Jogando sozinho: quais opções em tabuleiro?
Poucos sabem, mas há como se divertir com jogos de tabuleiro jogando sozinho. Isso porque um grande número de jogos de tabuleiro carregam mecânicas especiais para partidas em formato solo.
A diversão jogando sozinho um jogo de tabuleiro é o mesmo que em board games com grandes grupos. Para este estilo, basta observar as regras de como montar o tabuleiro e os detalhes de um jogo solo.
Conheça a seguir algumas opções de jogos de tabuleiro para se divertir jogando sozinho.
Jogando sozinho no tabuleiro: como funciona?
Conteúdo
Aos que pretendem entretenimento jogando sozinho jogos de tabuleiro a modalidade é bastante simples. Muitos jogos são desenvolvidos especialmente para apenas um jogador ou apenas comportam partidas solo.
Na maioria das vezes o único jogador é capaz de jogar com dois personagens em jogos cooperativos ou precisam fazer o papel de outro jogador de acordo com as regras do manual. Para quem está jogando sozinho, a grande vantagem é poder se divertir e treinar estratégias sem depender de outro jogador.
Melhores jogos sozinho de tabuleiro para 2022
Aos que se interessam em treinar partidas jogando sozinho, basta observar o número de participantes que o jogo suporta. Os jogos com mecânicas para um jogador carregam em suas especificações o número 1 ou mais. A seguir, conheça cinco títulos para treinar estratégias jogando sozinho.
Um Banquete a Odin
Em Um Banquete a Odin o jogador revive expedições e conquistas culturais da tribo dos Vikings. É preciso invadir, explorar territórios e ainda realizar atividades do dia a dia para conquistar uma boa posição financeira e dentro da sociedade.
Esse jogo de tema medieval e economia comporta de 1 a 4 jogadores. Para quem deseja experimentar Um Banquete a Odin jogando sozinho, o objetivo é buscar a sua maior pontuação.
Sagrada
Sagrada é um jogo abstrato de tabuleiro desenvolvido para a construção de uma obra-prima vitral com um projeto de dados e outras ferramentas. O tabuleiro possui muitas regras para a construção, como tonalidade e cores dos dados que podem ser colocados.
Noria
Noria é um jogo de tabuleiro que utiliza o universo Steampunk. Esse board game utiliza um mecanismo chamado ‘’Construção de Roda’’. Assim, o jogador utiliza uma roda de ações composta por anéis. Para treinar jogando sozinho, Noria oferece a modalidade solo, com componentes extras e regras específicas.
Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média
Para quem pretende conhecer o universo dos jogos de tabuleiro jogando sozinho, o jogo Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média é também uma opção. Nele, o jogador deve explorar a Terra-Média com suas habilidades de sobrevivência.
Ele é um jogo que é preciso da utilização de um aplicativo de suporte e que revela todos os segredos na vasta floresta. No modo solo, a campanha acontece com a liberação através do App. No método é possível realizar explorações e realizar as quests propostas.
Indian Summer
Indian Summer é um jogo familiar bastante simples e que oferece a possibilidade de jogo de 1 a 4 pessoas. India Summer é do estilo Quebra-Cabeça e cada jogador tem o objetivo de cobrir com tiles todo o tabuleiro que representa a floresta durante o verão da Nova Inglaterra.
Como escolher jogos de tabuleiro solo ou para mais jogadores?
Jogar o modo solo não é uma tarefa difícil, porém para melhorar o desempenho é preciso levar alguns aspectos em consideração para realizar partidas jogando sozinho.
Tema do jogo
O tema do jogo é muito importante para quem pretende se divertir jogando sozinho. O jogo flui melhor quando a pessoa curte o tema e toda ambientação da história do jogo. Felizmente, existe uma imensa variedade de temas no mercado atual.
Quantidade de jogadores possíveis
Aos interessados em partidas solo, é imprescindível observar o número de jogadores antes de realizar a compra do jogo. Os jogos com mecânicas solo apresentam em suas especificações a quantidade mínima de 1 jogador.
Componentes e mecânica do jogo
Outro aspecto importante é observar os componentes do jogo. Jogos considerados simples sempre apresentam uma quantidade pequena de componentes. Quanto mais peças o jogo apresenta, maior é a ambientação das partidas.
Tempo médio de duração das partidas
Todos os jogos de tabuleiro apresentam a indicação da média de tempo de suas partidas. É preciso prestar atenção nesse tempo para saber encaixar as partidas em seu tempo livre. Normalmente jogos solo de baixa duração costumam durar em média 30 minutos.
Idade recomendada
Se o caso for de jogar com crianças, é preciso acompanhar a classificação de idade indicada. Alguns jogos são considerados pesados e exigem um maior pensamento estratégico. Por isso, não é indicado para crianças com menos de 14 anos.
Expansões do jogo
Grande parte dos jogos de tabuleiro apresentam expansões a fim de expandir a jogabilidade. Elas são compradas separadamente e possuem mais cartas, componentes e até mesmo novas temáticas. As expansões não são obrigatórias, mas podem agregar bastante ao jogo base.
Complexidade do jogo
Por fim, a complexidade do jogo. Os jogos são desenvolvidos com diferentes níveis de complexidade, os jogos familiares são aqueles com mecânicas fáceis e partidas rápidas. Já os Jogos Experts, são considerados complexos e que demandam um grande tempo. A escolha da complexidade tem que ir de acordo com o que é desejado no momento, assim o jogo fluirá melhor.
Não é sempre que conseguimos montar grandes grupos de pessoas para uma jogatina. Por isso, é sempre bom o amante de board game investir em jogos para se divertir jogando sozinho e sem depender de outras pessoas.
[…] há uma imensa variedade de board games no mercado. É possível encontrar jogos para todos os gostos, temas e mecânicas. Porém, nem todo […]
[…] vantagem do quebra-cabeça é a capacidade de avaliar como os objetos estão organizados no espaço em relação com o meio […]