Melhores jogos de tabuleiros antigos: confira os top!
Os jogos de tabuleiro antigos fizeram a diversão de muitas pessoas no passado. Em um tempo onde a tecnologia não fazia parte da vida da população, esses jogos eram considerados a melhor forma de entretenimento para grupos de amigos e familiares de todas as idades.
Hoje, mesmo com tantos jogos eletrônicos e aplicativos para celulares, esses antigos jogos de tabuleiro, também chamados de board games em inglês, ainda são vendidos e muito procurados. Com eles, ainda é possível nos divertir com amigos e fortalecer os vínculos afetivos. A seguir, conheça quais são os melhores jogos de tabuleiro antigos que continuam vivos nas mesas e na memória de muitas pessoas.
Por que os jogos de tabuleiro antigos são tão bons?
Conteúdo
Os jogos de tabuleiro antigos serviam como passatempo formidável em uma época onde a tecnologia não fazia parte da vida da população em geral. Por isso, eles eram desenvolvidos com o intuito de entreter grupos de amigos por longas horas dentro de casa. Por conta disso, hoje, mesmo com tantas opções tecnológicas para o entretenimento e até mesmo jogos de tabuleiro modernos, esses board games antigos ainda são comercializados e muito procurados.
Poucos sabem, mas os jogos de tabuleiro fazem parte da vida das pessoas desde o início desde as primeiras civilizações do mundo. No Egito, por exemplo, foram encontrados em tumbas exemplares de jogos datados do ano 5000 a.C. Porém, o ápice dos jogos de tabuleiro no mundo foi durante o século XIX. Nessa época, os jogos evoluíram para atender todas as necessidades de seu público.
Hoje, muitos jogos de tabuleiro antigos se moldaram com a tecnologia. Há a possibilidade de encontrá-los facilmente digitalizados ou com a incorporação da tecnologia, mas mesmo assim, os mais antigos e tradicionais ainda são conhecidos pela população.
Melhores jogos de tabuleiro antigos
Existem milhares de jogos de tabuleiros antigos espalhados pelo mundo, alguns mais populares do que outros. Mesmo com a variedade, todos foram criados para cumprir o mesmo papel: entreter grupos de pessoas com todas as idades. Relembre aqui os melhores e mais adorados jogos de tabuleiro das antigas e toda sua história.
Banco Imobiliário
Não existe pessoa no Brasil que não conheça ou não tenha jogado Banco Imobiliário. Esse jogo, além de fazer parte da lista de jogos de tabuleiro antigos, também é considerado o mais famoso no país. Os jogadores de Banco Imobiliário devem conseguir a maior fortuna dentro do jogo ou esperar que todos seus adversários fiquem sem dinheiro.
Para que isso seja possível, é importante saber comprar imóveis, pagar suas dívidas com o banco e ter muita sorte para passar pelos desafios do tabuleiro! O Banco Imobiliário foi lançado no país no ano de 1944, mas ainda hoje é encontrado em muitas lojas e em diferentes versões, inclusive uma que oferece a possibilidade de utilizar um cartão de crédito.
War
O War é um dos jogos de tabuleiro antigos mais famosos, principalmente no Brasil. Esse jogo de estratégia e guerra distribuído pela Grow, teve grandes influências do board game Risk, dos Estados Unidos.
O principal objetivo desse jogo é conquistar todos ou grande parte dos objetivos que foram tirados nas cartas. Entre esses objetivos existe a conquista de territórios inimigos e a eliminação de pontos específicos do mapa.
Uma partida de War pode durar de 5 a 6 horas, mas tudo depende da quantidade dos jogadores em mesa. Hoje, também é possível encontrar outras versões desse jogo além da tradicional, como War Mitologia, War-II, War Júnior e War Império Romano.
Detetive
No Brasil, o jogo mais famoso de solução de mistérios é o Detetive, criado e vendido pela marca Estrela. Nesse jogo, indicado para crianças com mais de 8 anos, os jogadores devem desvendar o mistério sobre um crime que ocorreu dentro do tabuleiro. É preciso desvendar quem cometeu, como e qual a motivação.
O Detetive fez tanto sucesso no Brasil que hoje temos diversos modelos do jogo, inclusive aqueles que foram totalmente modernizados. Atualmente, uma versão que faz sucesso é a que oferece um aplicativo de celular para complementar o jogo.
Scotland Yard
Scotland Yard é considerado um dos jogos de tabuleiros mais queridos dentro da categoria de resolução de crimes. Assim como o War, ele também foi lançado e é distribuído pela Grow no Brasil.
Esse board game leva seus jogadores até Londres, por isso cada parte de seu tabuleiro representa uma parte da cidade. Com isso, os integrantes devem procurar por pistas e desvendar os crimes propostos pela Scotland Yard. Deve-se descobrir o nome dos assassinos, motivação do crime e descobrir o significado de algumas mensagens secretas.
