Em nosso dia a dia contamos com a sorte e rolamos os dados diariamente. Acontece que esse tipo de sorte também pode estar presente em seu jogo de tabuleiro, e pior, aqui como o dado existe, a todo instante você sente a tensão de ter que girá-lo e ver um resultado desfavorável e que muitas vezes é o seu fim na partida.
Dados para jogos de tabuleiro costumam ser do tipo comuns, ou seja, com 6 lados. Porém, há dados muito mais trabalhados com até mesmo 12 lados! Um grande representante desse mundo é Pandemic, um jogo baseado em uma distopia baseada em uma pandemia que assolou o mundo todo.
Uso de fichas
Fichas são meios muito úteis para serem utilizadas como mecânicas de jogos de tabuleiros, especialmente em RPGs. Mas independente de gênero, vários jogos de tabuleiros acabam utilizando essas fichas que servem como orientação para o jogador, ou para os personagens utilizados pelos jogadores durante o jogo.
Essas fichas são parecidas com cartas, mas com espaços para serem preenchidos com todos os detalhes a respeito dos personagens, como mencionamos, ou sobre o próprio jogador. Um grande representante dessa mecânica é o RPG de Mesa One Piece, onde você pode criar personagens para o universo do mangá e anime e participar de suas próprias aventuras.
Jogos intuitivos
Para qualquer game a intuição é muito importante, o suficiente para se tornar uma mecânica importante para os jogos de tabuleiros. Alguns jogos dependem estritamente da intuição para serem jogados e sem essa habilidade aguçada e treinada ao máximo, a jogatina simplesmente não existe!
Um desses jogos que definem essa como uma das grandes mecânicas do gênero é The Mind, um card game extremamente interessante onde falar é proibido! Na verdade, se comunicar de qualquer forma é terminantemente proibido e a única forma de “se comunicar” é com a intuição, com a mente – assim como o próprio nome diz. The Mind é vendido pela Galápagos no Brasil.
Jogos com blefe
O blefe é uma mecânica importante em qualquer jogo, inclusive em jogos de cartas. Jogos tradicionais como poker, baralho, truco e outros muito comuns em nosso dia a dia utilizam o blefe como uma função importante. Saber colocar medo e receio nas jogadas de seus oponentes é muito importante para ganhar a partida e conseguir vantagem.
Mencionamos como os jogos de cartas usam de maneira bastante inteligente o blefe, mas ela também é uma das mecânicas de jogos de tabuleiros. Um dos jogos de tabuleiros que mais usam o blefe é o Spyfall, onde o jogador que é espião deve mentir para os outros jogadores e garantir a sua posição como um infiltrado.
Guerras históricas
Guerras históricas sempre estiveram entre um dos temas preferidos para a criação de jogos. Clássicos absolutos como Batalha Naval já utilizam o tema bélico, mas conforme as guerras foram se tornando historicamente importantes, elas também foram adaptadas para jogos eletrônicos e de tabuleiro.
Um grande exemplo é o Bear Trap, jogo que retrata de maneira fiel a guerra afegã-soviética que ocorreu de 1979 até 1989. Esta guerra mostra a disputa territorial entre os insurgentes alemães e o exército da antiga União Soviética. O jogo é publicado pela GMT Games LLC, e tem idade mínima de 14 anos.
Decks
Os decks são um conceito muito comum para os card games. Também são conhecidos como grimórios, mão, catálogo ou qualquer outro tipo de referência às cartas que um jogador tem para jogar. Cada uma dessas cartas tem uma habilidade específica, que deve ser utilizada de maneira estratégica durante a jogatina.
Cada jogo de carta tem seu próprio deck, que deve ser utilizado pelos jogadores para competirem uns com os outros. O deck é sempre previamente montado, porém, no momento da partida as cartas chegam de maneira aleatória até a sua mão, dando mais complexidade ao jogo. Um grande representante desta mecânica é Yu-Gi-Oh, um jogo de cartas tão famoso que chega a utilizar tabuleiros para as suas jogadas.
Eliminação
Jogos competitivos, quase sempre implicam na eliminação de um dos jogadores e alguns desses games utilizam esta como uma mecânica importante para toda a jogatina. Games como este trazem mais complexidade e competitividade, onde o risco de perder torna o jogo emocionante e mais interessante de ser jogado.
É claro que nem todos os jogos utilizam esta mecânica e alguns fazem dela mais importante que outras. Aqui iremos indicar Quartz, um representante desta mecânica. No jogo, os anões devem acumular riquezas e conseguir a mina inteira para eles, e claro, cada jogador controla um anão que deve disputar com os outros as riquezas.
Perguntas e respostas
Perguntas e respostas estão presentes em praticamente todo tipo de jogo e entretenimento. Vemos isso em programas de TV, jogos RPG e muitos outros games, isso faz deste conceito uma das mecânicas de jogos no geral muito apreciada e usada, e entre os jogos de tabuleiro com certeza não é diferente.
