Valve e IA: empresa delimita regras para jogos na Steam!
A Valve emitiu novas regras sobre como os desenvolvedores de jogos podem publicar jogos que usam tecnologia de inteligência artificial na plataforma Steam.
Valve impõe novas regras para jogos com inteligência artificial!
Conteúdo
Em uma postagem em seu blog, a empresa afirma que está “fazendo mudanças na forma como lidamos com jogos que utilizam tecnologia de IA“, o que significa que os desenvolvedores precisarão divulgar quando seus jogos usarem essa tecnologia. As mudanças “nos permitirão lançar a grande maioria dos jogos que usam” a IA, afirma a postagem da Valve.
As mudanças parecem ter sido projetadas para aumentar a transparência em torno do uso de IA em jogos do Steam, ao mesmo tempo em que oferecem proteções contra os riscos de usar conteúdo gerado por IA e permitem que os clientes tomem uma decisão informada sobre se devem comprar um jogo que usa tecnologia de IA.
Novas regras da Valve/Steam exigem transparência de desenvolvedores de jogos que utilizam inteligência artificial!
Sob as novas regras, os desenvolvedores terão que divulgar quando os jogos contêm conteúdo pré-gerado (como arte, código ou som) criado com a ajuda da inteligência artificial e prometer que não é “ilegal ou infringente”. Eles também precisarão dizer se seu jogo possui conteúdo de IA gerado “ao vivo” enquanto está sendo executado.
É nesse último caso que os desenvolvedores precisarão detalhar as medidas de segurança que colocaram para impedir que sua IA gere conteúdo ilegal. Os jogadores poderão ver na página da loja de um jogo se ele contém IA e terão novas opções para denunciar conteúdo ilegal gerado por IA se o encontrarem no jogo.
Em uma declaração de acompanhamento emitida em julho, a porta-voz da Valve, Kaci Boyle, esclareceu que o objetivo da empresa não é desencorajar o uso de inteligência artificial no Steam, mas sim trabalhar na integração dela em suas políticas de revisão já existentes.
Eles adicionaram que o processo de revisão da Valve “é um reflexo das leis e políticas de direitos autorais atuais, não uma camada adicional de nossa opinião. À medida que essas leis e políticas evoluem ao longo do tempo, nosso processo também evoluirá“.
A controvérsia em torno do uso da inteligência artificial generativa na indústria de jogos!
Enquanto alguns desenvolvedores estão animados em integrar a nova tecnologia em seus jogos e processos de produção na Valve, a indústria em geral está dividida sobre o uso da inteligência artificial generativa.
Por um lado, vários estúdios têm falado sobre usar a IA para ajudar com testes de jogos, concepção inicial ou ajudar com partes caras do processo de desenvolvimento de jogos, como gravações de voz.
Mas outros temem que a IA possa ser usada para substituir artistas existentes e outros criativos de forma barata (relatos disso já começaram a surgir) e estão resistindo a empresas que publicam ativos gerados por IA.
Valve sugere mudanças nas regras de conteúdo gerado por IA no Steam à medida que a tecnologia evolui
A postagem no blog da Valve sugere que sua atitude e regras em relação ao conteúdo gerado por IA provavelmente mudarão à medida que a tecnologia e seu quadro legal evoluam. “Continuaremos aprendendo com os jogos enviados ao Steam e com o progresso legal em torno da IA e revisaremos essa decisão quando necessário“, finaliza a Valve.
Resta saber o impacto da inteligência artiicial na qualidade dos jogos, se a disparidade entre os jogos com intervenção da AI e jogos sem a intervenção seja grande ou não. Que a Valve nos ajude!