Saiba como jogar o jogo de tabuleiro Arena: The Contest

3

Quando se fala sobre jogos completos e diversos, Arena: The Contest deve estar na ponta da língua. Com seus vastos modos de jogo e mecânicas clássicas de jogos com temas medievais e de fantasia, ele é um prato cheio para amantes de um bom e velho RPG com uso de miniaturas e mapas detalhados.

Além disso, existem diversas opções de personagens e cenários que tornam as partidas únicas, divertidas e emocionantes.

Seja para desbravar cenários ou apenas para uma boa batalha entre jogadores, o jogo deve sim ser conhecido pelo grande público, e aqui te mostramos um pouco mais sobre como Arena: The Contest funciona.

O que é o jogo Arena: The Contest?

Conteúdo

Desenvolvido por Alexandre Aboud, Danilo de Alcantara e Clayton Machado, Arena: The Contest é um jogo com tema de fantasia com foco no RPG, com rolagem de dados, movimentação de personagens, habilidades únicas e outras mecânicas clássicas do gênero.

O que é o jogo Arena: The Contest?
Como se joga. Fonte/Reprodução: Galápagos.

Além disso, o jogo possui diversos modos de partida, o que é um diferencial em relação a outros jogos do mesmo estilo.

Qual a história do jogo Arena: The Contest?

O jogo é situado na amaldiçoada região de Tanares, onde após diversas batalhas sangrentas por poder e ganância, surgiram as chamadas Terras Desventuradas, onde lendas, monstros e outros tipos de perigos se encontram.

Com medo das consequências de uma nova guerra, o Império de Tanares cria a Arena, onde heróis de todas as tribos batalham e buscam por glória e tesouros em aventuras e combates épicos.

Quantas pessoas podem jogar o jogo Arena: The Contest e quais as regras?

Arena: The Contest pode ser jogado de 1 a 8 jogadores, sendo recomendado para maiores de 14 anos. As partidas do jogo podem chegar a uma duração de cerca de 90 minutos, e embora possua um sistema bastante complexo, as regras seguem uma linha muito semelhante a outros jogos de tabuleiro de RPG.

Por ter modos de jogo diferentes, as regras para cada um dispõe de algumas diferenças entre si.

Preparação – PVP

No modo de PVP, onde os jogadores batalham entre si formando equipes, é necessário, antes de tudo, montar a arena de combate. Nela, os jogadores podem colocar várias peças para criar o cenário que desejarem, com armadilhas, obstáculos e outras características.

Após isso, os heróis são recrutados através da rolagem de dados para escolher qual equipe começa o recrutamento. Com todos os personagens escolhidos, eles são colocados na arena e a partida pode começar.

Preparação – Cooperativo

Já no modo cooperativo, onde também pode ser jogada a campanha principal de Arena: The Contest, os jogadores devem escolher seus heróis, onde não pode haver dois personagens com a mesma função em uma equipe. Em seguida, eles recebem seus equipamentos iniciais, que podem ser artefatos, fichas de ajuda, e outras cartas de ação.

Para dar início a partida, os jogadores devem escolher a missão que será realizada, muito semelhante a um jogo Dungeon Crawler, e montar o tabuleiro de acordo com as diretrizes estipuladas para a missão escolhida, podendo assim começar a jogatina.

Quais os componentes do jogo Arena: The Contest?

A caixa de Arena: The Contest vem com os componentes a seguir:

  • 1 Tabuleiro do jogo;
  • 20 cartões de personagem (heróis e chefes);
  • 3 livros;
  • 1 guia rápido;
  • 2 cartões de ajuda;
  • 294 cartas;
  • 60 peças;
  • 58 fichas;
  • 2 dados D20;
  • 32 miniaturas;
  • 12 anéis coloridos.

Junto com estes itens, o jogo vem com seu Manual de Regras completo, especificando inclusive todas as mecânicas para os seus diferentes modos de jogo.

Como jogar Arena: The Contest?

Como dito anteriormente, Arena: The Contest possui diversos modos de jogo, mas todos eles têm algo em comum, seu funcionamento das partidas, que são jogadas por uma série de rodadas, separadas em turnos e fases.

PVP

No modo de batalha entre jogadores, as partidas acontecem em turnos entre as equipes, com cada uma realizando ações específicas, como movimento, ataque, ou uma ação heróica, que utiliza uma habilidade única do herói.

Obviamente, a partida termina quando resta apenas uma das equipes em batalha, se consagrando a campeã.

Cooperativo e Campanha

Já nesse modo, o sistema para jogar segue semelhante ao Dungeon Crawler, onde existe a rodada dos heróis e dos vilões, onde ambos realizam ações específicas para, no caso dos heróis, cumprir os objetivos da missão, e dos vilões, impedir que isso aconteça. Além disso, existe o Chefão, que ao aparecer em jogo, possui uma rodada com ações especiais.

A partida se encerra caso os jogadores consigam cumprir a missão escolhida, ou, obviamente, se forem derrotados ou impedidos pelos vilões. Nesse modo, também existe a Campanha do Arena: The Contest, que para ser jogada, basta seguir as diretrizes do Domo da Campanha.

Com seu vasto universo rico em personagens e cenários, sem dúvida o Arena: The Contest pode se tornar um RPG que deve estar na sua lista de favoritos após você o conhecer. Junte seus amigos e parta para as terras de Tanares, seja para batalhar entre si ou para buscar por grandes aventuras, a diversão e emoção não estarão muito longe.

3 Comments
  1. Guilherme Monteiro says

    Eu conheci esse jogo e já estava pronto para uma experiência maçante por ser aquela mesma história padrão que eu já disse várias vezes que não sou fã, mas esse jogo de tabuleiro aqui me surpreendeu de forma positiva, principalmente por algumas mecânicas e regras, que se assemelham a de um RPG de mesa clássico. Para mim o que diferencia esse jogo de tabuleiro dos demais é o PVP, que também foi o principal motivo de eu ter me aprofundado mais e ter gostado tanto dele. Também há a opção de um modo cooperativo, se não me engano, então acaba por esse jogo ter um fator replay bom, por ter esses modos, também por causa das mecânicas, mas principalmente pelos modos. Eu particularmente prefiro o modo de PVP, já que o cooperativo é aquele Dungeon Crawler padrão que não me agrada muito. Dá pra juntar uma galera legal aí e tratar isso como se fosse de fato um RPG de mesa, talvez assim deixe o jogo de tabuleiro mais legal, já que no modo cooperativo eu não gosto muito dele não. O pvp salva esse jogo aqui e não é pouco. No geral, pode comprar sim, os 2 modos são bons se você não for muito exigente.

  2. […] jogo possui um tabuleiro com várias casas, que podem conter espaços vazios ou um dos dois tipo de insignias. Uma das […]

  3. […] (2021): Companion Creature mini-expansion é um jogo de tema de fantasia que contém diversas mecânicas interessantes. Estas mecânicas incluem alocação de […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.