Jogos Dungeon Crawler: o que são, funcionam e são feitos?
O Dungeon Crawler é uma das linhas do gênero RPG. O tema é constantemente explorado em filmes, livros e jogos. Normalmente nesses jogos, é explorado o tema medieval, onde o jogador vive suas aventuras em castelos antigos, cavernas e masmorras.
Se você gosta de jogos desse tipo, vale a pena conhecer mais sobre os games Dungeon Crawler. Vamos ver a seguir o que são e como funcionam esse tipo de jogo, e conhecer alguns títulos do gênero.
Se você já conhece e quer criar o seu próprio jogo no estilo Dungeon Crawler, leia até o final e descubra como fazer isso.
O que são os jogos Dungeon Crawler?
Conteúdo
São jogos de RPG que traduzido ao pé da letra significa masmorra rastejante. A partir daí já temos uma ideia do que são esses jogos, eles geralmente se passam em masmorras, já o rastejante se refere aos próprios jogadores, pois durante o jogo os personagens estão sempre em movimento.
Além de masmorras, os jogos Dungeon Crawler também podem se passar em outros lugares, mas o ambiente é quase sempre o mesmo. Os lugares são macabros, repletos de monstros, maldições e também tesouros.
Como funcionam os jogos Dungeon Crawler?
Por se tratar de um RPG, os jogos Dungeon Crawler são jogados em primeira pessoa ou usando a visão aérea que os jogadores de RPG conhecem bem. Esses jogos geralmente são bem diretos, o jogador entra na masmorra, enfrenta todos os monstros que encontrar, explora o local em busca de tesouros e vai embora.
Exemplos de jogos antigos Dungeon Crawler
Esses jogos não são nenhuma novidade, já que desde 1970 existem jogos desse gênero, ainda no tabuleiro. Vamos conhecer alguns jogos antigos do gênero Dungeon Crawler.
Phantasy Star
Esse jogo foi lançado em 1987 para o Sega Master System. A sua história se passa no subterrâneo de uma cidade futurista, onde a protagonista parte em uma aventura em busca de vingança pela morte do seu irmão.
Shining in the Darkness
Lançado em 1991 para o Mega Drive, esse Dungeon Crawler se passa em um reino medieval, onde o rei e a princesa desapareceram e um feiticeiro ameaça a segurança de todo o reino. Sua missão é encontrar o rei e a sua filha, e derrotar o feiticeiro.
Diablo
O Diablo foi lançado para o Playstation em 2000. Esse jogo também se passa em uma era medieval. A sua missão no jogo é libertar a cidade Tristram, do senhor do terror, o Diablo.
Jogos Dungeon Crawler lançados recentemente
Atualmente os Dungeon Crawler ainda são produzidos. Recentemente foram lançados os jogos Pokémon Mystery Dungeon, Darkest Dungeon e Mistover.
Como são criados os jogos Dungeon Crawler?
Os jogos de Dungeon Crawler normalmente são simples e não precisam de gráficos realistas e deslumbrantes para o jogo ser bom. Com um simples Game Maker é possível criar um Dungeon Crawler. Essa ferramenta é excelente para quem cria RPG, e não é difícil de ser usada. O importante é ter um bom enredo, que prenda o jogador até o final do jogo.
Como comercializar seu jogo Dungeon Crawler?
Se você criou o seu jogo e quer comercializá-lo, você pode fazer isso publicando o seu jogo em plataformas como Steam, Amazon, Play Store ou Apple Store. Essas plataformas contém recursos que auxiliam desenvolvedores independentes a comercializarem os seus jogos.
Portanto, se você se interessou pelo gênero Dungeon Crawler, tente jogar alguns dos jogos que citamos, sejam os antigos ou os mais novos. Com certeza eles te proporcionarão muita diversão.
Eu particularmente gosto bastante de jogos no estilo Dungeon Crawler, por mais que tenha ficado muito saturado, tem diversos títulos que eu cresci jogando e amando. A simplicidade do gênero é sua maior qualidade ao mesmo tempo que é seu maior defeito; é muito simples fazer um jogo desse estilo, e por isso há uma abundância de títulos, o que pode ser meio repetitivo. Mas alguns se destacam por seu empenho, como o próprio Diablo citado no texto, um clássico que eu jogo faz bastante tempo e não me canso. Alguns mais recentes que eu curti bastante também e acho que poderiam ter aparecido no texto são; Darkest Dungeon, um jogo macabro, onde você recruta aventureiros e os envia para dungeons, onde as vezes eles não voltam. O Clássico Dungeons & Dragons, que foi por onde eu entrei em contato com esse gênero pela primeira vez. Hades é outro maravilhoso, que chegou até a concorrer prêmio de jogo do ano. Também tem Enter the Gungeon e Cult of the Lamb, que são mais recentes e famosinhos na internet. Todos esses jogos são no estilo Dungeon Crawler e únicos da sua própria maneira, então dá pra ver que um dos requisitos para um bom jogo desse estilo é a criatividade.
Eu já vi muitas pessoas falando desse jogo de tabuleiro, seja falando bem, seja falando mal, mas a verdade é que, eu nunca realmente me interessei muito por ele, e eu não sei o motivo ainda, eu já joguei alguns jogos parecidos que eu gostei bastante, vou mentir não, mas esse jogo de tabuleiro em si, não sei, ele parece que tem algo faltando para mim, algo importante, que eu ainda não consegui descobrir, algo que ele não tem, mas que os seus concorrentes ou até mesmo cópias, possuem, eu sempre quebro a cabeça quando tento descobrir o que é que falta nele, mas a real é que até hoje eu não consegui descobrir, e faz um tempo pesado que eu venho tentando descobrir. Esse jogo de tabuleiro parece interessante, legal e tals, mas não me pega, alguns amigos meus já jogaram ele e disseram que é bom, não passa tanto acima da média, mas é bom, da pra perder um tempinho interessante nele, caso você esteja esperando para fazer alguma outra coisa, mas se for apenas jogar ele e tudo, tem outras opções que são bem melhores, e novamente, eu recomendo ir nessas outras opções que estão no mercado.