Jogos de estratégia: 5 melhores jogos de tabuleiro para jogar com amigos
Jogos de estratégia e de tabuleiro sempre andaram juntos. Na verdade, os jogos de tabuleiro tem uma profunda ligação com a cognição e são até mesmo utilizados por pedagogos para o aprendizado de crianças e adolescentes. E os games de estratégia não são apenas importantes para o raciocínio, eles entretêm e são bem divertidos!
Por isso, quanto mais você conhecer, mais opções poderá oferecer para seus alunos, filhos, amigos, colegas e familiares em reuniões, festas e até mesmo sessões criadas apenas para jogar jogos de estratégia. O que não falta é opções para todos os públicos e gostos.
Melhores jogos de tabuleiro para jogar com amigos
Conteúdo
Como todo gênero de jogos, existem aqueles jogos de estratégia que se destacam dos demais. O gênero como um todo é incrível e existem milhares de games que merecem ser conhecidos, jogados e compartilhados com amigos, familiares e colegas. Porém, aqui estamos para recomendar os melhores e os mais tradicionais, unânimes entre os fãs.
A lista a seguir serve como uma ótima porta de entrada para você conhecer esse universo, e sem dúvidas pode ampliar o seu horizonte e conhecimento sobre os jogos de tabuleiro. Escolha entre os jogos da lista e, quando for jogar, não deixe de convidar seus amigos!
Xadrez
Não há como começar uma lista de jogos de estratégia sem citar o xadrez. O xadrez é um dos jogos de estratégia mais tradicionais em todo o mundo e também um dos mais populares! Para se ter uma ideia, o jogo é tão antigo que nem mesmo a sua origem exata temos. Só o que sabemos é que ele é jogado há quase 6 séculos.
O jogo tem raízes militares e simula uma estratégia bélica em um confronto entre tropas onde dois oponentes disputam estrategicamente quem dará o “xeque-mate” no rei do rival. Seu objetivo é atacar a peça do rei de maneira fatal e em muitos casos a estratégia é tão bem elaborada que este ataque nem chega a ocorrer e a partida termina pela impossibilidade da defesa.
Cada pequena peça do xadrez tem a sua função e até mesmo os elementos que são “descartáveis”, como os soldados de frente de uma tropa, tem sua importância. Por isso esse é não só um jogo de estratégia, e sim de muita cognição onde é necessário ter muito raciocínio para continuar vencendo os seus oponentes.
Segundo as últimas pesquisas, cerca de 500 milhões de pessoas jogam xadrez. E para se ter uma ideia da demanda pelo jogo, um dos campeonatos mundiais realizados no ano passado em Astana, no Cazaquistão, teve um prêmio de 2 milhões de dólares divididos entre os finalistas.
Saindo de um jogo de estratégia extremamente complexo para um bastante simples, vamos conhecer o Batalha Naval. Não pense que simplicidade significa pobreza, pois mesmo sendo um jogo básico, o Batalha Naval é absolutamente incrível no quesito que mais importa em um jogo: a diversão.
O Batalha Naval é jogado sempre entre dois jogadores, onde o nome do jogo é auto evidente. O game simula um combate bélico no mar onde os jogadores tentam afundar a embarcação de guerra do oponente. Os jogadores não podem saber onde está a embarcação inimiga e há muita estratégia em descobrir onde está e atacá-las do modo correto.
Damas
Damas é um jogo em muitos aspectos parecidos com o xadrez. Em primeiro lugar, claro, ambos são jogos de estratégia e de tabuleiro. Outra similaridade é que são antiquíssimos, tão antigos que calcular a sua origem exata é quase utópico. Não sabemos de onde a Damas vem, mas temos pistas de que sua origem é espanhola ou portuguesa.
Esses jogos são jogados entre duas pessoas que disputam os espaços de um tabuleiro, as peças se dividem entre pretas e brancas. Damas são consideravelmente mais simples do que seu irmão mais velho, o Xadrez, mas ainda são divertidíssimas, e é preciso muita inteligência para enganar o oponente e conseguir os melhores resultados.
Para jogar, você deve deslocar as peças em casas e “comer” as peças adversárias. Para conseguir isso, é preciso pular uma casa por cima da peça inimiga. Quando sua peça chegar ao topo do tabuleiro oponente, ela se torna uma dama e pode pular diversas casas de uma vez na diagonal e com isso ter vantagens e conseguir criar estratégias ainda mais avançadas.
Monopoly
Monopoly é um dos clássicos absolutos de jogos de estratégia e simulação e ostenta o título de jogo de tabuleiro mais vendido do mundo. Monopoly é um jogo tão inteligente e sofisticado que foi originalmente pensado como uma forma lúdica de explicar como o mercado financeiro funciona dentro do sistema econômico do capitalismo.
Esse aparentemente inocente game esconde uma profunda crítica ao capitalismo, mas ainda assim pode ser jogado sem qualquer pretensão política. O objetivo do jogo é criar um monopólio de imóveis em uma cidade fictícia. E somente nessa premissa, o Monopoly já se torna muito diferente de todos os outros jogos que citamos até aqui.
Há um elemento lúdico e de simulação muito forte neste título, ao ponto de muitos reconhecerem nele um toque de RPG. Outro tremendo diferencial de Monopoly para os outros citados é que o jogo pode ser jogado por até cinco jogadores, muito diferente do formato 1 contra 1 que vimos até então.
Essas foram algumas das características que fizeram de Monopoly um sucesso estrondoso, mas como se joga exatamente? O seu objetivo é criar um monopólio na cidade, comprando imóveis e colocando aluguéis e hipotecas. Os jogadores de Monopoly devem saber lidar com o banco, pagar os juros de maneira correta e administrar o seu dinheiro.
