Qual a história dos jogos de tabuleiro?
A história dos jogos de tabuleiro iniciou-se através de representações de grandes batalhas e exércitos no estilo abstrato. Assim como é hoje, os primeiros jogos eram utilizados para entreter duas pessoas como uma alternativa de lazer.
Estudos mostraram, inclusive, que o primeiro jogo de tabuleiro do mundo surgiu há mais de 5.000 anos a.C.
No presente, existem milhares de títulos dos chamados jogos de tabuleiro modernos. Há uma infinidade de estilos, mecânicas e temas utilizados. Porém, a história dos jogos de tabuleiro ainda se faz presente.
Muitos jogos antigos ainda fazem a diversão e são extremamente queridos, como é o caso do Xadrez.
Qual origem e história dos jogos de tabuleiro?
Conteúdo
De acordo com os registros encontrados de civilizações da Mesopotâmia e Egito, a história dos jogos de tabuleiro teve início há cerca de 5.000 anos. Ao que se sabe, os dois primeiros board games da época foram o Senet e Jogo Real de Ur, que também eram conhecidos como “jogos de passagem de alma”.
No Egito, o ato de jogar tinha também relação com a morte, porque eles acreditavam que o ato de jogar era um meio de trazer diversão eterna para os jogadores, mesmo após a morte. Por isso, todo falecido era enterrado também com seus jogos de tabuleiro.
A história dos jogos de tabuleiro também fazem parte da Grécia e na Roma, onde tinham o costume de jogá-los como opção de lazer. Foi desses países que os board games se espalharam pela Europa e assim chegaram na América. Assim, conforme o tempo, os jogos de tabuleiro sofreram modificações e novos estilos surgiram.
Quais jogos de tabuleiro antigos ainda são jogados atualmente?
Muitos jogos bem antigos e importantes para a história dos jogos de tabuleiro são jogados até os dias atuais. Eles são facilmente encontrados em lojas e quase todos conhecem suas principais regras, como é o caso do Xadrez.
Acredita-se que esse jogo foi criado na Índia durante o século XVII, e até hoje é muito popular e recebe até mesmo campeonatos de jogadores profissionais.
Outro jogo bastante antigo e popular atualmente é o Gamão, que tem sua origem de civilizações egípcias e suméria. Hoje, esse jogo de tabuleiro também oferece versões virtuais que podem ser jogados em aparelhos eletrônicos.
Também criado na índia, temos o Ludo, um jogo desenvolvido na mesma época do Xadrez, que foi inicialmente chamado de Pachisi. Porém, ao final do século passado passou a se chamar Ludo e patenteado por um inglês.
Categorias de jogos antigos
Os jogos antigos fazem parte da lista da primeira geração, criada para facilitar a procura de jogos de tabuleiro e oferece algumas categorias:
- Jogos de estratégia abstratos: São jogos que não oferecem um tema e nem utilizam o quesito sorte. Exemplos: Xadrez, damas, Go e variantes de Mancala.
- Jogos de alinhamento: Do estilo lógico como Jogo da Velha e Tic-Tackle
- Jogos de eliminação: Os jogos de eliminação tem como objetivo, como o nome sugere, eliminar o oponente dentro da partida. Damas é um exemplo dessa categoria.
- Jogos de adivinhação: São jogos em que o jogador deve adivinhar informações, palavras ou frases. Exemplo: Batalha Naval.
- Variantes do Xadrez: São jogos semelhantes ao Xadrez, com utilização de tabuleiros e peças não ortodoxas. Exemplos: Shogi, Janggi e Makruk.
Atualmente, há também novas categorias para melhor organização dos jogos de tabuleiro da Segunda Geração.
Esses jogos ganharam popularidade durante a década de 2010, e hoje, são considerados um tipo de hobby, além de dar continuação à história dos jogos de tabuleiro. As principais categorias para a segunda geração são: Eurogames, Jogos de Guerra, Cartas e o Estilo Americano.
Evolução dos jogos de tabuleiro após Revolução Industrial
A Revolução Industrial foi um período que marcou significativamente a história dos Jogos de Tabuleiro. Nessa época, iniciou-se a produção em massa dos jogos de tabuleiro com a finalidade de atender a enorme demanda criada por uma classe média ainda em desenvolvimento.
Assim, pequenos fabricantes de jogos clássicos começaram com uma indústria cultural altamente lucrativa na Europa e nos Estados Unidos. O jogo que mais marcou a Revolução Industrial e sua produção em massa foi o famoso Monopoly.
Com a difusão em maior escala, os jogos de tabuleiro ganharam novas versões e muita popularidade. A partir de 1945, os jogos de conflitos econômicos e estratégia tiveram ainda mais força, e alguns foram até mesmo censurados para a população.
Considerado um mercado lucrativo, os homens, ao longo dos anos, desenvolveram diversos estilos e tipos de jogos de tabuleiro. Com a tecnologia, pode-se melhorar a qualidade de impressão e utilizar novos materiais para os board games. Um exemplo disso são os jogos modernos de miniaturas em plástico.
Mesmo com tanta inovação presente nos dias de hoje, muitas pessoas ainda utilizam os jogos de tabuleiro como forma de entretenimento, sejam eles clássicos ou modernos.
Para geração atual, os jogos de tabuleiro mais procurados são os modernos, mas isso não significa que os mais antigos foram esquecidos.