Imagem e Ação
Imagem e Ação é aquele tipo de jogo perfeito para grupo animado de amigos. Nele, um membro de cada equipe retira uma carta e tenta desenhar o que ela representa. Os demais membros devem adivinhar o que essa pessoa quer dizer com o desenho. As cartas presentes em Imagem e Ação oferecem muitas categorias, entre elas ‘’pessoas, ‘’ação’’ e ‘’objetos’’. Por conta de seu grande sucesso, hoje existem outras versões desse jogo.
Jogo da Vida
Criado na década de 60, o Jogo da Vida começou a ser vendido e distribuído no Brasil somente em 1986 pela Estrela. Logo no início, o jogo fez muito sucesso e foi um sucesso em suas vendas e por isso as regras desse jogo continuam as mesmas até hoje, por mais que a versão tenha se modificado e modernizado com o tempo.
Em Jogo da Vida, até 8 integrantes possuem o objetivo de fazer com que seu peão tenha uma vida de sucesso. O tabuleiro é repleto de partes e escolhas dessa vida, como conquista de casas, negócios, filhos e casamento. Com isso, é necessário que cada jogador faça escolhas sábias e ainda administre sua vida.
Master
Master é um jogo de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais. Nele, todos os integrantes precisam responder às perguntas de maneira correta para evoluir dentro do tabuleiro. Ele foi lançado no país em 1982 e com o passar dos anos diversas versões surgiram, como o Master Júnior para crianças e o Master Esportes.
Interpol
O Interpol também é considerado um dos jogos mais famosos de detetives. Seu objetivo é conseguir prender o temido Senhor X, um criminoso que percorria as ruas de Londres com a utilização de transporte público. Nesse jogo, um dos jogadores deve estar no papel do Senhor X, enquanto os outros são os policiais que tentam prendê-lo. Para que a prisão seja possível, é importante seguir todas as pistas e os passos de todo transporte que o criminoso andou.
Xadrez
Impossível falar de jogos de tabuleiro antigos e não citar o famoso Xadrez. Esse jogo é um dos mais antigos que existem e até hoje é muito utilizado em escolas como um método de estimular a concentração e pensamento estratégico dos alunos. Além disso, existem diversos campeonatos oficiais do jogo pelo mundo.
O objetivo desse jogo de tabuleiro é realizar um xeque-mate, ou seja, derrubar o rei do adversário. Para conseguir realizar esse feito, os jogadores devem deslocar suas peças pelo tabuleiro seguindo uma série de regras e movimentos estratégicos.
Damas
O jogo de Damas, ou simplesmente Dama, é também bastante antigo e jogado em um tabuleiro parecido com o de Xadrez. Nesse jogo, cada participante recebe peças que podem ser brancas ou pretas, visando capturar o maior número de peças de seu adversário.
Em Damas, as peças podem se movimentar em sentido diagonal e é feita somente uma jogada por vez. A única peça que poderá fazer diferente disso é a ‘’dama’’, que poderá atravessar todas as casas do tabuleiro.
Cara a Cara
Lançado oficialmente em 1986 pela Estrela, o Cara a Cara é considerado um jogo de tabuleiro que visa o raciocínio lógico. O objetivo de cada partida é descobrir qual o personagem que o adversário está escondendo por meio de suas dicas, como cor do cabelo, olhos e acessórios. Esse jogo é ideal para crianças, pois apresenta partidas rápidas e regras simples.
Perfil
No jogo de tabuleiro Perfil há inúmeras cartas que estão relacionadas a pessoas famosas, lugares e acontecimentos históricos. Além disso, a carta também vem com algumas dicas para que uma pessoa as diga enquanto as outras tentam descobrir o que quer dizer. Esse jogo é famoso por ser bastante fácil e ideal como um jogo de tabuleiro festivo.
Escadas e Serpentes
Escadas e Serpentes é um jogo de tabuleiro onde cada jogador deve tentar sair do número 1 e chegar ao 100. Durante o jogo, caso o peão fique em um lugar que esteja a cabeça da serpente, ele deve descer até o final da cauda. Hoje, existem muitas versões de Escadas e Serpentes, inclusive para celulares.
Batalha Naval é considerado um jogo de tabuleiro dos mais antigos. Suas vendas começaram durante a década de 30 e até os dias atuais são encontrados e procurados em lojas de brinquedos e jogos. No jogo, 2 participantes devem tentar afundar o navio adversário dando somente coordenadas. O divertido é que nenhum dos dois sabe onde se encontram os navios e tudo deve ser feito com base na sorte e pensamento estratégico.
Jogo da Mesada
Distribuído pela Estrela no Brasil, o jogo da mesada fez parte da vida de muitas crianças. Nele, os jogadores devem economizar para ganhar. No início de cada partida, os jogadores decidem o valor da mesada e qual será o prazo de meses. Assim, é preciso ter muita sorte para que o dinheiro não seja gasto rapidamente com os eventos presentes no tabuleiro.
Combate
Combate é um jogo de tabuleiro antigo de guerra lançado em 1970. Na época do seu lançamento, o jogo foi batizado como Front, mas logo depois passou para o nome atual. Esse jogo é feito para somente duas pessoas que devem jogar com os personagens de espiões, soldados, sargentos, capitães, entre outros títulos em um exército de guerra.