Uma grande arma de Monopoly é cobrar hipoteca dos seus concorrentes, e o seu objetivo além do monopólio é falir os outros jogadores. Lembre-se que se existir alguma possibilidade de seus oponentes comprarem suas propriedades, então seu monopólio não está completo. Vale a pena conhecer o jogo e experimentá-lo com os amigos.
Santorini
Santorini é um jogo clássico de estratégia e feito praticamente apostando tudo nesse gênero. Um fato curioso sobre esse game é que o mesmo foi desenvolvido e refinado por um matemático, para se ter uma ideia do quão “estratégico” ele pode ser. Santorini é, sim, um jogo complexo, mas seu sistema é relativamente simples.
O jogo se passa em uma ruína grega, onde cada jogador tem uma dupla de construtores e o objetivo é erguer uma torre e montar em cima. Aquele que erguer uma torre com 3 camadas e subir ao seu topo, vence. Simples, não é? Mas calma que o game pode se tornar muito mais difícil e estratégico.
Em primeiro lugar, o jogador só pode construir um nível de torre com o jogador que mover. Além disso, para ele construir o segundo nível de uma torre, ele deve estar no primeiro nível de uma segunda torre, o que torna o processo ainda mais elaborado. E para complicar de vez, o jogador do oponente pode criar um tampão em cima de suas construções impedindo de uma vez por todas qualquer movimento naquela torre.
A movimentação do jogo, na qual os construtores podem se mover, é por todo o quadrante adjacente, ou seja, para cima, para baixo, para esquerda e direita e também nas diagonais. Isso confere um dinamismo e muito mais agilidade para a jogatina, mas também contribui para a sua complexibilidade e para as estratégias dos oponentes.
Por que jogos de estratégia com tabuleiro são tão bons?
Existem muitos motivos para que jogos de estratégia sejam apreciados. Em primeiro lugar, são muito intelectuais e mexem com a cognição. Como comentamos, pedagogos até utilizam jogos de tabuleiro e estratégia em suas dinâmicas com crianças e adolescentes. Esses jogos estimulam o raciocínio rápido e podem até passar conceitos básicos de português ou matemática.
Além disso, há o elemento competitivo. O Xadrez é um grande exemplo de jogo de estratégia que se consolidou no mercado competitivo e até hoje é disputado em torneios regionais, nacionais e até mesmo mundiais! A gana de se tornar o melhor jogador daquele gênero é o suficiente para movimentar o mercado.
E se jogos de estratégia são apreciados por tantas pessoas é porque são divertidos. E quase não há outro tipo de exemplo para game divertido e de estratégia do que o próprio Monopoly, que brinca com conceitos sérios, mas ainda assim é muito leve e divertido.
Outro elemento que pesa para que os jogos de estratégia sejam incríveis é a facilidade em que podem ser jogados. Por exemplo, o jogo de estratégia Batalha Naval pode ser facilmente jogado, em poucos minutos você monta o tabuleiro, termina a jogatina e todos já se divertiram!
Mas isso não significa que um jogo de estratégia deve começar e terminar rápido. Muito pelo contrário, uma jogatina do já citado Monopoly pode durar até mesmo dias. Esse é mais um motivo de esses jogos serem tão incríveis – eles são versáteis!
Como comentamos, há inúmeros tipos de jogos de estratégia, para todos os gostos, públicos e épocas. Jogos de tabuleiro estão presentes ao longo de toda a humanidade, praticamente desde séculos atrás, até mesmo antes de Cristo. Até hoje são muito apreciados e continuam fazendo o maior sucesso.
Jogos de tabuleiro mais populares
E bem, falamos bastante sobre os jogos de estratégia e alguns deles são bem populares entre os jogos de tabuleiro. Mas quais seriam os mais populares de toda essa plataforma de jogos? Ao longo da história, milhares de jogos de tabuleiro foram lançados, conheça a seguir aqueles que atingiram o maior sucesso.
- Xadrez;
- Monopoly;
- Dungeons And Dragons;
- Damas;
- Catan;
- Batalha Naval;
- Palavra Cruzada;
- Jogo da Vida;
- Detetive;
- Dixit;
- Gamão;
- Dominó;
- Jogo da Velha;
- Cara a Cara;
- Twistter;
- Call Of Cthulhu;
- Cyberpunk;
- Ludo;
- Pandemic;
- Sudoku.
Essa é uma seleção dos 20 mais famosos jogos de tabuleiro de todos os tempos! Você também pode criar a sua lista com os favoritos, e aqueles que mais gosta, sejam famosos ou não. Mas a lista acima, e outras que mencionamos no artigo são ótimos pontos de partida se você quer conhecer bons jogos de tabuleiro e de estratégia.
Qual o máximo de pessoas que pode jogar?
Os jogos de estratégia, e jogos de tabuleiro em geral, são feitos principalmente para se divertir em grupo. A imensa maioria desses games são feitos para jogar entre amigos, familiares e colegas, presencialmente ou até mesmo virtualmente! O que vale é ter companhia e com ela se divertir.
Porém, muitos se preocupam sobre quantas pessoas são necessárias ou até mesmo quantas podem compor uma mesa para jogar um jogo de estratégia. Quanto a isso, depende bastante, e para saber com certeza você terá que consultar o manual do game e entender para quantas pessoas eles são feitos, no mínimo e no máximo.
Você não pode deixar que esses jogos de estratégia passem batido por você! Use nosso artigo como base para conhecer os melhores jogos de estratégia e de tabuleiro, e se divertir com eles! Você sem dúvidas terá muito a aproveitar com esse novo mundo de entretenimento inteligente.