Tudo sobre Pathfinder 2E: conheça o substituto ideal do D&D!

0

Você que ama RPGs de mesa, já conhece Pathfinder 2E – 2a Edição? Este role play de mesa é chamado por muitos como o maior substituto para Dungeons & Dragons, ou pelo menos o seu sucessor espiritual por excelência. Como o clássico D&D, Pathfinder também tem elementos de fantasia, não só medieval mas também fantasia espacial, flertando com a ficção científica e tudo isso com muita ação! 

Pathfinder é um excelente game para quem procura um RPG para jogar com os amigos e ama interpretar personagens diferentes, criar histórias incríveis e desenvolver uma aventura inédita. Quer conhecer tudo sobre Pathfinder 2E? Fique com nosso artigo e saiba tudo sobre o jogo! 

O que é o Pathfinder 2E?

Conteúdo

Pathfinder 2E é a segunda edição do RPG de mesa Pathfinder, um game role play onde os jogadores interpretam personagens fantásticos, em um mundo fantasioso e mitológico, vivendo uma aventura sem igual. Essa é uma premissa comum aos RPGs, mas aqui temos um game bem diferente. 

O jogo mistura elementos de fantasia medieval com fantasia espacial e, por mais distintos que esses dois gêneros possam parecer, o resultado final que vemos em Pathfinder é incrível, sem dúvidas gerando um dos melhores RPGs da atualidade. 

Toda a dinâmica do game se passa na Era dos Presságios Perdidos, uma época tenebrosa do mundo de Golarion. Em um evento chamado de Queda da Terra, o mundo do jogo quase foi levado à extinção pela queda de estrelas cadentes. 

O que é o Pathfinder 2E?
Fonte/Reprodução: Ludopedia.

As estrelas arrasaram o mundo, afundaram continentes inteiros, destruíram dezenas de civilizações e demorou muito para que o mundo pudesse se reerguer e fosse repovoado. No atual contexto do jogo, com a civilização reconstruída, os jogadores podem explorar ruínas submersas, masmorras abandonadas e descobrir tesouros ancestrais 

Além disso, há escolas de magia, cidades selvagens e criptas góticas onde moram assombrações tenebrosas. Todos esses cenários são encarados pelos personagens em um jogo incrível. 

Parthfinder conta com os elementos clássicos de um RPG e pode ser jogado por uma mesa que comporta de 4 a 7 jogadores que são moderados por um mestre. 

Como em outros RPGs, o papel do mestre é criar aventuras divertidas com situações peculiares e que instigam o senso de ação e união dos jogadores. O mestre também interpreta os NPCs – non player characters – e define as características de armadilhas, monstros e masmorras. 

Como Pathfinder 2E é jogado?

De modo geral, não há diferenças drásticas na forma como Pathfinder é jogado para outros RPGs do gênero.

Como mencionamos, o jogo é feito para agregar de 4 a 7 jogadores e um mestre. A aventura central é pensada e articulada pelo mestre, mas os jogadores também têm parte ativa na criação das aventuras. 

Afinal, os jogadores definem as histórias dos próprios personagens, escolhem sua classe e raça e também agem de modo criativo na jogatina. Ou seja, é uma união de todo o grupo que cria a história de Pathfinder 2E. 

Uma rodada do jogo começa com o mestre narrando um ambiente. Seja uma floresta, masmorra ou qualquer outro lugar escolhido. Neste cenário, os jogadores começam então a atribuir ações aos seus personagens. 

As ações dos jogadores são livres, apenas moderadas pelas regras do game. Neste cenário, os jogadores investigam pistas, lutam contra monstros e desfazem os perigos encontrados no ambiente. 

Como em outros RPGs, para calcular a efetividade das suas ações, o jogador rola os dados e, dependendo do resultado, a ação terá um efeito. 

Os personagens por sua vez variam bastante em habilidades e atributos, esses recursos também interagem com as ações escolhidas pelos jogadores. No fim de cada combate, o personagem recebe pontos de experiência e a cada aventura após encontrar os tesouros o grupo pode vender ou trocar por armaduras e outros itens. 

