RPG de mesa pokemon: o que é e como jogar?
O RPG de mesa Pokémon é um dos games mais divertidos para quem é fã do anime, do mangá e dos jogos digitais. Se você gosta de jogar, está procurando por um diferencial e quer tornar a sua experiência dentro deste mundo melhor, este artigo te ajudará.
Você conhecerá o que é este RPG, entenderá como montar a sua ficha e terá a oportunidade de pensar em uma boa história para o seu novo personagem. Ser original fará diferença na sua mais nova jornada que começa agora.
Como funciona um RPG de mesa Pokémon?
Conteúdo
Você é o mais novo treinador de uma região e tem o desejo de se tornar um grande nome neste meio. É necessário ter dados em mãos, porém é obrigatório seguir alguns passos. A definição deve ser acompanhada de algumas características, as quais você conhecerá a seguir:
Quem é você neste mundo?
No modelo Tabletop United, tudo o que precisa ser realizado é traçar os dados fundamentais do seu protagonista, sobre quem é e o que quer ser. O protagonista é um futuro campeão mundial dos torneios? Um professor? Você tem preferência para que ele se torne um treinador focado em um único estilo de Pokémon?
Neste primeiro passo, você fica isento de usar pontuações para escolher a história do personagem. Tudo o que precisa ser feito é delinear como é a vida dele, quem deve ser e qual a sua função dentro do mundo dos monstrinhos.
Origem do seu personagem
No fundamento sobre quem é aquela pessoa que você inicia escolhendo a origem, de onde ele veio e qual a região, é necessário preencher uma ficha com algumas informações úteis que te ajudarão a se guiar por todo o jogo e concluir o seu maior desejo. Se você estiver sem ideias, o Portal do Jogador apresenta um exemplo do que fazer:
“Nive tem por volta de 19 anos e veio de Hoenn em busca de entender o mundo dos Pokémon. O jovem tem alguns monstrinhos guardados em suas pokébolas, e todos são de fogo, mesmo os Dragões conquistados ao longo da jornada. Nive quer ser o maior treinador do tipo fogo e ser reconhecido mundialmente por sua habilidade ao domar as feras flamejantes e intensas.”
Especialização e habilidade
Após escolher toda a história do personagem, você precisa definir as habilidades e trabalhar com o sistema de pontuação. A seguir está o exemplo sobre como usar os pontos para melhor distribuí-los ao seu favor:
- Skills começam no nível 2;
- É necessário baixá-las a 1;
- Suba uma ao lvl 3;
- Aumente mais uma ao lvl 4.
No RPG de mesa Pokémon você terá de definir todas as habilidades que o seu personagem precisa ter para melhor se destacar no jogo. Leia abaixo para entender melhor o que escolher e como:
- Corpo: acrobacia, atletismo, combate com os punhos, intimidação, sobrevivência e furtividade;
- Mente: conhecimentos gerais, conhecimento Pokémon, medicina, ocultismo, astúcia ou percepção;
- Espírito: comandar, foco, charme e intuição.
Nive, por exemplo, terá nível 3 em percepção, 2 em comandar, 4 em sobrevivência, 1 na medicina, onde 2 fica ao restante que sobrou. Como você observou, o nosso personagem sabe se virar bem em qualquer lugar, está aprendendo a comandar seus Pokémon e é bem perceptivo em muitas ocasiões.
Quando houver a rolagem de dados, deve-se jogar 4 dados com faces de 6 na hora de realizar o teste de sobrevivência. Sempre que você definir o “cabeça” de skills, é necessário testar o maior primeiro.
Talento
No jogo são listados alguns talentos fundamentais para dar base ao personagem, portanto, escolhê-las fará diferença para você e para os seus amigos ao longo de todo o RPG de mesa Pokémon. Veja abaixo algumas das principais características que você encontrará pela página 57/58 do livro:
- Talento de Classe: bônus para as habilidades escolhidas;
- Talento de Combate: aumenta o dano causado e/ou dá precisão no ataque;
- Talentos Gerais: aumento de velocidade ou novas ações.
Cada um dos talentos tem a função de fazer com que o seu personagem fique mais forte e combe com as habilidades escolhidas antes. É como um poder bônus que faz diferença na hora de jogar e seguir com a missão.
Classe
Cada personagem desempenhará um papel específico no RPG de mesa Pokémon, portanto, você terá 5 classes para escolher e definir. A classe tem a função de oferecer melhora de habilidades e praticidade na hora de entrar em combate, as quais você conhecerá agora:
- Auxílio ativo para os Pokémons: você os incentiva;
- Auxílio passivo: preparação antes e depois das batalhas;
- Criação de itens: faça pokébolas ou poções;
- Treinador em combate: lute com as suas próprias mãos;
- Viagem e investigação: foco em atividades de viagem ou diplomacia.
Claro, existem mais classes conhecidas através das páginas 139 – 166, onde é abordado cada uma das informações de maneira integral para você melhor preencher a sua ficha.
Status de personagem
Nive tem o talento de combate, onde pode dar danos maiores em lutas, assim como faz parte da classe passiva, que conversa com os Pokémon antes e depois das batalhas. Neste caso, falta o HP do nosso mais novo treinador, onde os cálculos precisam ser feitos da seguinte forma:
- HP: 10;
- Ataque: 5;
- Defesa: 5;
- Ataque Especial: 10;
- Velocidade: 10.
Há a defesa especial, que fica a seu critério se terá a divisão de pontos ou se você prefere que o valor seja integral ao seu personagem. Você só não pode distribuir números maiores que cinco a cada um dos status apresentados, ficando como o exemplo apresentado.
