Tabuleiro de rpg de mesa para imprimir: como fazer?

0

Você sabia que é possível criar um tabuleiro de RPG de mesa para imprimir? Sim! Você pode acrescentar esse elemento cênico para auxiliar na jogatina dos RPGs de mesa. Com isso, a mesa de RPG pode ficar ainda mais divertida para jogar com os amigos e para a turma se sentir num verdadeiro cenário elaborado pelo mestre. 

Para os que amam o modo old school de jogar board game, ou seja, o presencial, então imprimir o tabuleiro deixa o jogo muito mais interessante e pode, até mesmo, auxiliar os participantes na interpretação e servir como inspiração para o mestre criar situações inusitadas. Aprenda qual é o tabuleiro de RPG de mesa para imprimir ideal para suas noites de jogos!

Como funciona um tabuleiro de RPG de mesa?

Conteúdo

Se você sempre teve curiosidade para saber o que é um tabuleiro de RPG e como funciona, mas nunca entendeu direito o que é o gênero, prepare-se para conhecer tudo sobre o assunto! Um RPG é jogado por meio da interpretação de personagem, e o seu tabuleiro cumpre a função de ser o cenário para as aventuras tomadas pelos jogadores. 

O tabuleiro funciona como um pequeno mundo lúdico onde os personagens estão inseridos. Além disso, ele também tem a função de ser um organizador das atividades, ou seja, o tabuleiro auxilia os participantes a se organizarem, controlar o fluxo do game e da narrativa, e até mesmo administrar recursos ou aspectos técnicos do jogo. 

Como funciona um tabuleiro de RPG de mesa?
Fonte/Reprodução: original.

Alguns jogos já contam com um tabuleiro ilustrado que os participantes podem usar. No entanto, o tabuleiro de RPG de mesa para imprimir acaba substituindo um modelo original que se perdeu. Com isso, caso seus amigos estejam jogando um RPG e sentem a falta de um elemento visual para tornar a partida interessante, a impressão é muito bem-vinda. 

Origem dos RPGs de tabuleiro

Nos dias de hoje, o gênero do RPG é muito conhecido na indústria dos games, em especial nos jogos eletrônicos. Com clássicas franquias como Final Fantasy, Dragon Quest, Dragons Dogma, The Witcher, Skyrim, Diablo e entre outras, muitos pensam que foram nos consoles que esse ele nasceu.  

Mas essa perspectiva é completamente errônea. O RPG nasceu nos jogos de tabuleiro de mesa. Isso mesmo, estamos falando da mesma mídia em que se joga xadrez, damas ou o clássico Banco Imobiliário. O contexto em que o RPG nasceu foi muito preciso e, também, explica muito sobre como funciona e o que é esse gênero tão amado. 

Antigamente, quando não haviam jogos eletrônicos em abundância, o meio de entretenimento eram os jogos de tabuleiro. A mesma plataforma que há séculos era palco para games quase ancestrais, no século XIX, começou a receber inúmeros outros jogos com temas estratégicos, lúdicos e regras avançadas. 

Um grande exemplo desse tipo de jogo foi o próprio Monopoly, um game lúdico de simulação que já servia para representar um pouco do que veríamos mais para frente com os jogos role play. Outro tema que muito presente nesta época eram os games militares e de batalhas, em especial pela nefasta influência da Segunda Guerra Mundial. 

Em meio a essa tensão entre jogos tradicionais de tabuleiro e os novos jogos de simulação, alguns criadores de games desta plataforma se viram entediados com o mercado, e decidiram criar seu próprio jogo. Com muita inspiração em fantasia medieval, como o romance “A Morte do Rei Arthur” e, principalmente, na sequência de fantasia medieval de Tolkien “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, foi criado o “Dungeons & Dragons”. 

Dungeons & Dragons foi o primeiro RPG da história! Diferentes de outros games da época, aqui os jogadores precisavam encarnar seus personagens e interpretá-los durante a partida, assumindo suas atividades, atitudes, ações e as justificando dentro da temática do jogo e com base na personalidade individual de cada ente da história. Por isso, a sigla RPG significa “Role Playing Game”, ou jogo de interpretação em sua tradução.

