Jogos de tabuleiro que gostaríamos de ver no Brasil
Por mais que os jogos de tabuleiro tenham se popularizado bastante no Brasil nos últimos anos, algumas editoras pecam ao lançar seus boardgames apenas em inglês.
Os financiamentos coletivos são um grande exemplo disso, onde muitos jogos de tabuleiro vindos de lá ainda não tem previsão de serem lançados no nosso idioma.
Venha conhecer os 7 melhores jogos de tabuleiro de 2022 que ainda não chegaram para o português e que irão te ajudar até mesmo a aprender um novo idioma para jogá-los.
O que são jogos de tabuleiro?
Conteúdo
Os jogos de tabuleiro, ou boardgames em inglês, são aqueles jogados em uma superfície plana que possui determinadas demarcações, possuindo regras específicas e acessórios auxiliares, como fichas, cartas e, claro, os famosos dados.
Alguns desses jogos contam com fatores como a pura sorte ou aleatoriedade, mas a maioria conta com elementos táticos e muita estratégia, passando uma dinâmica muito emocionante aos jogadores.
Por que os jogos de tabuleiro são tão populares?
A busca em se distrair e entreter-se com seus companheiros tornam os jogos de tabuleiro uma ótima opção para momentos prazerosos de lazer e diversão.
Os jogos de tabuleiro são muito populares pois estão extremamente ligados à nossa socialização e também à história da humanidade, jogados pelos ancestrais indígenas americanos e também pelo povo do Egito Antigo.
Por que não temos tantos jogos de tabuleiro no Brasil?
Apesar da língua portuguesa ser falada em 4 continentes, só temos em torno de 230 milhões de pessoas usando nosso idioma, o que nos coloca muito atrás dos grandes mercados, como os que usam espanhol e inglês.
Por questões financeiras e culturais, também ficamos atrás de países menos populosos, e muitos jogos de tabuleiro não vêm para o Brasil mas são lançados frequentemente na Alemanha, Rússia e Japão.
Quais as principais editoras de jogos de tabuleiro no Brasil?
No Brasil temos grandes produtoras de jogos de tabuleiro, como as clássicas Grow, Estrela e Mattel, que dominam o mercado há várias décadas.
Essas editoras são responsáveis pela produção da grande maioria dos títulos mais populares do mainstream dos jogos de tabuleiros, como War, Banco Imobiliário, Ludo, Cara a Cara e por aí vai.
E o que ocorre com jogos que não são dessas editoras?
Temos muitas outras editoras que competem no mercado de jogos de tabuleiro do Brasil, é o caso das ótimas editoras Galápagos, Jambô, Devir, Conclave e Coisinha Verde, entre outras.
Elas entram para competir no mercado que movimenta mais de 500 milhões de reais por ano e também tem atraído editoras estrangeiras a olhar para nosso país!
7 melhores jogos de tabuleiro que queremos para o Brasil
Se o seu grupo já tem ou conhece a maioria dos jogos de tabuleiro lançados no Brasil nos últimos anos, você precisa se atualizar.
Vou te ajudar a conhecer os melhores boardgames que ainda não chegaram no nosso país. Olha só essas obras-primas e veja se não são ótimas para sua coleção:
Boon Lake
Esse jogo foi lançado em 2021 e conta as aventuras de um personagem pioneiro, que abandonou a sociedade para viver num local inóspito, às margens do Lago Boon.
Captar recursos, construir moradia, obter alimentação, segurança e conforto serão desafios comuns e cotidianos da sua nova fase de vida.
Boon Lake está disponível em inglês, mas suas regras são bem simples e não é necessário um nível muito avançado no idioma para assimilar suas mecânicas.
Great Western Trail 2ª edição
Um dos jogos de tabuleiro mais aguardados no Brasil em 2022 é Great Western Trail. Esse game fez muito sucesso tanto em território americano quanto com o público consumidor em espanhol.
É uma remontagem histórica do século 19 e você assume o controle de um vaqueiro, que deve administrar e cuidar bem do seu rebanho, até conseguir vendê-lo.
Os jogadores precisam atravessar do extremo sul do Texas até a capital, Houston, para completar sua missão e, para isso, precisarão contratar engenheiros para construir ferrovias, artesãos para objetos de condução do gado e cowboys que irão cuidar do seu rebanho.
Folklore: The Affliction
Folklore: The Affliction é um jogo que você praticamente nunca perde. Seu personagem combate o mal a todo custo, destruindo monstros para libertar a raça humana do flagelo vampírico que assola a Terra.
Mesmo que seu personagem morra, ele retorna como um Fantasma, recebendo novas mecânicas para derrubar seus inimigos mesmo no pós-morte.
É um jogo muito divertido, mas é necessário traduzir as inúmeras cartas previamente ou ter um bom nível de inglês para jogá-lo.
Stroganov
Stroganov se passa no século XVII e explora a expansão russa em direção ao leste, na região inóspita da Sibéria.
O jogo se passa em 4 rodadas, que representam 4 anos, e os jogadores devem caçar, coletar couros e peles de animais e obter mais recursos para vencer o jogo.
Nós do Brasil podemos nos animar: uma pré-venda será aberta ainda neste mês de Junho!
Bardwood Grove
Ser literalmente um artista marcial é uma tarefa para poucos e Bardwood Grove explora as melhores histórias exclusivas de Bardo que você pode trilhar!
Os jogadores serão Bardos com diversas especializações, como um combatente tribal e bárbaro, dançarino ou um grande instrumentista e devem obter os pontos chamados de Glória e Fama para vencer o jogo.
É mais um jogo que está para chegar ao Brasil em breve!
Hegemony: Lead Your Class to Victory
Hegemony é um jogo moderno, usando os desafios político-econômicos para desafiar os jogadores e seus grupos socioeconômicos.
Neste boardgame, que ainda não tem previsão de chegar ao Brasil, os jogadores controlam a Classe Trabalhadora, a Classe Média, a Classe Capitalista ou o Estado em si e devem simular políticas de comércio exterior, mercado de trabalho, tributação para liderar sua classe rumo à hegemonia no planeta.
Messina 1347
Que tal enfrentar os da Peste Negra e tentar sobreviver e prosperar em meio ao caos? Em mais um jogo de tabuleiro que está em Pré-venda no Brasil, você e seus amigos irão batalhar pela vida de seus Personagens.
Messina 1347 se passa exatamente no epicentro da grande epidemia do século 13 e os jogadores devem migrar da cidade para o campo, salvando o máximo de habitantes possíveis e tentando impedir a Peste de tomar conta da cidade.
O mercado de boardgames no nosso país tem crescido bastante nos últimos e isso tem animado tanto os fãs brasileiros quanto as editoras estrangeiras de investir aqui.
Curtiu a lista que montamos com esses 7 Jogos de tabuleiro que gostaríamos de ver no Brasil em 2022?
Comenta aí e já vai preparando seus amigos para esses boardgames maravilhosos que devem agradar todo o seu grupo!
[…] você também é um jogador que gosta de desafio, não deixe de experimentar esses excelentes jogos de tabuleiros que […]
[…] má fama de jogos baseados em livros ou filmes é algo que acompanha a indústria dos jogos eletrônicos desde […]