Pokémon inicial
Já na página 459 você encontrará algumas sugestões de Pokémon iniciais que podem ser escolhidos para fazer parte da aventura. No entanto, é necessário seguir algumas das dicas para fazer uma escolha que combine com o perfil do seu jogador.
O Nive, por querer se tornar um mestre do tipo fogo, escolhemos o Torchic que evoluirá para Combusken e, posteriormente, para Blaziken. Você não precisa seguir a sugestão do livro, portanto escolha pelo tipo que for de seu agrado.
Não esqueça que assim como com o seu personagem, haverá também a necessidade de definir algumas características do seu monstrinho inicial. O RPG de mesa Pokémon precisa estar bem elaborado, onde você faça a leitura do livro todo para adquirir determinadas informações que darão vantagem na hora de jogar, se tornar o maior mestre e derrotar os amigos.
O que é Pokémon?
Pokémon é um mangá e anime, mas inicialmente surgiu como um jogo de videogame feito para Game Boy, que se popularizou no Japão no final da década de 90. Já em 1997 foi apresentado Ash Ketchum e toda a sua história em busca de se tornar um verdadeiro treinador.
Na trama do anime, são apresentados alguns personagens chamados Misty e Brock, ambos líderes de ginásio, mas que começam a acompanhar Ash no decorrer de sua longa jornada. O trio passa por muitas aventuras, fazem novos amigos, capturam Pokémon da região de Kanto e encerrando a temporada com muitos aprendizados.
Além disso, o anime ganhou mais popularidade devido às pessoas que jogavam o FireRed, na época pelo exterior, embora no Brasil tenha ficado famoso graças aos canais abertos que passavam o anime. Todas as crianças nascidas no período se lembram dos bonecos, das miniaturas que vinham acompanhadas do Guaraná Antarctica, que bastava comprar para colecionar.
Os fãs que assistiam quando crianças permaneceram com um grande carinho quanto toda a história, onde, inclusive, começaram a se aventurar pelos jogos de RPG. Estes games são feitos para computador, em que tudo o que precisa fazer é baixar e extrair tanto a ROM quanto o emulador de GBA, NDS ou 3DS.
Melhores RPG de mesa Pokémon
Para você chamar os amigos e iniciar uma boa mesa é necessário definir informações que tornarão as partidas melhores. Há alguns nomes que não podem faltar na sua lista:
- Pokémon Tabletop United;
- PokéRPG.
No caso do PokéRPG, este é um conteúdo feito de maneira gratuita, de fã para fã, que gosta do anime e quer proporcionar aos jogadores um game especial e divertido. Dessa forma, além deste que apresentamos mais acima, você tem mais uma opção vantajosa para conhecer.
O RPG de mesa Pokémon é feito por brasileiros que criaram uma página no Facebook a fim de trazer informações complementares sobre atualizações, novidades e modificações. No entanto, uma das últimas informações apresentadas são de junho de 2022, mas nada que o impeça de baixar e se divertir.
Como começar a jogar RPG de mesa Pokémon?
No caso do tabletop United, onde apresentamos Nive, você precisa trabalhar primeiro na sua ficha de personagem para decidir quem ele deve ser. As principais características do game foram apresentadas para facilitar a sua experiência no jogo e entender o que deve considerar na hora de montar um perfil complexo.
O diferencial é que no caso do RPG de mesa Pokémon com os monstrinhos, você precisa definir o Status de combate. Veja agora algumas informações a se considerar que não podem ficar de fora:
- Veja o status do PKMN na Pokédex;
- Use os modificadores conforme estabelecido na página 199;
- Acrescente 10 pontos no stats;
- Efetue o cálculo: level mais (HPx3) mais 10.
Esteja atento quanto a característica de defesa, que se for maior que ataque, ela precisa permanecer elevada, em que o atk fique sempre um pouco mais baixo.
Regras para jogar RPG de mesa Pokémon
Após fazer toda a montagem da ficha do seu personagem e do Pokémon, é necessário ter dados que possuam 6 e 20 lados, porque é através dos dois que você conseguirá ter sucesso em furtividade ou combate.
Na iniciativa, se você decidir batalhar contra o monstrinho ágil na selva, o RPG de mesa Pokémon exige que, se houver empate, seja rolado 1 d20 para verificar quem sai como vencedor na disputa de velocidade. No caso dos torneios e competições, sempre acontecerá o inverso, onde o mais lento começa primeiro ao invés dos mais rápidos.
Sempre que a vida dos Pokémon chegar a 0, é atribuído a ele o status de desmaio (Faint), o que vale também para você, treinador. Dessa forma, ambos receberão a cura em um centro para conseguir batalhar de novamente.
Como montar uma ficha no RPG de Pokémon?
Você precisa definir todas as características do seu personagem, anotar todas as informações e prosseguir ao Pokémon. Nos tópicos mais acima você encontrará o link de download para a sua própria ficha e a do seu parceiro, portanto, preencha conforme explicado no começo deste artigo.
Além disso, o RPG de mesa Pokémon exige, obrigatoriamente, a leitura do livro que também está disponível para download. Tudo o que você precisa fazer é seguir até as páginas apresentadas em alguns dos tópicos para coletar os dados e usá-los ao seu favor.
Aqui no Portal do Jogador você conhece a respeito dos tipos de game que existem e como o RPG de mesa Pokémon se torna divertido quando trabalhado com as informações adequadas. Sempre recomendamos ler os livros das mesas de role-playing para se dar bem nos jogos e se aprofundar mais no tema, contornando assim todas as dificuldades.