Esses elementos que já estavam presentes em Dungeons And Dragons só foram se expandindo ao longo dos anos nos outros jogos considerados RPGs de mesa. O game indica um cenário, define classes, raças e tribos e, então, os jogadores decidem o tipo de personagem que querem interpretar e começam sua partida.

As aventuras nas quais esses personagens interpretados estão inseridos são criadas pelo mestre, e embora estivesse originalmente atrelada ao contexto da fantasia medieval, hoje elas podem se passar em praticamente em qualquer lugar. No futuro distópico, no presente, em uma ficção científica, fantasia espacial ou em épocas da história — essas aventuras se passam em qualquer cenário!

O que não faltam são localidades que podem ser transformadas em um tabuleiro de RPG de mesa para imprimir, que será usado como um grande elemento cênico pelos jogadores. Se você  quer ter partidas de RPG de mesa que sejam ainda mais inspiradas, onde todos se sentem parte do jogo, não deixe de procurar imprimir seus tabuleiros! 

Como fazer para imprimir tabuleiro de RPG de mesa?

Existem diversas maneiras de conseguir um tabuleiro de RPG de mesa para imprimir. Caso o seu game já conte com um tabuleiro, mas que por algum motivo esteja avariado ou perdido, então a melhor forma é buscar na internet algum arquivo do tabuleiro para que então possa ser impresso. 

Se encontrar na internet o tabuleiro, então você pode levar até uma loja de impressão para criar um ótimo cenário que será usado no game. E se você tiver uma impressora em casa, também pode utilizá-la para imprimir sem problemas! A preferência depende dos aspectos técnicos que você quer escolher, como qualidade do papel, por exemplo. 

Caso seu game RPG de mesa não tenha um tabuleiro original, mas você acha que um tabuleiro faria a diferença na jogatina e planeja imprimi-lo, então pode criar o seu do zero! Para isso, é preciso conhecer bastante o jogo RPG que você deseja criar esse cenário.

Como fazer para imprimir tabuleiro de RPG de mesa?
Fonte/Reprodução: original.

Estude bastante o jogo, leia sobre seus elementos lúdicos, entenda o contexto e então crie o seu tabuleiro. Considere todos os seus traços visuais e elementos técnicos. Por exemplo, um jogo de masmorra pode se passar em ambientes claustrofóbicos, então é mais interessante que ele seja baseado em ambientes pequenos, cheios de ruínas e em corredores de concreto. Já um RPG de fantasia medieval pode se passar em florestas mágicas, então um tabuleiro pode ser muito mais positivo, bonito e aberto. 

Mas atenção, criar um RPG desses pode ser bastante difícil! E, para fazer um tabuleiro de RPG de mesa para imprimir, você pode desenhar ou criar no próprio computador. Então esteja preparado para colocar seus dotes artísticos para funcionar, e faça um ótimo tabuleiro para seu jogo. 

Ideias para tabuleiro de RPG de mesa

Existem diversos tabuleiros de RPG e para jogos de tabuleiro em geral. Cada um deles tem sua utilidade e não devem ser subestimados. A seguir, veja algumas ideias de modalidades de tabuleiros que você pode considerar em adaptar para seu RPG. Cada um desses serve para algum tipo de jogo. 

E não se limite a um tipo apenas, entenda que é possível testar inúmeros tabuleiros, e caso for necessário substituir um modelo por outro. Por isso, anote todas as dicas abaixo, e vá testando aos poucos, veja o que pode funcionar ou não. Não se limite e mude os tabuleiros se achar necessário, confira!

Tabuleiro estilo mapa

Em caso de seu RPG se passar em um mundo muito grande, cheio de nações, cidades e municípios diferentes, então um tabuleiro interessante é aquele em estilo de mapa, principalmente mapas políticos! Isso permite uma integração melhor por parte dos jogadores, que entendam as diferenças regionais, geográficas e até mesmo distâncias entre pontos da história diferentes. 

