Mapa de RPG de mesa: como funciona?
Para que sempre vontade de jogar RPG, mas não sabe por onde começar ou tem dificuldade ao ler mapa, confira esse conteúdo sobre mapa de RPG de mesa e avance em sua jogatina!
Role-Playing Game é um estilo de jogo onde os jogadores vão assumir seus personagens e se aventurar pelo mundo, então ter um mapa de RPG de mesa é essencial para ajudar nessa aventura.
Na hora de criar um mundo, os mapas também podem ajudar a moldar aquilo que os jogadores vão explorar, permitindo uma maior imersão durante a jogatina, se tornando algo vital na experiência. O que pode fazer a diferença para engajar e que a jogabilidade continue dinâmica, vantajoso tanto para o jogador quanto o Dungeon Master, que é quem comanda o jogo.
O que é um mapa de RPG de mesa?
Conteúdo
O mapa de RPG de mesa pode servir tanto quanto um mapa comum, mostrando continentes e países presentes no mundo do RPG, mas também podem servir como um auxílio de imersão.
Como um calabouço a ser explorado e sendo revelado pouco a pouco ou representar uma área específica de uma cidade. E também o mapa de RPG de mesa pode ser usado com as miniaturas, representando os personagens, para mostrar a movimentação e até ajudar a guiar na hora sobre as distâncias de seus ataques mágicos.
Como funciona o mapa de RPG de mesa?
Um mapa de RPG de mesa pode ter diferentes usos, no caso dos mapas de áreas específicas, como Dungeons Crawl ou exploração do calabouço, que funcionam através de divisões representando uma quantidade de distâncias.
Por exemplo, cada quadrado dessas divisões representa o que seria 1 metro e meio, sendo que uma miniatura ocuparia o espaço de um quadrado e sua movimentação seria se deslocando um quadrado por vez até completar a distância que pode percorrer.
O Mapa de RPG de mesa também tem outra funcionalidade, a qual é a construção de mundo, uma funcionalidade mais simples mas também importante.
Como os mapas são usados em RPGs de mesa?
Existem duas funcionalidades para um mapa de RPG de mesa, uma é para a construção do mundo, utilizado para construção do mundo a ser aventurado, outra utilização é a exploração de áreas específicas.
Mapas de construção do mundo
Esses mapas são focados nas informações como localizações mais conhecidas ou nomeadas, é quase como um grande mapa geral, pode apresentar certas localizações a até mesmo certos biomas dependendo de como for criado.
Serve como um guia geral tanto para onde começou a aventura, quanto para possíveis lugares onde essa aventura pode ser desbravada. Um mapa de RPG de mesa bem feito representando o mundo pode fazer com que os jogadores explorem cada vez mais os lugares até mesmo marcando em suas lembranças uma região favorita.
Mapas de áreas
Esses mapas contêm por si só uma quantidade de informação maior, sobre uma área específica, como os caminhos em uma caverna ou a área em uma cidade. Usado normalmente para ajudar na imersão, permite uma maior escolha dos jogadores em qual esquina ou caminho eles vão tomar.
Esses mapas específicos também servem para combate, e com suas divisões são como medidores de distâncias, para movimentação e ataques.
Qual a importância de um mapa para o jogo?
Mapa de RPG de mesa pode ser de extrema importância, como dar base para os jogadores e mestres igualmente, ajuda na imersão ao permitir que os jogadores e mestres tenham uma base tanto de explorar quanto criar o mundo no jogo.
Muitas vezes os mapas podem até mesmo ser criados em sites específicos ou utilizando ferramentas de edição, uma dica para os mestres, é essa personalização dos mapas para seus mundos que dá um toque muito mais pessoal do que utilizar mapas prontos.
A utilização de mapa de RPG de mesa pode variar, mas a variedade está na possibilidade de criação de algo personalizado, abrindo portas para uma grande diversidade de lugares a serem explorados e conhecidos.
[…] disso e de sua necessidade redobrada de criatividade, o mestre da mesa dirige e comanda os personagens não jogáveis ou NPCs (do inglês Non Playable Character), que são […]