O objetivo desse board game é conseguir capturar a bandeira do inimigo e resgatar um de seus soldados. Para isso, é preciso percorrer o campo inimigo e realizar bloqueios no adversário.
Ludo
Ludo é um clássico dos jogos de tabuleiro. Nesse jogo, em um tabuleiro dividido por 4 partes, até 4 pessoas devem competir para chegar na parte central antes de qualquer outro adversário. Para que isso seja possível, cada participante escolhe sua própria cor e um dos dados que fazem com que o movimento seja possível. Em Ludo, cada peão só pode andar para frente e somente em movimentos de sentido horário.
Quais são os jogos de tabuleiro mais antigos?
Ao que se sabe, os jogos de tabuleiro antigos fazem parte da história da humanidade. Há indícios de que em 5000 a.C já existiam esses jogos que tinham o objetivo de entreter adultos. Como nessa época não existia a tecnologia que dispomos hoje, os board games eram a forma de diversão mais conhecida. Por conta das evidências deixadas do passado, historiadores determinaram os seguintes jogos de tabuleiro como os mais antigos:
- Knucklebone ou jogos dos ossos, criado há 5000 anos (Grécia e Roma);
- Go, criado há 2500 anos (China);
- Senet, criado há 5000 anos (Egito);
- Mancala, criado há 2000 anos (Ásia, Oriente Médio e continente africano);
- Gamão, criado há 5000 anos;
- Xadrez, criado há mais de 1500 anos.
Além do entretenimento, alguns deles também eram utilizados como objetos religiosos, como o jogo de tabuleiro Senet, um dos mais antigos de toda humanidade e que também era conhecido como jogo da passagem.
Ele foi descoberto enterrado em tumbas no Egito, durante escavações. Seu objetivo principal era percorrer o tabuleiro desviando dos perigos do submundo e chegar até a eternidade – ou seja, era como se fosse uma representação da passagem da vida.
Qual é o jogo de tabuleiro mais antigo do Brasil?
Assim como diversos países, o Brasil também oferece um dos jogos de tabuleiro antigos. Segundo os registros, o jogo de tabuleiro nacional mais antigo foi o Jogo da Onça. Esse jogo é considerado uma herança indígena, pois foi criado pelo povo Bororo, presente no Mato Grosso.
Esse jogo era praticado como forma de entretenimento por esse povo. Eles colocavam pedras e sementes juntamente com riscos feitos na terra ou areia. O principal objetivo do Jogo da Onça era cercar a peça denominada como ‘’onça’’ por outras pedras chamadas de ‘’cachorros’’. Para não morrer, a onça deveria conseguir comer as seis peças que a cercavam.
Atualmente, é possível realizar a compra do Jogo da Onça em um modelo mais moderno. Esse jogo que faz parte dos jogos de tabuleiro antigos é vendido com peças em formato de cachorros e o da onça. Além disso, o tabuleiro também já vem todo construído em madeira e seguindo o modelo dos riscos que eram feitos pelos indígenas.
Para quem tem curiosidade sobre esse jogo de tabuleiro, também é possível encontrar o molde do tabuleiro pela internet, assim é só imprimir e escolher as peças que simbolizam os cachorros e a onça. Esse jogo é perfeito para crianças, pois é capaz de estimular o raciocínio e ainda trabalha com alguns conceitos da geometria.
Qual foi o primeiro jogo de tabuleiro criado?
Tudo indica que o primeiro jogo de tabuleiro de todo o mundo foi o famoso Senet. Esse jogo, além de servir como forma de entretenimento, também tinha significado espiritual para os egípcios. Segundo historiadores, os modelos encontrados em tumbas datam de cerca de 5000 a.C e pertenciam à região do Egito e também da Mesopotâmia.
O Senet, também chamado de jogo de passagem da alma, era enterrado juntamente com os falecidos em suas tumbas. Isso porque, os povos acreditavam que com isso as almas dos falecidos poderiam usufruir de uma diversão eterna, já que acreditavam na vida após a morte.
Existe outro dos jogos de tabuleiro antigos que cumpria o mesmo objetivo do Senet, o chamado Jogo Real de Ur. Esse jogo foi famoso entre diversas classes do Oriente Médio, inclusive há modelos que foram encontrados no Sri Lanka e também em Creta.
O Jogo Real de Ur, assim como o Senet, tinha o objetivo de mover as suas peças pelo percurso do tabuleiro e remover todos os oponentes do caminho. Ao que tudo indica, esse jogo era jogado em até 2 jogadores. Hoje, um tabuleiro do Jogo Real de Ur encontra-se no Museu Britânico.
Os jogos de tabuleiro antigos foram essenciais dentro de toda a história da humanidade. Foi com eles que as pessoas descobriram a diversão nos momentos de lazer. Esses jogos são de tamanha importância, que até mesmo atualmente fazem parte da vida de muitas pessoas.
Hoje sabemos que além de momentos de lazer e entretenimento, os jogos de tabuleiro podem também trazer uma série de benefícios para seus jogadores, melhorando habilidades de raciocínio, aprendizagem, concentração e até mesmo interação social.