Battle for Rokugan: o que é e como jogar?
Inspirado no Japão Feudal e seus samurais e guerreiros honrados, Battle for Rokugan é um jogo que não pode passar despercebido pelos fãs desse período da história nem daqueles amantes de jogos complexos e demorados. Com foco na estratégia, a experiência vista aqui é digna do período ao qual ele se inspira, com grandes batalhas, líderes imponentes, e disputas incessantes por território.
Caso você admire tanto os jogos de tabuleiro complexos quanto o período dos grandes samurais, aqui temos os principais detalhes sobre Battle for Rokugan e como ele pode ser jogado.
O que é o jogo Battle For Rokugan?
Conteúdo
Battle for Rokugan é um jogo de fantasia medieval desenvolvido por Molly Glover e Tom Jolly. O game tem um foco em mecânicas como blefe, controle e influência de área, gestão de mão, posicionamento de peças, movimentos secretos e personagens com diferentes habilidades, que podem ser cruciais para o jogador se sobressair perante os seus adversários.
Qual a história do jogo Battle for Rokugan?
O jogo coloca os participantes na pele dos Daimyos de Rokugan, que devem ajudar seus respectivos clãs a se tornarem soberanos na região. Para isso, é necessário ajustar recursos, ter influências em diversas localidades e, caso necessário, batalhar contra clãs rivais para obter o controle de pontos estratégicos para conseguir mais poder.
Ao todo, são sete clãs: Crab, Crane, Dragon, Phoenix, Lion, Scorpion e Unicorn. Todos eles disputam há muito tempo pela dominação de todo o território, mas apenas os jogadores que poderão de fato auxiliar nesse objetivo em Battle for Rokugan.
Como jogar?
As partidas de Battle for Rokugan podem ser jogadas de 2 a 5 jogadores, com recomendação de idade para maiores de 14 anos. Cada partida, por ser um jogo complexo, tem uma duração aproximada de 60 minutos.
Quais as regras?
Embora seja complexo, as regras do jogo tem detalhes fáceis de se entender e repassar para os demais jogadores, que podem iniciar as partidas com rapidez e, durante a jogatina, ir pegando os demais macetes sem perder a diversão e emoção de conquistar os territórios e batalhar com seus adversários.
Após a preparação do tabuleiro e distribuir todas as cartas dos clãs para os jogadores, que devem escolher qual deles irão representar nessa parte, já pode iniciar a partida de Battle for Rokugan. O jogo se divide em cinco rodadas, onde cada uma possui três fases, sendo elas a de manutenção, de colocação e a fase de resolução.
Na fase de manutenção, que inicia a rodada, os jogadores compram marcadores de combate e, após a rodada inicial, também poderão jogar as cartas de território, que determinam efeitos únicos para os jogadores que controlam algum local do mapa e podem ser muito úteis para a estratégia de conquista de outros locais.
A fase de colocação, como o nome já diz, é onde os participantes poderão planejar as ações no mapa, seja atacar algum adversário, fortalecer suas defesas, ou utilizar a diplomacia. Em caso de combate, existem vários marcadores que podem ser determinantes para que o jogador saia vitorioso, ou se desejar, enganar o adversário para obter outras vantagens.
Finalizando a rodada, na fase de resolução os Daimyos realizam de fato suas ações, resolvem qualquer efeito dos marcadores colocados no mapa e, caso consiga conquistar algum território, reivindicar as cartas do local conquistado. Após isso, os jogadores decidem um novo jogador e uma nova rodada começa.
Fim do Jogo
Após a quinta rodada, a partida de Battle for Rokugan se encerra, e os jogadores revelam sua carta de objetivo secreto e fazem a somatória dos pontos de vitória, chamados aqui de honra. O vencedor será o Daimyo com o maior número de honra.
Agora que você conhece melhor os conceitos iniciais, não deixe de se reunir com amigos para serem transportados de volta para o tempo dos samurais e se tornar o senhor de Battle for Rokugan. Com as estratégias certas e sua habilidade de analisar o mapa e os seus adversários, você tem tudo para ser o mais honrado de todos.