Diga 5 é um dos jogos que mais usam esse tipo de mecânica. Na verdade, o jogo se baseia nas respostas corretas por parte dos jogadores. Cada jogador deve dizer 5 coisas que são solicitadas na carta, itens simples como “diga 5 vegetais com a letra M” ou “5 cientistas famosos”. Diga 5 é um jogo divertidíssimo, especial para jogar com familiares, amigos e também crianças.
Despretensão
Certos jogos de tabuleiro, e até mesmo games eletrônicos, se destacam pela sua despretensão. Essa despretensão se tornou tão constante em games que pode ser considerada um tipo de mecânica, um gênero novo e que traz algumas situações específicas e únicas para os games que o destacam de todos os outros da plataforma.
A despretensão torna esses jogos não necessariamente mais fáceis, mas pelo menos mais simples. Esses são jogos ideais para serem jogados com crianças, em momentos de descontração e para jogadores que não desejam se comprometer com o jogo. E um grande representante desta mecânica é Taco Cabra Queijo e Pizza, jogo disponibilizado pela Papergames onde a jogabilidade é maluca e muito divertida.
Construir rotas
Construir rotas é uma mecânica comum em certos jogos. Esse tipo de mecânica pauta uma jogabilidade bastante diferente, onde o objetivo é construir rotas, ou mesmo edificações. Também é possível criar passagens alternativas, novas saídas, descobrir caminhos novos, entre outros objetivos.
Jogos de rotas geralmente são usados em formato de labirintos, dungeons difíceis e obscuros, entre outros. É comum que esses jogos envolvem algum tipo de desafio de fuga, como fugir de um perigo, prisão ou de um ambiente. Um belo exemplo de um game com essa mecânica é Bandido, da Papergames, um jogo onde o objetivo é criar rotas e conseguir chegar até suas riquezas.
Para acumular riquezas
E falando em acumular riquezas, esta é mais uma mecânica muito utilizada para jogos de tabuleiros. Acumular riquezas e ficar rico é possível, não só isso, é o objetivo em certos jogos. O Jogo da Vida e o famoso Monopoly, o jogo de tabuleiro mais vendido de todos os tempos, são exemplos da mecânica.
O mais interessante é que ambos exemplos são jogos bastante diferentes, com mecânicas interessante e peculiares. Enquanto em Monopoly o seu objetivo é construir um império, um verdadeiro monopólio, em Jogo da Vida você deve enriquecer e prosperar enquanto encara desafios parecidos com a rotina da vida real.
Gestão
Gerir recursos está entre uma das mecânicas de jogos de tabuleiros mais exóticas e complexas que existem. Em qualquer contexto que seja, é difícil gerir bem aquilo que você tem, calcular o que pode ou não ser usado e se programar para as necessidades futuras. Jogos que apostam nessa mecânica costumam ser complexos.
Um grande representante da gestão de recursos é o Scythe. O jogo se passa em um cenário de guerra fria, onde os jogadores controlam milícias e facções na Europa que lutam por território. Estratégia é essencial e gerir recursos é a chave para conseguir vencer todos os problemas e ganhar no jogo.
Negociação
Ser um bom negociante é essencial para a vida, não é por acaso que certos jogos tornaram a mecânica de negociação uma função fundamental. Em muitos títulos, saber negociar é muito útil para sua jogabilidade e principalmente os RPGs utilizam dessa mecânica em praticamente todo o jogo, com mercadores e vendas.
Já outros jogos de tabuleiros usam essa mecânica como função central, como é o caso de Basari, onde os jogadores devem apresentar suas habilidades para negociar e acumular pontos. Inclusive este é um jogo onde a antecipação da negociação do oponente é primordial. É necessário pensar à frente e estar preparado para as escolher dos seus rivais.
Tabuleiro adaptativo
Por fim, também temos uma das mecânicas de jogos de tabuleiro mais interessantes, que é o tabuleiro adaptativo. O tabuleiro adaptativo é aquele que pode ser customizado de acordo com as tendências da partida, suas características e as funções que o game desempenha em sua jogatina, uma mecânica difícil de adaptar.
É por isso que games como Zombicide são tão especiais, pois nesses games o tabuleiro adaptativo reina e é bastante utilizado. O jogo Zombicide tem um tabuleiro que muda conforme a partida e as decisões dos jogadores. Este é um tipo de tabuleiro adaptativo incomum, mas bastante útil para visualização da jogatina. Zombicide é disponibilizado Galápagos, que traz uma experiência incrível.
Veja como as mecânicas de jogos de tabuleiros são simplesmente incríveis! Cada uma delas apresenta jogatinas impressionantes, diversificadas e tornam a sua experiência com o game muito mais rica. Vale a pena conhecer todas elas e investir em bons jogos de tabuleiro e trazer mais diversão para seu dia a dia.