Geralmente, uma aventura chega ao fim quando o grupo enfrenta um monstro ou um desafio extraordinário. Entre as criaturas inimigas podemos encontrar: 

  • Dragões;
  • Zumbis;
  • Lobisomens;
  • Vampiros;
  • Gigantes;
  • Orcs;
  • Trolls;
  • Demônios;
  • Entre outros. 

O mestre também pode criar um monstro específico para uma jogatina, oferecendo um desafio ainda maior para o grupo. 

Qual é a origem do Pathfinder 2E?

A criação de Pathfinder está ligada à editora Paizo. A editora publicava revistas de Dungeons & Dragons e com a chegada de sistemas de RPGs que eram abertos a criação de outros sistemas que utilizavam D&D como base, funcionários da Paizo decidiram criar seu próprio jogo. 

Finalmente em 2008 a equipe da Paizo anunciou seu próprio RPG, Pathfinder. O jogo foi um sucesso quase imediato e os jogadores apreciaram bastante o sistema original da editora. 

Quais são as classes básicas do Pathfinder 2E?

Um diferencial interessante do Pathfinder é que ele não conta apenas com as classes, o jogo combina as classes e raças. 

Ou seja, o jogador pode escolher determinada raça de personagem e então combiná-la com uma classe. Essa combinação não é ilimitada e existem certos requisitos, tanto por parte da raça quanto por parte da classe. Por exemplo, um anão não pode sob nenhuma possibilidade ser um feiticeiro ou mago. 

E dependendo da combinação entre raça e classe, o personagem pode estar mais limitado, ou ter algumas características, traços e habilidades especiais evidenciadas. Enfim, vamos conhecer todas as classes de Pathfinder. 

Guerreiro

Esta é uma das classes que não pode faltar em nenhum RPG de qualidade. O guerreiro é o arquétipo do herói medieval, um combatente habilidoso, corajoso, forte e muito versado na arte da guerra e no manejo da espada. 

De todas as classes, o guerreiro é uma das com mais compatibilidade com armas e armaduras, também tem habilidades especiais que o torna ainda mais letal em combate. 

Mago

Mais uma classe obrigatória para jogos RPG. O mago é um conjurador de magias, um feiticeiro poderoso que auxilia o grupo com sua imensa inteligência e conhecimento em magias arcanas. 

O mago pode atacar inimigos com suas magias, mas também pode curar aliados ou fortalecê-los com os famosos feitiços de buffs

Clérigo

Assim como o mago, o clérigo é capaz de lançar magias. A diferença é que elas são sagradas, então são mais limitadas e servem como magias de suporte. Mas contra criaturas das trevas, como mortos vivos, os clérigos são uma classe poderosa. 

Para ataques, o clérigo prefere armas de combate corpo a corpo. Essas armas também são imbuídas de poder divino e sagrado. 

Ladino

A mais escorregadia de todas as classes! O ladino é furtivo, capaz de sair e entrar de locais sem ser detectado, abrir baús e fechaduras, desarmar armadilhas e furtar itens sem ser detectado. Para combates, o ladino prefere o combate à distância, com armas como bestas, arco e flecha e outras arremessáveis. 

Bárbaro

O bárbaro é a versão mais robusta, selvagem e rude do guerreiro. Ele é versado no combate corpo a corpo, mas diferente da outra classe ele é furioso e muito mais grosseiro.

Suas habilidades especiais permitem que ele aumente seu poder de ataque em fúria, se tornando ainda mais eficaz no combate. 

Druida

Druidas são magos protetores da natureza. São muito ligados a ela, podem invocar espíritos da natureza, se transformam em animais e também podem curar seus aliados. Mas não se engane, um druida furioso é um indivíduo muito perigoso. 

Os espíritos de natureza podem ser invocados para atacar os inimigos e há encantamentos lançados com o intuito de causar dano ao inimigo. 

Paladino

A dinâmica do paladino é quase a mesma do clérigo. Porém, o paladino é focado em combate corpo a corpo. 

O paladino é um guerreiro que luta em nome da justiça e também utiliza magias sagradas tanto para aumentar suas habilidades de combate quanto para defender e curar seus amigos. 

Monge

Uma das classes mais interessantes de Pathfinder é o monge. Esta classe é um lutador de artes marciais poderosíssimo e suas armas são seus punhos e chutes. O monge também tem habilidades especiais para ficar mais forte, ágil e resistente.