Esse tipo de mapa pode contribuir bastante para que todos os jogadores encarnem seus personagens e possam interpretar de maneira mais perfeita. Com isso, toda a mesa tem mais do que apenas uma carta ou ficha de personagem para se basear em suas interpretações, e até mesmo o mestre pode criar aventuras com ainda mais exatidão usando um mapa político para calcular a jornada da comitiva. 

Mapas em estilo masmorra

Se você estiver jogando um RPG medieval, ou que tenha um tipo de masmorra, um bom tabuleiro de RPG de mesa para imprimir é o estilo masmorra, claustrofóbico em corredores apertados. Em especial becos, que estão orientados para o mundo subterrâneo. Esses são mapas muito interessantes, e também servem de orientação para a aventura como o próprio mapa político. 

Com certeza esse tabuleiro em forma de masmorra irá auxiliar os jogadores da mesa a entrar no personagem e interpretar. As aventuras na masmorra serão mais divertidas e realistas do que nunca! Sem dúvidas vale a pena pensar nesse estilo de mapa para ser adaptado ao seu RPG. As masmorras valem a impressão! 

Tabuleiros para fichas técnicas

Um tabuleiro de RPG de mesa para imprimir que é muito válido é aquele montado para receber as fichas técnicas dos jogadores, e até mesmo com lugar onde os utensílios das jogatinas são colocados, como dados, consumíveis e outras pequenas peças. É muito útil esse estilo de tabuleiro. 

Embora não seja tão interessante para a interpretação dos personagens, ainda assim serve bastante para ser usado estrategicamente dentro da jogatina. É excelente para você adaptar seu jogo e torná-lo mais confortável e até mesmo mais prático. Vale a pena investir nesse tabuleiro. 

Tabuleiro para RPGs estratégicos

Se você gosta de um bom RPG estratégico, mas nunca encontrou um bom tabuleiro para utilizar nesse tipo de jogatina, então imprimir pode ser uma ótima opção. Esse tipo de tabuleiro simula um tabuleiro de xadrez, por exemplo, e é ótimo para ser utilizado em batalhas de role play estratégicas. 

Criar esse tabuleiro de RPG de mesa para imprimir com diferentes casas é ótimo para RPGs estratégicos. Você pode utilizar e com certeza irá tornar a jogatina mais prática, como comentamos no tipo de tabuleiro anterior. Utilize em suas mesas e veja como as partidas serão interessantes. 

Como fazer um RPG de mesa caseiro?

Caso você prefira criar suas próprias aventuras, ao invés de jogar uma aventura pronta, o ideal é apostar em jogos que permitam esse tipo de personalização. O próprio Dungeons & Dragons oferece opções de personalização para o mestre ficar livre para criar sua própria aventura, e também os personagens tomem suas ações com muita liberdade. 

Para criar sua própria aventura, é preciso ter o livro e guia do RPG em mãos. Você pode comprar o livro de regras individualmente, ou até mesmo pesquisar na internet por um ótimo guia e personalizar. Para os criativos, a melhor posição para ocupar a mesa de RPG é a de mestre. 

Como criar um cenário de RPG?

A melhor forma de criar um cenário de RPG e um tabuleiro de RPG de mesa para imprimir,  é estudando o jogo. Sem esse estudo prévio, o cenário pode atrapalhar a partida, ao invés de auxiliar toda a mesa. Portanto, só crie cenários de RPG tomando o jogo como base e fundamentando suas escolhas com a lore do game. 

Para os amantes de RPG que nunca encontraram o tabuleiro ideal para imprimir, aqui tem ótimas soluções para aplicar e conseguir um bom tabuleiro amador! Confira todas as opções, teste cada uma delas e veja quais oferecem a melhor saída para o seu RPG de mesa ser ainda mais divertido! 

Leave A Reply

Your email address will not be published.