Feiticeiro

A diferença entre o feiticeiro e o mago é pontual, mas muda muito a dinâmica do gameplay de uma classe para outra. 

O feiticeiro tem acesso a um número limitado de feitiços. A diferença é que os feiticeiros são mais ágeis e podem soltar magias várias e várias vezes por dia, diferente dos magos. Essa classe também é mais eficaz em combate.   

Patrulheiro

Esta classe é especialista em rastrear e sobreviver em ambientes inóspitos. Como o ladino, o patrulheiro é capaz de se mover de maneira silenciosa, em especial na natureza, e também é muito hábil em detectar inimigos. O modo de combate do patrulheiro é à distância e a classe utiliza arcos e bestas para lutar. 

Inquisidor

O inquisidor é um combatente sagrado especialista em aniquilar hereges e outras criaturas malignas. 

Como o clérigo e o paladino, o inquisidor utiliza magias sagradas, é capaz de dar buffs aos seus aliados e curar. 

Alquimista

Um especialista em poções, bombas e outros itens e substâncias mágicas que são poderosas, tanto para auxiliar aliados quanto para causar danos aos inimigos. 

Suas habilidades especiais, até mesmo os itens que utilizam, tornam o alquimista um grande combatente corpo a corpo.

Quais são as raças do livro base do Pathfinder 2E?

As classes são como ofícios que as raças representam no mundo de Pathfinder 2E. Cada raça tem características distintas que podem fazer tal ou qual personagem mais adequado para determinadas classes. Conheça cada uma delas abaixo. 

Humanos

Os humanos são a raça mais comum do jogo. Suas principais características são sua adaptabilidade e versatilidade. Embora não tenham habilidades especiais no início da jogatina, o jogador pode escolher para seu personagem humano um talento adicional. 

Elfos

Talvez a raça mais elegante do jogo. Elfos são ágeis, conhecidos por serem longevos e muito compatíveis com a magia. Também contam com visão noturna e imunidade a certas magias como encantamentos e feitiços de sono. 

Anões

Uma raça resistente e trabalhadora, com alta força física e com ótimas mãos para trabalhar em artesanato. Os anões têm resistência a venenos, não ficam doentes e não podem ser encantados. 

Meio-Orc

Os meios-Orcs são uma raça de indivíduos fortes e que combatem com ferocidade. Como os elfos, têm visão noturna e resistência a certas magias que causam medo. Suas habilidades especiais os tornam combatentes terríveis. 

Gnomos

São uma raça de seres pequenos e curiosos. São muito inteligentes e habilidosos em realizar magias. Enxergam no escuro, contam com imunidade às ilusões e preferem o combate à distância. 

Halfling

Halfling são uma raça pequena, mas muito ágil. São ideais para habilidades furtivas e contam sempre com a sorte. Halflings têm resistência ao medo e são muito difíceis de detectar. 

Meio-Elfo

Híbridos entre humanos e elfos. Assim como os elfos puros enxergam no escuro, tem imunidade ao sono e encantamentos e também contam com um talento adicional escolhido no início do jogo. 

Diferenças do Pathfinder 2E para o D&D

Pathfinder 2E e D&D possuem muitas diferenças entre si, já que são jogos completamente diferentes. As classes não são as mesmas, oferecem habilidades distintas e todo o gameplay muda de um jogo para o outro. 

Pathfinder também se passa em um contexto muito diferente de Dungeons & Dragons, misturando assim a temática medieval – também presente em D&D -, com fantasia espacial e com um mundo pós-apocalíptico. São dois jogos com características distintas. 

Quais as melhores aventuras prontas de Pathfinder 2E?

E claro, Pathfinder 2E têm aventuras prontas para você jogar! Assim ganha tempo e ainda consegue uma ótima jogatina. Entre as principais temos: 

  • We Be Goblin;
  • Rise of the Runelords;
  • Kingmaker;
  • Wrath of the Righteous;
  • Curse of the Crimson Throne. 

Pathfinder 2E é um ótimo jogo, um RPG incrível e que merece ser conhecido. Para você que ama RPG, inclusive com a pegada de D&D, tem que conhecer este jogo divertido e com classes e raças maravilhosas. Crie suas próprias aventuras com seus amigos! 

Leave A Reply

Your email address will not be published.